Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/05/2017 às 08h40min - Atualizada em 09/05/2017 às 08h40min

Inscrições para curso de cadetes encerram-se hoje

A formação equivale ao ensino médio e é oferecida em Barbacena

Letícia Petruccelli
Da Redação
Processo seletivo tem âmbito nacional; prova de admissão acontece em julho

Hoje é o último dia para a inscrição no exame de admissão ao curso preparatório de cadetes do ar (CPCAR) do ano de 2018, ministrado em Barbacena (MG), a cerca de 700 Km de Uberlândia. As inscrições devem ser feitas pelo site http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60. As provas escritas acontecem no dia 9 de julho.

No total são 180 vagas, 160 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. O CPCAR tem duração de três anos, é equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino, abrange áreas do conhecimento nos campos geral e militar e acontece no regime de internato. Conforme o edital, a instrução ministrada no Campo Militar tem o objetivo de fazer o aluno conhecer e adaptar-se à vida castrense para valorizar a carreira militar e estimular a motivação aos ideais da Força Aérea Brasileira.

Para participar da seleção, o candidato deve ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o ensino fundamental, e não pode ter menos de 14 anos nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2018. A prova acontece em etapas, sendo elas: provas escritas, inspeção de saúde (INSPSAU), exame de aptidão psicológica (EAP), teste de avaliação do condicionamento físico (TACF) e validação documental. O processo seletivo é de âmbito nacional.   

As provas escritas serão compostas por disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação. Elas acontecem nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Campo Grande (MT), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). As matrículas dos aprovados acontecem no dia 25 de janeiro de 2018. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90