Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/02/2017 às 08h31min - Atualizada em 06/02/2017 às 08h31min

Empresa alemã investe R$ 30 milhões em fábrica

Unidade utilizará como insumo o lixo urbano, comercial e industrial da cidade e região

Assessoria Fiemg

 

A  empresa alemã ME-LE Energietechnik irá investir R$ 30 milhões em Uberlândia na construção de uma fábrica que irá atuar na geração de energia renovável. A previsão é que a unidade esteja pronta para entrar em funcionamento dentro de dois anos.

Empresários do setor participaram ontem da apresentação do projeto na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, quando também foi assinado o termo de intenções entre a empresa e a Prefeitura de Uberlândia.
O diretor do grupo ME-LE, Helmut Tundermann, explicou que nos próximos três meses uma equipe técnica fará um estudo para escolher a melhor localidade da cidade para receber a instalação do investimento.
A ME-LE, já presente na cidade, realiza hoje atividades de engenharia no domínio das energias renováveis – produção de biogás, a partir de resíduos orgânicos, basicamente estrume animal – e começa agora, após assinatura de acordo, o estudo de implantação de uma fábrica de energia elétrica que poderá utilizar como insumo o lixo urbano, comercial e industrial coletados em Uberlândia e região.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dílson Dalpiaz, a vinda de uma indústria para Uberlândia está alinhada ao planejamento estratégico de crescimento econômico adotado pela nova administração municipal. Isso uma vez que a planta virá a contribuir com o desenvolvimento sustentável ao reduzir o impacto ambiental dos aterros sanitários locais. “Uberlândia foi escolhida por todo o ambiente social, econômico e estrutural favorável”, explicou o secretário.
A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, junto ao Governo do Estado e Prefeitura de Uberlândia, está apoiando todo o processo de facilitação para o início das atividades da empresa em Uberlândia. “No último dia 31 foi assinado em Belo Horizonte um acordo de cooperação entre o Governo de Minas Gerais, a Fiemg e o Estado alemão de Mecklenburg Vorpommern e representantes do setor Industrial. E uns dos primeiros resultados desse acordo é o anúncio de mais esse importante investimento, que gerará novos empregos e renda para a população de nossa cidade”, conta Everton Magalhães Siqueira, presidente da Regional Vale do Paranaíba. Ainda segundo Siqueira, quando a empresa estiver em pleno funcionamento junto a outros investimentos na região, terá potencial de gerar energia para uma cidade de 60 mil habitantes.

 

Fiemg e Estado assinam acordo de cooperação 

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) trabalha para a internacionalização da Indústria e economia mineira. No último dia 31 de janeiro, representantes do setor Industrial participaram da assinatura da declaração conjunta de cooperação entre o Governo de Minas Gerais, a Fiemg e o Estado alemão de Mecklenburg Vorpommern. 
Com duração prevista de dois anos, o acordo contempla auxílio mútuo nas áreas de cooperação internacional e desenvolvimento econômico sustentável.  Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Trabalho e Saúde da região alemã, Stefan Rudolph, o Brasil é considerado um parceiro importante pelo país europeu, e Minas Gerais é estratégica nessa relação. Para ele, o intuito desse acordo de cooperação deve ser o de gerar soluções para desafios enfrentados pelas duas regiões em áreas como energia renovável, tratamento ecológico e sustentável de resíduos, além de questões ligadas à saúde e segurança do trabalho.
Já o secretário adjunto da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais, Francisco Eduardo Moreira, ressaltou que a iniciativa de interação pretende desenvolver a internacionalização dos municípios mineiros, assim como facilitar experiências de sucesso e o fomento à inovação no estado. Na ocasião, a Fiemg foi representada pelo presidente da Regional Vale do Paranaíba, Everton Magalhães, que ressaltou a importância do esforço para atração de novos investimentos para Minas Gerais, e pelo superintendente executivo de Relações Institucionais, Paulo Brant, que assinou o acordo em nome da instituição.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90