A Caleidos Cia de Dança estreou neste fim de semana o espetáculo "Mairto" que acontece na Lapa, em São Paulo, e permanece em cartaz até o dia 16 de outubro. A peça une espetáculo e poesina para discutir a violência da "cultura do macho".
Leia mais: Maior nome do palco brasileiro, Bibi Ferreira é reverenciada nos Estados Unidos
"Mairto é um espetáculo que surgiu a partir da última linha de uma notícia policial publicada em jornal de circulação nacional", disse o diretor Fábio Brazil sobre o espetáculo.
Segundo ele, a notícia contava sobre um crime patrimonial em que dois caras sequestram um terceiro e roubam-lhe R$ 8 mil. "A última linha dessa notícia nos dava esse detalhe: o de que Mairto - esse era o nome da vítima - era homossexual. Depois disso, Fábio percebeu que habia mais naquele crime do que uma motivação latrocída.
Leia mais: Miguel Falabella voltará aos palcos no musical "Wicked"
“O que me impactou profundamente foi começar a entender que ali havia um crime contra os afetos desse sujeito”, disse Brazil. Assim, ele começou a escrever as poesias que geraram o trabalho que mescla os versos com dança usando um cenário inspirado em lutas marciais. “Três homens em um lugar fechado, dialogando por meio da violência e dessa masculinidade tortuosa”, define o dramaturgo", completa o diretor.
A peça discute o machisto e suas diversas formas de agressão. Segundo Fábio, a ideia é mexer na violência na cultura do macho.
Além de "Mairto", outros espetáculos comemoram os 20 anos da companhia de dança "Mostra Cleidos".
Em "Coreô", um dos espetáculos tem interação com o público com o objetivo de chamar a atenção para a proposta do grupo. “O que realmente nos interessa é o jogo em cena, não é fazer uma coreografia e apresentá-la. É a cena viva”, ressalta Brazil, ao descrever como a companhia Caleidos encara a dança. Por isso, a aposta da interatividade com o público deriva de um trabalho anterior, chamado Coreológicas. “É justamente um trabalho em que nós apresentamos cinco jogos e convidamos a plateia a jogar.”
Leia mais: Espetáculo que marcou época, “Os Saltimbancos” reestreia em São Paulo
Já em "Nós S.A., a Caleidos discute as relações sociais a partir da especulação imobiliária.“As pessoas não compram apenas um apartamento.Elas querem comprar um modo de vida”, disse Brazil sobre a atração que os novos empreendimentos imobiliários exercem em parte da população.
As apresentações de Mairto acontecem sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h, na sede do Instituto Caleidos, à Rua Mota Pais, 213, Lapa, São Paulo. A entrada é gratuita.