Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 28/01/2024 às 08h00min

Arte a céu aberto: Av. Monsenhor Eduardo, em Uberlândia, recebe estampas do projeto Jardim Urbano

Pontos de ônibus espalhados pela via serão utilizados para intervenções artísticas neste domingo (28)

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Projeto tem como objetivo ressignificar as paisagens urbanas através da arte I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

A partir de domingo (28), quem passar pela avenida Monsenhor Eduardo certamente vai notar um local mais colorido em toda sua extensão. Isso porque os nove pontos de ônibus que ficam espalhados pela via, na região central de Uberlândia, vão passar a compor uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, idealizado através do projeto independente "Jardim Urbano".

Criado durante a pandemia de covid-19, o Jardim Urbano surgiu através da demanda cultural de comunidades periféricas, nos bairros Jardim das Palmeiras, Canaã e Planalto. Com o isolamento social, os grafiteiros não conseguiam se encontrar para pintar muros em conjunto. A ação começou na avenida Olímpio de Freitas, mas o principal trabalho desenvolvido é o "Beco do Planalto", um espaço em meio a um grande corredor de muros na rua da Costureira que, para a alegria da comunidade local, abandonou o cinza e partiu para as mais variadas cores e artes.

A ideia do projeto na avenida Monsenhor Eduardo é parecida. Comandado pelo grafiteiro Dequete e pela pedagoga Débora Costa, também chamada de Preta em Flor, o Jardim Urbano tem o objetivo de ressignificar as paisagens urbanas por meio da reunião de artistas de Uberlândia. A ação acontece no domingo, às 9h, juntamente com a feira livre. A ideia é que a comunidade local se sinta parte da iniciativa e possa contemplar o trabalho dos artistas que farão parte do programa.

Em conversa com a reportagem, Débora Costa relatou que a escolha da avenida Monsenhor Eduardo não foi por acaso. A via foi figura importante no desenvolvimento histórico de Uberlândia, sendo o abrigo de trilhos de trem durante a época da Mogiana. Uma parte dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas será justamente contar essa história através das pinturas.

"O objetivo é pensar nesse espaço enquanto transformação. A avenida Monsenhor Eduardo já foi o caminho de uma linha férrea. Quais outras histórias a gente pode contar a partir disso? Vão ser duas pinturas, uma na área externa alusiva à Mogiana, e a parte interna do ponto de ônibus será destinada para a criação e a novidade artística. Além de inaugurarmos a primeira galeria de arte pública de Uberlândia, faremos o resgate dessa história local, uma história de expansão da cidade", explicou Débora.

SEMANA DO GRAFITE
A ação também marca o início da celebração da Semana Municipal do Graffiti, que acontece justamente no dia 28 de janeiro na cidade. Para isso, cada um dos pontos de ônibus terá a marca registrada de um artista diferente relacionado com a arte.

"O Jardim Urbano é o desejo que a gente tenha mais espaços de sociabilidade pela cidade, espaços tomados por arte que possam promover o bem-estar para a cidade. É levar um novo olhar para a cidade e presentar a comunidade, entregando um espaço para todos para amenizar o dia a dia. É um projeto sem fins lucrativos e independente", disse.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Veja a programação do Carnaval em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90