Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/09/2024 às 12h00min - Atualizada em 28/09/2024 às 12h00min

Novas UAIs, tarifa zero no transporte para estudantes e centro integrado de segurança: veja propostas de Paulo Sérgio

Candidato a prefeito participou de sabatina produzida pelo Diário

DHIEGO BORGES I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Paulo Sérgio (59 anos) é engenheiro civil e ocupa o cargo de vice-prefeito de Uberlândia I Foto: DIVULGAÇÃO

O Diário de Uberlândia encerra neste sábado (28) a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura. A sequência de publicação foi definida pela produção do jornal e informada aos candidatos, sendo optada a ordem alfabética como critério.

A primeira entrevistada da série foi Dandara Tonantzin (PT), na terça (24). Na quarta (25) e na quinta (26), respectivamente, Daphiny Preta (PRTB) e Gilberto Cunha (PSTU) responderam aos questionamentos da equipe de jornalismo do Diário. Na sexta (27), o entrevistado foi Leonídio Bouças (PSDB).

Neste sábado, o candidato Paulo Sérgio (PP) fecha a rodada de entrevistas. Paulo Sérgio tem 59 anos, é engenheiro civil, empresário e, desde 2017, ocupa o cargo de vice-prefeito de Uberlândia.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Durante a sabatina produzida pelo jornal, o candidato destacou os principais pontos de seu plano de governo. Entre as propostas, ele cita a construção de novas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), implantação do Centro Integrado de Inteligência e Segurança e tarifa zero no transporte público para estudantes. Confira a entrevista completa:
 

DIÁRIO: Uberlândia foi a cidade de Minas que mais cresceu nos últimos 10 anos, segundo dados do IBGE. O município ganhou 109,2 mil habitantes na comparação com o último Censo. Quais são as propostas do candidato para que a cidade possa comportar esse aumento populacional? 

PAULO SÉRGIO: Temos um compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Uberlândia, com a construção de uma cidade cada vez mais eficiente e segura para todos, com foco na sustentabilidade e qualidade de vida. Vamos continuar investindo em infraestrutura urbana, geração de empregos, inovação, serviços públicos de qualidade e programas sociais para atender a população em suas necessidades.
 

DIÁRIO: Um dos problemas gerados pelo crescimento urbano é o aumento de áreas invadidas/irregulares. Segundo o Cori-MG, Uberlândia possui atualmente cerca de 15 assentamentos, com pessoas vivendo sem condições mínimas, como saneamento básico. Quais são as suas propostas para tentar sanar ou, pelo menos, reduzir esse problema?

PAULO SÉRGIO: Moradia é direito de todos. Somos o governo que mais fez e entregou casas populares em Uberlândia. Mais de 20 mil famílias beneficiadas. Já está assinado o processo para construção de 1364 apartamentos do Minha Casa Minha Vida. Vamos buscar a construção de novas moradias por meio dos programas habitacionais. Nosso governo foi o único que promoveu regularização de áreas e assentamentos irregulares em Uberlândia. Mais de 2.500 famílias beneficiadas receberam certificados de propriedade. Vamos continuar a entrega de escrituras e o apoio à implantação de infraestrutura, começando pelo Maná, Carlito Cordeiro e Zaire Resende. Seguiremos apoiando a Cohab na implantação de infraestrutura no Glória.
 

DIÁRIO: O crescimento da cidade também passa pelo planejamento pluviométrico, considerando os problemas que Uberlândia enfrenta todos os anos durante o período chuvoso. Apesar das obras recentes, como os bolsões de contenção de água, alagamentos e enxurradas ainda geram muitos transtornos, principalmente na Avenida Rondon Pacheco. Qual é a sua proposta para minimizar esses impactos?

PAULO SÉRGIO: Vamos implantar o Plano Municipal de Drenagem para combater o impacto de mudanças climáticas, com estudos nas bacias dos 8 rios e córregos que cortam Uberlândia. Somos o governo que mais investiu em obras de drenagem. A Rondon Pacheco sempre foi uma prioridade. Fizemos obras de drenagem nos bairros à margem da Rondon, como Saraiva e Centro. Concluímos a represa do Parque do Sabiá, que desvia o fluxo dos bairros Santa Mônica e Tibery e a represa do Camaru, que passa a receber o fluxo de água do córrego Lagoinha, reduzindo o impacto na Rondon. Modernizaremos o sistema de alerta na Rondon com painéis digitais e câmeras com inteligência artificial. E estimularemos a implantação de áreas verdes.
 

