Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/10/2024 às 07h00min - Atualizada em 06/10/2024 às 15h18min

Veja como foi a cobertura das Eleições 2024 em Uberlândia

Equipe de jornalismo do Diário mostrou a movimentação no primeiro turno do pleito municipal neste domingo (6)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Mais de 390 mil eleitores foram às urnas neste domingo (6) para escolher o (a) próximo (a) prefeito (a) e vice, bem como os 27 vereadores que vão governar a cidade pelos próximos quatro anos. A equipe de jornalismo do Diário fez, durante todo o dia, uma cobertura em tempo real da votação e os resultados da apuração.

Neste ano, a cidade teve 5 concorrentes ao cargo de prefeito (a). Foram eles:
Dandara Tonantzin (PT), Daphiny Preta (PRTB), Gilberto Cunha (PSTU), Leonídio Bouças (PSDB) e Paulo Sérgio (PP). Em relação à quantidade de concorrentes para ocupar as 27 cadeiras da Câmara Municipal, a cidade contabilizou 524 candidaturasA votação ocorreu das 8h às 17h deste domingo. 

 
VEJA COMO FOI A COBERTURA EM TEMPO REAL:
 
  • 17:00: O primeiro turno das eleições municipais em Uberlândia foi oficialmente encerrado. Somente os eleitores que já estavam nas filas das seções antes das 17h poderão concluir a votação. As urnas serão lacradas e a apuração dos votos começa em breve.

     
  • 16:20: Nova ocorrência de desordem eleitoral foi registrada na cidade, desta vez no bairro Santa Mônica. Um fiscal eleitoral relatou para a Polícia Militar que um homem, aparentemente embriagado, estava atrapalhando o andamento dos trabalhos na zona eleitoral, gritando o nome de um dos candidatos à prefeitura e empurrando eleitores. A polícia foi acionada para conter a situação. Não houve prisão.

     
  • 15:00: Uma ocorrência de desordem durante o processo eleitoral foi registrada no bairro Residencial Integração, em Uberlândia, por volta de 11h. Um homem foi preso após se recusar a entregar o celular durante a votação, desacatar mesários e causar tumulto, além de tirar bermuda próximo à cabine de votação. O autor foi encaminhado à Polícia Federal. 
     
  • 13:54: Sobe para 10 o número de urnas substituídas em Uberlândia. De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), foram registrados problemas em quatro urnas da  299ª Zona Eleitoral e seis na 335º Zona Eleitoral. Do total, oito são aparelhos de 2013 e duas de 2015.
     
  • 12:55: O candidato Gilberto Cunha (PSTU) foi o último candidato à Prefeitura de Uberlândia a votar na manhã deste domingo (6). Ele efetuou seu voto na Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, no bairro Luizote de Freitas.
     
  • 12:52: Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) apontam que, até o momento, foram registrados problemas em nove urnas na cidade de Uberlândia. Conforme o órgão, foram quatro problemas na 299ª Zona Eleitoral e cinco na 335º Zona Eleitoral. Do total, sete são de urnas de 2013 e duas de 2015. O último levantamento foi atualizado pelo TRE-MG às 12h45.
     
  • 12:51: O Corpo de Bombeiros informou que um homem, de 58 anos, precisou ser atendido após passar mal em uma seção eleitoral na avenida Sacramento, no bairro Osvaldo Resende. O eleitor apresentou fraqueza e sintomas de ansiedade. De acordo com a corporação, esta é a única ocorrência registrada até o momento.
     
  • 12:28: O Diário acompanha as filas e a situação da votação em diversas zonas eleitorais espalhadas por Uberlândia. Na Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras, a movimentação é tranquila no momento.

 

  • 11:50: O atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, votou na manhã deste domingo (6), na Escola Estadual de Uberlândia (Museu). Ele estava acompanhado de Paulo Sérgio, atual vice-prefeito e candidato ao Executivo da cidade.


  • 11:32: A assessoria de Daphiny Preta (PRTB) informou ao Diário que a candidata votou após mais de uma hora de fila. Ela votou na Escola Estadual Juvenília Ferreira dos Santos, no bairro Luizote de Freitas.



 

  • 10:39: A candidata Daphiny Preta (PRTB), chegou na Escola Estadual Juvenília Ferreira dos Santos, no bairro Luizote de Freitas, mas ainda não votou. Segundo informações da assessoria da candidata, ela aguarda na fila da seção eleitoral há cerca de uma hora.



 

  • 10:05: O candidato Leonídio Bouças (PSDB) também votou neste domingo (6). Ele esteve no Colégio Copacabana acompanhado do candidato a vice, Gustavo Galassi (Republicanos).




 

  • 10:03: Paulo Sérgio, candidato à Prefeitura de Uberlândia pelo PP, votou no Colégio Objetivo.




 

  • 09:42: A candidata Dandara (PT) votou na Escola Municipal Professor Jacy de Assis, no bairro São Jorge. Ela esteve acompanhada do candidato a vice-prefeito, Geraldo Jabbur.



