Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/10/2023 às 11h15min - Atualizada em 26/10/2023 às 11h15min

Empresas de Uberlândia iniciam contratações temporárias para o fim de ano; veja oportunidades

Estabelecimentos costumam oferecer efetivações após período de experiência; saiba como se preparar para as vagas

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Lojistas apostam em aumento da demanda com a Black Friday, Natal e Ano Novo I Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
O período de fim de ano promete aquecer o comércio e impulsionar a geração de empregos temporários em novembro e dezembro. É o que aponta uma pesquisa da Fecomércio, ao indicar que 17% do setor varejista pretende contratar funcionários temporários nos próximos meses. Os números levam em consideração o mercado de Uberlândia, que já começou a ofertar vagas para a Black Friday, Natal e Ano Novo.
 
Além de Uberlândia, o levantamento foi realizado com empresas de Belo Horizonte, Betim e Contagem, cidades que têm maior impacto no Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. O período de confraternizações, que abrange uma das melhores datas para o mercado varejista, costuma ser competitivo, resultando na contratação temporária de colaboradores.
 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Entre as empresas que pretendem fazer contratações temporárias neste fim de ano, mais de 80% farão para uma função apenas, enquanto o restante vai disponibilizar vagas para duas ou três funções. Dentre os profissionais mais visados para o período, metade é de vendedores. Os atendentes aparecem na segunda posição, com 30%. O ranking ainda conta com operadores de caixa (16%), estoquistas (13%), empacotadores (4%), dentre outros.
 
Ainda de acordo com a pesquisa da Fecomércio, a maior parte das empresas abordadas é do setor de supermercados, hipermercados e produtos alimentícios. Figuram no levantamento também estabelecimentos do ramo de vestuário, material de construção, veículos, cosméticos, móveis e eletrodomésticos, equipamentos de escritório, combustíveis e lubrificantes e livros.
 
Confira abaixo o segmento de atuação dos estabelecimentos entrevistados:
 
∙ Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 27,72%
∙ Tecido, vestuário e calçados: 24,35%
∙ Material de construção: 11,66%
∙ Veículos e motocicletas, partes e peças: 9,59%
∙ Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 6,74%
∙ Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 6,22%
∙ Móveis e eletrodomésticos: 5,70%
∙ Equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação: 3,11%
∙ Combustíveis e lubrificantes: 2,59%
∙ Livros, jornais, revistas e papelaria: 2,33%
 
PREPARAÇÃO
A consultora de carreiras Divina Alves conversou com o Diário e falou sobre o período propício para quem busca uma oportunidade de emprego. Segundo ela, uma entrevista para contratação temporária não costuma ser muito diferente de uma vaga normal, mas é importante se atentar a alguns detalhes para ter mais chances de admissão.
 
Divina conta que a adaptação do currículo para uma vaga específica é fundamental para chamar a atenção do entrevistador. Mesmo que a pessoa tenha tido experiências pontuais em outros empregos temporários, por exemplo, ela recomenda que a jornada na empresa seja inserida no resumo, para que a empresa ou o recrutador veja se aquilo pode ser interessante para a vaga disputada.
 
“Quando a pessoa insere essas vagas temporárias no currículo, quem está avaliando pode entender que aquela experiência possa ajudar a empresa em questão. É algo que vale a pena mencionar no currículo. Várias posições temporárias demonstram a capacidade do candidato de se adaptar a diferentes ambientes de trabalho, de enfrentar novos desafios. Isso pode ser bastante valioso se a pessoa estiver se candidatando para um emprego que requer flexibilidade, por exemplo”, explicou a gestora de pessoas.
 
Conforme divulgado na pesquisa da Fecomércio, 28% das empresas que desejam realizar contratações temporárias informaram que são altas as chances de efetivação dos funcionários no mês de janeiro. De acordo com Divina Alves, quem precisa de um emprego deve se apegar a isso, e evitar pensar que uma vaga temporária é apenas passageira.
 
Pensando nisso, a especialista afirma que o candidato se prepare para uma entrevista de emprego almejando a contratação e uma possível efetivação no futuro. Divina, que também atua na área de recrutamento e seleção, disse que o comportamento dos candidatos é um ponto chave para a admissão ou não do candidato.
 
“A questão do relacionamento é muito séria. O candidato precisa ter uma boa comunicação, falar bem com as pessoas, lidar com pessoas. A gente precisa até mesmo que o candidato saiba lidar com críticas, porque ele vai passar por um processo de treinamento. Ao pensar que é só mais uma vaga temporária, o empregado acaba desistindo. Sempre tem alguém de olho em você. O âmbito comportamental importa muito nesse sentido”, disse.
 