DIÁRIO: A manutenção das áreas verdes é um dos desafios para o próximo (a) gestor (a) do município, uma vez que o crescimento do setor imobiliário tem resultado na supressão dessas áreas. Exemplo recente foi a construção de um empreendimento próximo à nascente do Córrego Mogi em uma Área de Preservação Permanente (APP) na região. Somente ali, foram 3,2 mil árvores suprimidas, conforme noticiado pelo Diário em 2022. Como o candidato enxerga essa questão e que estratégias serão necessárias pelo Município para equilibrar o crescimento com a preservação ambiental?

PAULO SÉRGIO: Implantaremos o Plano Municipal de Arborização e o Selo Municipal de Sustentabilidade, para promover iniciativas voltadas ao meio ambiente. Vamos aprimorar ações de pesquisa do Centro de Inovação em Sustentabilidade e ampliar o Programa Buriti, premiado pelo Ministério do Meio Ambiente, que já fez o plantio de meio milhão de árvores. Ampliaremos as ações para redução de emissões de carbono, contabilizando programas do município que gerem créditos de carbono. Com o “Prefeitura Sem Papel” reduzimos o uso de papel nas unidades administrativas e de atendimento ao público. Criaremos espaços de enriquecimento ambiental nas escolas, praças e parques, com plantio de espécies nativas do Cerrado.
 

DIÁRIO: O transporte coletivo tem sido pauta constante de discussão na cidade. A situação precária dos ônibus, além da superlotação e outras irregularidades na qualidade da prestação do serviço foram alvo de denúncias do Ministério Público de Minas Gerais, inclusive com multas para as concessionárias e recomendação para suspensão de contrato com uma das prestadoras. Quais são as propostas do candidato para melhorar o transporte coletivo na cidade?

PAULO SÉRGIO: Estamos empenhados em buscar novas soluções para modernizar e melhorar o transporte público. Iniciamos a renovação da frota com 70 novos ônibus, que estão chegando. No nosso governo, teremos a Tarifa Zero para estudantes e o programa “Descidinha” de Integração Temporal, permitindo aos usuários descer do ônibus e trocar de linha fora dos terminais, sem pagar outra passagem por um período. Construiremos o Terminal Universitário para atender a região Sul e teremos internet gratuita em 100% da frota e nos terminais. Todos os ônibus terão câmeras de segurança ligadas ao Centro Integrado de Inteligência e Segurança (CIIS). Vamos implantar o programa de Integração por Modal, com ônibus e ciclovia.


DIÁRIO: Recentemente, uma reportagem do Diário mostrou que Uberlândia registrou uma alta de 33,6% nos crimes violentos no primeiro semestre deste ano. Os furtos e roubos a estabelecimentos comerciais e residências também vem registrando aumento e equivalem a 46% dos crimes contra o patrimônio, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais. Considerando isso, quais são as suas propostas de melhorias para a área da segurança pública?

PAULO SÉRGIO: Só nos últimos anos, a prefeitura investiu mais de 80 milhões em segurança, sobretudo na área de tecnologia. Implantaremos o Centro Integrado de Inteligência e Segurança (CIIS), unificando em um único espaço todas as unidades de videomonitoramento, 24h por dia, com todas as forças de segurança trabalhando em conjunto. Expandiremos o Anel de Segurança para as principais entradas dos bairros e regiões da cidade, com a instalação de novas câmeras. Viabilizaremos a retomada das Bases Comunitárias de Segurança nos bairros junto ao Governo de Minas. Continuaremos em parceria e apoiando as ações das forças de segurança estaduais e federais instaladas na cidade para garantir proteção às famílias.
 

DIÁRIO: A saúde é uma das principais demandas da população. Recentemente, o Ministério Público Federal recomendou a adoção de medidas para zerar filas de exames na rede pública, com destaque para procedimentos cardíacos e ginecológicos. Além disso, o déficit de leitos de UTI também é um dos desafios para o município, que teve, durante a pandemia da covid-19, essa realidade mais exposta. Quais são as medidas que o candidato pretende adotar para que o cidadão se sinta realmente amparado pelo serviço de saúde pública?

