Foto: Divulgação
Chegou ao seu final na manhã do domingo o campeonato de futebol soçaite (adulto masculino) promovido pelo Praia Clube. As equipes do Promocar e do Kubanacan chegaram à decisão com uma campanha idêntica em todos os itens estatísticos nas fases anteriores. Previa-se uma disputa equilibrada e bem disputada, o que realmente aconteceu. E mais, com muitos gols, o principal motivo de emoção do torcedor. Só no primeiro tempo foram marcados seis gols, e outros sete da etapa complementar, com uma resultado final de 7 a 6 para o Promocar, sagrando-se campeão numa virada espetacular, porque perdia por 4 a 2 no primeiro tempo. Completando seis faltas e ainda cometendo um pênalti, o Kubanacan acabou proporcionando mais chances ao adversário de chegar ao gol, o que acabou acontecendo, com o Promocar chegando ao final com uma vitória por 7 a 6.
Para chegar ao título o Promocar utilizou os seguintes jogadores: os goleiros Luiz Carlos de Rezende Júnior e Renato Marques Alves, Adélio Ferreira, André Luiz, Carlos Antônio de Lima, Diego Carlos, Edson Leônidas, Iverson Gama, Gelson Prata Gustavo Moraes, Haender Rubens, Mário Donizete, Paulo Ricardo, Raphael Oliveira, Toni Eduardo e Murilo Pacheco. O Promocar (foto) chegou ao título fazendo 9 jogos, com 7 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 45 gols pró, 25 contra, saldo de 20, ganhando 22 pontos. O principal artilheiro do campeonato foi Rodrigo Lima, do Invest Plus, com 10 gols, enquanto a defesa menos vazada foi a do Marly Buffet, que sofreu 18 gols. Foram 31 jogos e 194 gols marcados.
Os coordenadores dos campeonatos internos do clube, Vinicius Fontes Campos e Hudson Paim Pamplona ressaltaram o nível da competição, valorizada pela participação positiva dos atletas e dirigentes das equipes, cumprindo o objetivo maior do evento, que é o de promover a integração do associado através da prática esportiva, chegando ao final com uma excelente partida sem qualquer ato que pudesse tirar o brilho da competição.
PARATLETAS SÃO HOMENAGEADOS
A Prefeitura de Uberlândia, através da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), realizou na semana passada, no ginásio do Sesi Gravatás, um evento de premiação aos “Melhores do Ano no Esporte Paralímpico”. No total, foram premiados os 43 paratletas que mais se destacaram em 2024 no atletismo, bocha goalball, halterofilismo, natação e parabadminton.
As indicações dos atletas foram feitas pelos profissionais de educação física da Futel, que atuam no paradesporto e adotaram critérios como resultados nacionais ou internacionais, frequência em treinos e aproveitamento em jogos e no caso atletismo e o ranking brasileiro por grupo de prova. Cada professor indicou três nomes para cada modalidade ou grupos de prova.
“As indicações foram feitas pelos professores e treinadores de cada modalidade, já que eles conhecem o potencial e a evolução de cada paratleta. Tivemos a oportunidade também de homenagear a Aparu, CDDU, Adevitrim, Adeviudi, Asul, Praia Clube, Sesi Gravatás, além de empresas e profissionais de fisioterapia que foram fundamentais para o sucesso do trabalho este ano. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, não mediu esforços para proporcionar as melhores condições para treinamentos e competições. Sem dúvida, 2024 foi um ano que confirmou a força de Uberlândia no esporte paralímpico”, disse Fernanda Costa, diretora de paradesporto da Futel.
VÔLEI REGIONAL E ESTADUAL DE BASE
As equipes de vôlei feminino de base da cidade e região estão em intensa atividades neste final de temporada. A equipe sub-16 de vôlei feminino da Prefeitura de Uberlândia/Futel disputou duas competições na semana passada, competindo na etapa final do Campeonato Regional, em quadrangular que também contou com Praia Clube, Catiguá Tênis Clube de Patrocínio e Meninas de Ouro/Ursas.
Já no final da semana a disputa foi pelo Campeonato Estadual de Vôlei Feminino, com a participação de 9 equipes: Futel, Praia Clube, Olympico Club, Meninas de Ouro/Ursas, Minas Tênis Clube, Semel Varginha/Vôlei do Futuro, Mackenzie, Prefeitura de Betim e URC, ambas as competições na cidade de Sacramento.
“Nosso time fez grandes jogos ao longo deste ano e na etapa decisiva do Campeonato Regional e para o Campeonato Estadual também teve desempenho positivo. A expectativa era alcançar bons resultados em ambas as competições e conseguimos”, ressaltou o treinador Ivan Godinho, da Futel.
Nos últimos anos, as equipes da Futel têm se sobressaído em todas as competições que disputam. As conquistas mais recentes foram o 3º lugar do sub-14 no Campeonato Regional de Vôlei Feminino, no dia 1º de dezembro, e o 3º lugar do sub-17 no Campeonato Regional de Vôlei Feminino, no dia 30 de novembro.
Já no ano passado, a equipe alcançou resultados expressivos em importantes competições regionais e estaduais, com destaque para o 2º lugar do sub-15 no Campeonato Regional e o 3º lugar do sub-16 no Campeonato Estadual.
Atualmente, a Futel tem 1.097 crianças e adolescentes atendidas no vôlei (977 na iniciação esportiva e 120 nas equipes de competição), com aulas e treinamentos no UTC, Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e poliesportivos Luizote de Freitas, Roosevelt e Tancredo Neves.
Com a realização desses torneios, a Federação Mineira de Voleibol começa a encerrar a temporada 2024 nos vários campeonatos e outros eventos que promove nas cidades com suas equipes de base nas várias categorias. Uberlândia é uma das cidades com maior número de equipes no voleibol de base no Estado.
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.