A dedicação e o comprometimento durante o tempo empregado também importam para uma possível efetivação. Para Divina, ao ir além e entregar mais do que o solicitado, o candidato mostra um diferencial e dá sinais de que pode se tornar um funcionário exemplar, podendo ter melhores condições de trabalho no futuro.
 
“Hoje com as redes sociais também é importante ficar atento. A gente está de olho nisso. Qual é a impressão que você deixa nas redes sociais? De repente, você vai lá e fala mal da empresa. Mesmo que seja uma possível vaga temporária, é importante ficar atento. Tudo o que é postado nas redes sociais é muito visto”, alertou a especialista.

OPORTUNIDADES
Pensando no aquecimento da economia e no aumento da demanda de fim de ano, várias empresas já iniciaram processos seletivos para a contratação de funcionários temporários. Uma delas é a cafeteria “Cheirin Bão”, que fica no Uberlândia Shopping. O empreendimento está com duas vagas abertas para atendente de cafeteria. Os interessados podem se candidatar pela CDL Talentos, responsável pelo recrutamento e seleção.
 
De acordo com a proprietária da unidade, Tatiana Sandoval Shimizu, é um desejo da empresa que os dois funcionários selecionados sejam efetivados após o período temporário, tendo em vista o crescimento da cafeteria e a melhora econômica vivenciada nos últimos meses. Segundo ela, o estabelecimento aumentou as vendas em 35% em 2023, sendo que a elevação pode chegar a 40% na reta final do ano.
 
“A gente deseja continuar com essas duas pessoas no decorrer do ano. A pessoa tem que ter boa comunicação, ser proativa e ser uma pessoa que já trabalha com atendimento. Damos muita oportunidade para quem tenta o primeiro emprego, porque a pessoa chega sem vícios de outro emprego. É mais fácil para acostumar. Trabalhamos com um público com uma exigência maior, com cafés especiais que exigem metodologias de preparo diferentes”, disse.
 
A loja Criamigos, localizada no Center Shopping, informou que deve iniciar o processo de seleção para pelo menos uma vaga temporária no mês de novembro, pensando na demanda de Natal. Segundo a supervisora comercial do estabelecimento, Fernanda Machado, a oportunidade deve ser na área de vendas.
 
Fernanda explica que o último trimestre do ano costuma ser o mais movimentado na loja durante todo o ano. Para o Dia das Crianças, a Criamigos abriu uma vaga temporária e acabou efetivando uma colaboradora para a área de vendas. No Natal, a movimentação também deve aumentar consideravelmente, o que faz com que a loja cogite a abrir mais oportunidades.
 
“Nós temos uma expectativa de abrir vagas temporárias para o Natal, mas ainda não há determinação se vai haver ou não efetivação, levando em consideração o fluxo de clientes do primeiro trimestre do ano, que naturalmente tem uma redução. Buscamos pessoas com um bom astral, com bom relacionamento principalmente com o público infantil, que tenham carisma e simpatia, mas também olhamos para questões técnicas na área de vendas”, disse.
 
Confira abaixo outras vagas temporárias ofertadas em Uberlândia:
 
Brasil Cacau, no Uberlândia Shopping
Vagas para atendimento
Enviar currículo para Rhina no (34) 9994-5478
 
∙ Tubarão Têxtil
Vagas temporárias a partir de dezembro
Procurar no instagram @tubaraotextiluberlandia
 
∙ Val Modas
Vaga para vendedora
Deixar currículo na loja, av. José Fonseca e Silva, 544, Luizote de Freitas
 
∙ Lojas Paulista
Vagas para atendimento
Ligar para mais informações no (34) 3235-4269
 
Lojas Americanas
Vagas para auxiliar administrativo, operador de logística e estoque
Candidatar-se por meio do site Indeed
 
Iaçã Açaí Santa Mônica
Vagas para atendimento
Candidatar-se por meio do site Indeed
 
Tecnoseeds Brasil Sementes e Serviços
Vagas para auxiliar de produção e operador de qualidade
Candidatar-se por meio do site Indeed
 
Óticas Pontual
Vaga para ajudante de redes sociais
Candidatar-se por meio do site Indeed
 
Grupo Hi Happy
Auxiliar de loja para o natal
Candidatar-se por meio do site Indeed
 
Droga Show
Atendente de farmácia
Candidatar-se por meio do site Indeed
 
Selpe
Auxiliar de produção
Candidatar-se por meio do site Indeed


VEJA TAMBÉM:

• Concurso público da UFU oferta vagas para professores; confira

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90