Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/02/2017 às 09h09min - Atualizada em 06/02/2017 às 09h09min

Programa vai plantar 65 mil mudas

Produtor rural pode aderir, gratuitamente, ao programa Buriti e receber cercamento, mudas e orientação para manter a área de preservação

SECOM/DMAE

As áreas de preservação permanente (APPs) das propriedades rurais em Uberlândia vão ganhar neste ano 65 mil mudas de árvores nativas. A iniciativa faz parte do Programa Buriti, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e dá continuidade à proteção e recuperação das nascentes. O programa teve início em 2008 e já realizou o plantio de mais de 200 mil mudas.

Na fazenda Bom Jardim, localizada às margens da represa de Bom Jardim, que participa do Programa Buriti há cinco anos, o resultado já começa a aparecer. “Depois que foi implantado o projeto, a água da represa até aumentou. Não temos mais problemas de erosão e as nascentes estão protegidas”, conta o produtor rural Daniel Jardim. Nestes cinco anos, a propriedade recebeu 3,2 mil mudas de árvores numa APP de 237 hectares.
Para o técnico de campo do Programa Buriti, Cairo Silva, o resultado mais visível é a qualidade da água. “Destruir é rápido, recuperar é demorado. Uma árvore leva oito a dez anos para conseguir sobreviver sozinha. Com o programa, estamos dando condições para a preservação. Essa recomposição evita, por exemplo, que dejetos e agrotóxicos vão parar nos mananciais”, afirma Cairo Silva. Ele destaca ainda a adesão dos produtores que estão cada vez mais conscientes sobre a importância da preservação do meio ambiente e procuram voluntariamente aderir ao Programa Buriti.
A adesão ao programa é voluntária, mas a preservação de áreas de nascentes nas fazendas é obrigatória por lei (lei estadual 12.503/1997). O Dmae já atendeu 143 propriedades de um total de 161 cadastradas. Os participantes do programa recebem, gratuitamente, o cercamento da área, as mudas e orientação. Para se cadastrar, o produtor pode entrar em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone 3223-6027.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90