Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/05/2024 às 17h42min - Atualizada em 07/05/2024 às 17h42min

Uberlândia recebe apresentação do espetáculo infantil "Crianceiras"

Obra será apresentada no dia 15 de maio, no Teatro Municipal; ingressos estão à venda

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Projeto tem como objetivo apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel Barros e Mário Quintana I Foto: Divulgação

O premiado espetáculo "Crianceiras" chega a Uberlândia no dia 15 de maio, para uma apresentação única no Teatro Municipal. Criado pelo cantor, compositor e instrumentista Márcio de Camillo, o projeto combina poesia, música e arte para despertar a imaginação e o amor pela cultura dos pequenos.

Com uma proposta educativa e artística, "Crianceiras" é uma experiência que vai além do palco, sendo também um aplicativo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importante valor para a cultura brasileira.

Márcio de Camillo é uma figura emblemática da música brasileira, com uma carreira de 28 anos que abrange diversos estilos musicais, desde a guarânia e o chamamé até o folk, o blues e o rock'n'roll. Com quatro álbuns solos lançados e canções gravadas por renomados artistas como Renato Teixeira, Zé Geraldo, Sergio Reis e outros, Márcio é reconhecido não apenas pela sua versatilidade musical, mas também pelo seu compromisso com a valorização da cultura e do meio ambiente.

Além de sua carreira musical, Márcio De Camillo é fundador da Associação de Músicos do Pantanal (AMP), dedicada à divulgação e valorização da cultura do Mato Grosso do Sul, bem como à conscientização ambiental. Residente em São Paulo, Márcio já dividiu o palco com diversos artistas consagrados e continua a encantar o público com sua música e seu compromisso com a arte e a educação.

CRIANCEIRAS
O "Crianceiras" nasceu em 2012 em Campo Grande (MS), idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana. Apresentado em diferentes formatos, como CD, aplicativo, capacitação para professores e dois espetáculos em circulação dirigidos por Luiz André Cherubini, o espetáculo é uma experiência artística.

Com forte apelo educativo, os CDs "Crianceiras" são utilizados nas escolas como material didático, para aproximar as crianças da poesia, de forma lúdica e criativa, alinhando-se aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Por meio do projeto pedagógico "Crianceiras Poesia na Prática", desenvolvido em parceria com a empresa "Diverte Cultural", escolas de todo Brasil têm adotado o "Crianceiras" como parte integrante de suas atividades educativas desde 2017.

O sucesso do "Crianceiras" vai além das escolas, sendo apresentado em importantes festivais e congressos nacionais e internacionais. Com mais de 500 apresentações para escolas públicas, privadas e eventos de entretenimento, o projeto já alcançou mais de meio milhão de crianças em todo o Brasil. Sua flexibilidade permite que seja apresentado em diferentes formatos, adequando-se à necessidade do local e do público, focando também na acessibilidade e inclusão.

Devido à sua importância na educação, o projeto "Crianceiras" vem sendo estudado por mestrandos e doutorandos da área da educação no Brasil e em Portugal. Ao instigar o imaginário infantil e despertar o amor pela poesia, o "Crianceiras" valoriza as crianças como seres humanos plenos e capazes de compreender a complexidade da arte desde a mais tenra idade. Além disso, oferece um convite ao público adulto para reviver a inocência da infância, vivenciando um olhar de encantamento para as sutilezas da vida e valorizando as raízes brasileiras e seus criativos poetas.
   

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Nando Reis faz show em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90