PAULO SÉRGIO: Saúde vai continuar sendo prioridade. Vamos colocar pra funcionar a nova UAI Morumbi, que será a maior da cidade e transformar a atual em uma nova UBSF. Vamos construir a UAI Canaã, ampliar o atendimento na região Oeste e desafogar a UAI Planalto. Criaremos o Centro de Referência Pediátrico com pediatras 24h por dia e um novo pronto atendimento nas UAIs, com readequação do espaço, funcionalidades e protocolo de atendimentos. Ampliaremos o Centro de Internação Pediátrico, o CR-TEA e o programa Remédio em Casa. Instalaremos consultórios virtuais para atendimento de telemedicina nas UBSFs. Ampliaremos o horário do trabalhador nos postinhos, com consultas, exames e atendimento médico até as 22h.
 

DIÁRIO: Dados do Ministério da Cidadania revelam que Uberlândia possui 68,7 mil pessoas vivendo em situação de pobreza extrema. O recorte mostra que 28,8 mil famílias se enquadram nessa condição, com renda limitada a R$ 105 por pessoa. Quais são as medidas previstas pelo seu plano de governo para que esses cidadãos tenham mais oportunidades e possam sair dessa situação de vulnerabilidade?

PAULO SÉRGIO: É para enfrentar desafios assim que entrei na vida pública. Vamos aprimorar programas de Assistência Social com o novo Cartão Pró-Pão, com auxílio financeiro para famílias em situação de vulnerabilidade. Vamos ampliar a Tarifa Social do DMAE, que garante o acesso aos serviços de água e esgoto sem custos. Vamos criar novas ações de inclusão social através do Busão Social, que vai aonde as famílias precisam. Além de manter serviços públicos funcionando com excelência, como saúde e educação, vamos fortalecer a geração de empregos, cursos profissionalizantes, Ônibus Meu Ofício como meios de gerar renda e autonomia para quem mais precisa.
 

DIÁRIO: Em 2020, a CDL de Uberlândia apresentou um projeto de revitalização do Novo Centro da cidade, projeto que inclui a construção de “bolsões comerciais” (com estacionamentos cobertos, lojas, escritórios, salas comerciais, áreas verdes, restaurantes, hotel e opções de lazer). Na época, a entidade afirmou que aguarda, há mais de 20 anos, para que haja uma modernização da região central. Caso seja eleito, o candidato vai tirar esse projeto do papel? 

PAULO SÉRGIO: Vamos inovar na gestão dos espaços urbanos, estimulando a geração de empregos mais perto da casa dos moradores. Para isso, vamos manter as portas abertas e canais de diálogo com todas as entidades de classe e forças ativas de Uberlândia. Na região central, temos a oportunidade de unir a iniciativa da CDL com outros projetos em desenvolvimento no município. Já transformamos a iluminação pública com LED e a iluminação de destaque em pontos históricos da região central. Investimos em segurança com as câmeras inteligentes e vamos dar um novo passo com o plano de requalificação. Vamos fazer isso com um plano de trabalho por etapas, tirando do papel de forma efetiva a partir de 2025.


DIÁRIO: Quais serão as suas medidas nos 100 primeiros dias de governo, caso seja eleito?

PAULO SÉRGIO: Vamos dar continuidade e concluir as dezenas de obras e projetos que estão em andamento, garantindo que sejam entregues à população o quanto antes. Entre elas, colocar pra funcionar 5 creches e 2 Escolas de Tempo Integral, que vão abrir 3 mil novas vagas, a conclusão da UAI Morumbi, a UBSF Tapuirama, a unidade de saúde do Novo Mundo, a ponte Taiaman-Jardim Brasília, o Teatro Grande Otelo, os 1364 apartamentos contratados, as trincheiras da rua Haia e Afonso Pena, dentre outras. Nosso compromisso é avançar mais. Vamos implantar a Tarifa Zero para os estudantes e o programa “Descidinha” de Integração Temporal, permitindo aos usuários trocar de linha fora dos terminais, sem pagar outra passagem.
 

SERVIÇO
Número na urna: 11

Vice: Vanderlei Pelizer, do Partido Liberal (PL)
Coligação: “Uberlândia pra Frente” (PP, PL, PODE, UNIÃO, DC, NOVO)
Instagram: @soupaulo.sergio
Site:  soupaulosergio.com.br

 

VEJA TAMBÉM:

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90