Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/02/2017 às 14h19min - Atualizada em 17/02/2017 às 14h19min

PRATOS & FATOS

AÇÕES SIMPLES NA COZINHA DÃO MAIS TEMPO DE VIDA AOS ALIMENTOS

POR ADRIANA KARIMI MANISH – GESTORA DE QUALIDADE

Cuidados simples na cozinha podem garantir a saúde da família. Confira algumas dicas que podem fazer a diferença na sua casa.

*Para começar: cuidado com a esponja: é importante observar as condições da esponja: se ela está nova ou usada. A esponja é como um playground das bactérias, porque concentra água e restos de comida. Restos de sabão ou detergente na louça podem trazer algum mal-estar. E os sintomas são conhecidos, entre eles: dor de cabeça, enjoo, cansaço fora do normal, diarreia e vômito. Para não correr risco, faça do jeito certo: para limpar a louça a dica é não exagerar no detergente. Basta fazer uma mistura de oito gotas de detergente para um litro de água. Pronto, é suficiente para uma boa higienização. E assim que terminar a higienização de toda a louça enxague bem a bucha e uma vez por semana coloque a bucha em imersão na seguinte mistura: uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água.

*Para picar os alimentos esqueça a tábua de madeira: devemos tirar a tábua de madeira de vez da cozinha. O melhor é substituir pela de vidro ou de PVC. A de madeira é porosa e as bactérias podem se acumular por ali. Na foto esses pontos escuros são colônias de bactérias.

*Contra as formigas: Não é bom deixar alimentos expostos e se as formigas se instalarem, nada de limpar o alimento para comer, o indicado é jogar fora. É só analisarmos: quando matamos uma barata e deixamos para retirá-la no outro dia quem está comendo aquela barata morta? A formiga que agora passeia no seu bolo.

*Nada de comida sobre o fogão: Depois do almoço ou do jantar guarde tudo em vasilhas e leve para a geladeira. Pode ser quente mesmo. Mas nada de deixar a comida sobre o fogão.

*Enlatados: Na hora de abrir um enlatado alguns cuidados devem ser observados. Lave bem a lata e se sobrar leite condensado, extrato de tomate ou seleta de legumes, guarde em potes, fora da lata.

*Fogão: Aquele bocal do fogão encardiu com a fritura? Não se desespere. Em uma vasilha esquente uma água com detergente e vinagre. Deixe as forminhas lá por uns 15 a 20 minutos. Isso facilitará a remoção da crosta de gordura e ela voltará a brilhar.

*Dica extra. Após o término da limpeza do fogão, coloque em um pano limpo vinagre e passe no inox. Você terá o brilho do seu fogão de volta.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90