 

  • 09:39: Equipes da Prefeitura de Uberlândia foram mobilizadas para realizar a limpeza de ruas e vias públicas espalhadas pela cidade. O Diário de Uberlândia acompanhou o trabalho de uma das equipes na Escola Municipal Professor Jacy de Assis, no bairro São Jorge.

 


 

  • 08:31: O dia começa com grande quantidade de sujeira nas ruas da cidade. O Diário flagrou vários santinhos na porta de uma seção eleitoral em Uberlândia.

 

 

  • 08:27: Fila de eleitores começa a se formar nos locais de votação em Uberlândia.




 

  • 08h04: Confira abaixo, por ordem alfabética, a previsão do horário e local de votação dos candidatos à Prefeitura de Uberlândia:

• Dandara Tonantzin (PT): vota na Escola Municipal Professor Jacy de Assis, no bairro São Jorge, às 9h13;
 Daphiny Preta (PRTB): vota na Escola Estadual Juvenília Ferreira dos Santos, no bairro Luizote de Freitas, às 10h;
 Gilberto Cunha (PSTU): vota na Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, no bairro Luizote de Freitas, às 11h30;
 Leonídio Bouças (PSDB): vota no Colégio Copacabana, no bairro Copacabana, às 10h;
 Paulo Sérgio (PP): vota no Colégio Objetivo, no bairro Morada da Colina, às 10h.
 

  • 07h39: Uberlândia terá duas urnas eletrônicas auditadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) neste domingo (6). A cidade foi sorteada em uma audiência pública realizada neste sábado (5) e passará pelo teste de integridade. As duas urnas eletrônicas sorteadas pertencem à 278ª Zona Eleitoral, sendo ambas da seção 28.
     
  • 07h06: Na cidade, serão distribuídas 1.670 urnas em 138 locais de votação.
     
  • 07h05: A cidade tem ainda 524 candidatos na disputa por uma das 27 cadeiras na Câmara Municipal de Uberlândia. A lista completa pode ser conferida no site do TSE.
     
  • 07h00: Uberlândia tem 530.871 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam um aumento de 9% do eleitorado, se comparado ao período eleitoral de 2020, quando a cidade tinha 486.550 cidadãos aptos a ir às urnas.


 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram




CONSULTE SEU LOCAL DE VOTAÇÃO: 
Acesse o
 site do TSE, clique no menu "Serviços eleitorais", na barra superior da página. Depois, acesse "Local de votação/zonas eleitorais" e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em "Entrar".   

 

O QUE É PERMITIDO?

  • Neste domingo, eleitores podem manifestar sua preferência por meio de bandeiras, camisetas ou adesivos de candidatos, desde que de maneira silenciosa. Aglomerações com vestimentas ou materiais de propaganda eleitoral são proibidas. 

  • O uso do celular é permitido para localizar a seção ou justificar ausência pelo e-Título, mas o aparelho, assim como outros instrumentos de gravação de imagem e som, não podem ser levados para a cabine de votação. Além disso, está proibido o porte de armas e munições no dia da eleição, com exceção das forças de segurança autorizadas.

  • O eleitor pode votar com um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

  • O título de eleitor físico não é obrigatório. Caso o eleitor tenha a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, ele pode votar apresentando apenas o aplicativo e-Título.


CRIMES ELEITORAIS:
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é considerado crime eleitoral, punível com detenção de seis meses até um ano e multa:   

  • uso de autofalantes e amplificadores de som;

  • realizar comício ou carreata;

  • propaganda “boca de urna”: atuação junto a eleitores que se dirigem à seção eleitoral, visando a promover e pedir votos para seu candidato ou partido;

  • divulgar propaganda de partido ou candidato;

  • publicar novos conteúdos nas redes sociais ou impulsionar publicações.


DENÚNCIAS
No dia das Eleições, o sistema Pardal continuará disponível à população. O aplicativo possibilita ao cidadão noticiar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público diversos tipos de ilícitos eleitorais, como compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações ou gastos eleitorais, além de problemas no ato de votar, em especial qualquer irregularidade relativa ao funcionamento na urna eletrônica.

JUSTIFICATIVA
Eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral poderão justificar a ausência no próprio dia da eleição pelo aplicativo e-Título ou em postos de justificativa nos locais divulgados pela Justiça Eleitoral. Caso não seja possível justificar no dia, o eleitor tem até 60 dias para regularizar sua situação pelo aplicativo ou pelo Sistema Justifica, disponível no portal do TSE


TRANSPORTE GRATUITO:
Para garantir que todos eleitores participem das eleições, o transporte coletivo de Uberlândia será gratuito nos dias 6 de outubro e 27 de outubro, caso haja segundo turno. Os moradores poderão utilizar o Sistema Integrado de Transporte (SIT) sem custo, apresentando apenas o título de eleitor ou o e-Título no momento do embarque.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90