Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/04/2023 às 10h00min - Atualizada em 21/04/2023 às 10h00min

Cineteatro Nininha Rocha recebe o espetáculo “Melhores Irmãos” neste fim de semana

Peça conta a história de dois irmãos e como eles reagem à morte inesperada da mãe

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Getúlio Góis e Samuel Giacomelli são os atores da peça | Foto: RAFAEL MICHALICHEM

O Cineteatro Nininha Rocha, em Uberlândia, recebe neste fim de semana o espetáculo “Melhores Irmãos”, apresentado pela Cia. Líquida de Teatro. A peça é uma comédia agridoce inédita no Brasil que mostra como os laços afetivos podem ser retomados e transformados nos momentos mais inesperados.

O espetáculo é estrelado pelos atores Getúlio Góis e Samuel Giacomelli, com direção de Rafael Michalichem. Os personagens da história vivem irmãos e enfrentam velhas brigas enquanto revivem as memórias de sua mãe. 

“A família Best, retratada na peça, tem suas peculiaridades, mas representa bem a diversidade singular que existe em muitas famílias. Um irmão mais certinho, outro mais desorganizado, um cãozinho travesso e uma mãe que viveu experiências excêntricas: esses personagens celebram as diferenças que existem em cada grupo familiar. Quem tem mãe, irmão ou cachorro vai gostar!”, destaca o diretor. 

"Melhores Irmãos" é uma tradução da obra original "The Best Brothers", escrita por Daniel MacIvor e estreada no Canadá em 2012. Além de ser um dramaturgo renomado, Daniel também é ator e diretor, e suas peças já foram apresentadas em diversos países, como Reino Unido, Alemanha, França, Israel, Austrália e Japão.

No Brasil, a peça foi traduzida por Marco Antonio Sousa, que enfrentou o desafio de apresentar o texto para uma montagem nacional, por meio de uma linguagem que pudesse se comunicar com um novo público, mantendo o humor e o sarcasmo da versão do autor. Para realizar a tradução, foi necessário estabelecer conexões linguísticas e culturais que ambientassem a realidade retratada ao contexto do público brasileiro. 

A versão brasileira de "Melhores Irmãos" ganha ainda mais vida com uma nova canção original composta pelo músico André Salomão especialmente para o espetáculo, e inspirada pela história de Magá e seus filhos. A composição, intitulada "Me fez mãe", conta com a participação de Viviane Rodrigues e será lançada durante a temporada de estreia da peça.

"Melhores Irmãos" é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberlândia. A peça conta com o apoio da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), do Estúdio Mundo da Lua e da organização SOS Pet Uberlândia.

Para assistir à peça, é necessário adquirir os ingressos no site Sympla

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

Representante da UFU
Getúlio Góis é doutor em Artes Cênicas pelo Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Natural de Ituiutaba, atua desde 1996 como professor, ator e diretor de teatro. Pesquisa processos de criação, improvisação e teatro infanto-juvenil com adolescentes na Eseba, desde 2010.

A Cia. Líquida de Teatro marca presença no cenário teatral de Uberlândia, desde 2015, com a estreia de seu primeiro espetáculo, "Liquidados". Em 2016, o grupo renovou-se estética e tematicamente com "O Homem que Mastigava Planetas". Ambos os espetáculos pesquisam, na prática, a criação dramatúrgica diretamente ligada ao processo de encenação. Em 2023, o novo desafio está em traduzir e encenar o texto "The Best Brothers" (título original de 'Melhores Irmãos"), de Daniel MacIvor, para uma linguagem que dialogue com o público brasileiro em toda a profundidade e graça que o texto original transmite.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90