Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/05/2023 às 14h19min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h19min

Uberlândia recebe nova turnê da cantora Ana Cañas com clássicos de Belchior

Cantora paulistana reverencia obras do cearense nesta sexta-feira (19), no Teatro Municipal

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Projeto começou após grande repercussão de uma live despretensiosa durante a pandemia | Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (19), Uberlândia vai receber a nova turnê de Ana Canãs, que faz uma homenagem a Belchior. O show acontecerá no Teatro Municipal, às 20h, e o repertório contempla músicas de sucesso do cantor cearense. 

Com mais de 100 performances realizadas, a turnê “Ana Canã canta Belchior” surgiu de uma live despretensiosa durante a pandemia. Era para ser uma apresentação única, mas a repercussão levou Ana Cañas ao álbum e ao DVD ao vivo que tem o mesmo nome da turnê. Só no YouTube, o show já alcançou mais de 500 mil visualizações.

A turnê é uma homenagem ao que Cañas considera o “poeta de Sobral”, Antônio Carlos Belchior, um dos grandes compositores da história do Brasil. Em entrevista ao Diário, Ana falou sobre a relação com as músicas do cearense, que transformou sua vida e sua carreira com seus versos e canções.

“Descobri Belchior ainda na adolescência pela voz da Elis Regina, mas um laço mais profundo e pessoal com ele se estabeleceu em 2017 quando fui ouvir seus discos. Quando fiz a live em 2020 que viralizou no YouTube e que deu início ao projeto, li as biografias todas, vi dezenas de entrevistas e me aproximei de dois dos seus filhos, Camila e Mikael. Acho que Belchior faz parte do panteão sagrado da música brasileira, é um dos maiores alicerces poéticos e metafísicos que temos na nossa história. É completamente único, um gigante”, disse.

No repertório cheio de clássicos tem “Medo de Avião”, “Como Nossos Pais”, “Sujeito de Sorte”, entre outros, e ainda traz uma canção inédita, “Um Rolê no Céu”, um presente que Ana Cañas ganhou dos filhos de Belchior, Mikael e Camila.

“O público uberlandense pode esperar muito afeto, entrega, verdade e emoções. Belchior exige isso de quem o interpreta e toca profundamente o coração das pessoas, o povo brasileiro. É uma honra cantá-lo e estou muito contente de levar esse show a Uberlândia pela primeira vez”, falou Ana Cañas.

CARREIRA
Ana Cañas estreou no mercado fonográfico em 2007 com o álbum “Amor e Caos”, que deu a ela o título de revelação musical do ano pela crítica especializada. Desde então, não parou de surpreender. Vieram “Hein?” (2009), “Volta” (2012), “Tô Na Vida” (2015), “Todxs” (2018) e agora “Ana Cañas Canta Belchior” (2021 CD – 2022 DVD).

Antes de “Todxs”, já antecipando o tom empoderado, feminista e sensual que o álbum viria a ter, Ana lançou o single “Respeita”, abordando a violência de gênero e o assédio. O videoclipe contou com a participação de 86 mulheres que da linha de frente da resistência feminista no Brasil, como Maria da Penha e a eterna Elza Soares.

No decorrer de sua trajetória, Ana Cañas fez parcerias com Arnaldo Antunes e Ney Matogrosso, mas foi com Nando Reis que ela fez mais sucesso, com a música “Pra Você Guardei o Amor”. Mesmo depois de 10 anos de seu lançamento, a canção segue sendo lembrada nas rádios e em diversas playlists nos streamings.

“É uma sensação de gratidão por ter feito parte dessa música [Pra Você Guardei o Amor]. A poesia perene na letra e bastante idiossincrática na escrita do Nando a tornam única. Fico muito feliz que essa canção faça parte da vida de tantas pessoas”, comentou.

SERVIÇO
O QUE: Show “Ana Cañas Canta Belchior”
QUEM: Ana Cañas
QUANDO: sexta-feira (19), às 20h (portões abrem às 19h)
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
INGRESSOS: R$ 100 (Setor A) e R$ 80 (Setor B) disponíveis no site Balad App (com taxa de conveniência) 
PONTOS DE VENDA FÍSICOS (sem taxa de conveniência): Atacadão Suplementos (Centro e Vinhedos), One Touch (Villa Viseu), Sporter Suplementos Center Shopping e Loja 15 Uberlândia Shopping

 

VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90