Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/03/2017 às 08h46min - Atualizada em 23/03/2017 às 08h46min

Prefeitos participam de reunião preparatória

Representantes de 30 prefeituras da região estiveram em Uberlândia ontem

VINÍCIUS ROMARIO - REPÓRTER
Ex-prefeito de BH e presidente da FNP, Márcio Lacerda fala sobre o Encontro

Representantes de cerca de 30 prefeituras da região, incluindo aproximadamente 20 prefeitos, estiveram ontem, em Uberlândia, participando de uma reunião preparatória para a quarta edição do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O encontro teve como objetivo indicar palestrantes, sugerir conteúdos e apresentar propostas para o evento que é organizado de dois em dois anos pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e, que, esse ano, será realizado abril, em Brasília (DF).

Estiveram presentes em Uberlândia durante toda a tarde de ontem prefeitos de cidades como Araguari, Cascalho Rico, Ituiutaba e Serra do Salitre.

Trinta reuniões como a de ontem estão sendo realizadas por todo o Brasil, e, segundo o ex-prefeito de Belo Horizonte e presidente do FNP, Márcio Lacerda, a proposta delas é preparar os gestores para que consigam apresentar bons projetos durante o EMDS. “Existem diversos recursos nacionais e de fundos internacionais para financiar projetos das mais diversas áreas da administração pública. Para que o prefeito consiga captar esse valor, é necessário desenvolver um plano, que prove ser benéfico para aquele munícipio. A nossa função é orientar sobre como trabalhar esses projetos”, afirmou.

Ele disse também que a FNP atua representando os municípios frente aos governos estaduais e federal. “Com esse momento de crise, está muito complicado para o gestor tocar a cidade sem o apoio estadual e federal. Nós lutamos para trazer mais facilidades e recursos para as cidades”, ressaltou.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, Uberlândia deverá apresentar projetos relacionados ao saneamento básico, como tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos. “Uberlândia sempre foi exemplo nesses segmentos e continuaremos assim. São planos que com certeza podem servir de modelo para diversos municípios”, disse.

 

IV EMDS

 

O IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) será realizado de 24 a 28 de abril, em Brasília. A expectativa da organização é reunir 10 mil pessoas e representantes dos municípios brasileiros. A última edição do EMDS foi realizada em 2015 e reuniu 9,5 mil pessoas, entre elas 512 prefeitos, três governadores, 15 ministros e 17 delegações estrangeiras.

 

Projeto reconhecido

 

Ex-prefeito palestrou no 7º Fórum Mundial da Água

 

Por um projeto de tecnologia em sistemas de tratamento de água apresentado durante o EMDS de 2015, o ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, foi o único prefeito brasileiro a palestrar no 7º Fórum Mundial da Água, realizado em 2015 na Coreia do Sul. No evento, Gilmar apresentou os projetos Buritis, de Proteção e Recuperação de Nascentes; construção de fossas sépticas na área rural; Água Legal e Escola Água Cidadã, para educação para o uso consciente da água com crianças e jovens.  


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90