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08/04/2023 às 09h00min - Atualizada em 08/04/2023 às 09h00min

Projeto oferece aulas gratuitas de animação e desenho para crianças e adolescentes de Uberlândia

“Verso Animado” atende 240 alunos em bairros periféricos da cidade

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Alunos vão criar ilustrações, que serão apresentadas em videoclipes no YouTube ainda este ano | Foto: Yago Nunes
Todos os dias, a uberlandense Rebeka Ferreira Silva, de nove anos de idade, acorda, toma um banho, troca de roupa e segue animada para as oficinas no SOS Planalto, onde recebe aulas gratuitas de animação e desenho. As atividades fazem parte do projeto audiovisual “Verso Animado”, iniciativa voltada para a formação de crianças e adolescentes das regiões periféricas de Uberlândia.

Rebeka já sabe desenhar e animar, e está familiarizada com os colegas, que assim como ela, aprenderam a ilustrar com base na canção a Dança das Palavras Aleatórias, do álbum “Nunca Esqueço de Sonhar”, do artista Enzo Banzo.

Proposto por Aline Miguel, o projeto do qual Rebeka participa ensina linguagens de animação por meio de duas técnicas: desenho animado e stopmotion fotográfico, e atende um público de 240 crianças e adolescentes de Uberlândia, por meio de oficinas gratuitas realizadas na Comunidade Casa Ipanema e Guarani, e SOS Família Planalto.

A proposta do Verso Animado surgiu com o intuito de dar continuidade ao percurso da proponente no campo da arte-educação em audiovisual, envolvendo novos participantes, ao mesmo tempo em que dialoga com produções de outros projetos desenvolvidos na cidade com propósitos similares.

“Durante as oficinas, os alunos baseiam seus trabalhos em obras de compositores da região: ‘Navegar’, álbum infantil do cantor e compositor Luiz Salgado, ‘Canto das Gerais’, álbum do grupo de artistas araguarinos Trem Das Gerais que é formado pela família Figueiredo sob a coordenação de Adolfo Figueiredo e o ‘Dedo de Verso’, projeto do artista Enzo Banzo com obras criadas em oficinas realizadas em 2021 e que foram lançadas em disco no último ano”, contou Aline Miguel. 


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ORIGEM
Segundo Aline, o lançamento do disco infantil Dedo de Verso, que foi criado a partir de oficinas de poesia e canção com crianças e adolescentes e com participação de diversos artistas locais, foi percebido como um potencial material para novos desdobramentos artísticos e pedagógicos.

“Daí surgiu a ideia de se criar videoclipes de animação para canções do álbum por meio de novas oficinas com outro grupo de crianças e adolescentes, em um novo projeto, que seria então o Verso Animado, e que integra o trabalho de diversos artistas contribuindo para a formação de crianças, socializando-as e ao mesmo tempo valorizando a cultura local”, explicou. 

Assim, foi construído o trabalho formativo e artístico que é, ao mesmo tempo, feito para crianças e feito pelas crianças, uma vez que as imagens e palavras vieram da percepção de mundo e da linguagem dos participantes.

“No início das oficinas, as crianças receberam com curiosidade e criatividade o projeto. Percebemos que elas gostam muito de expressar o que pensam. E a evolução é constante. Eles melhoram tanto artística quanto socialmente pelo contato e interação entre eles. Tecnicamente falando, eu estou adorando animar o desenho deles. Muito bom ver a inocência e liberdade dos traços”, contou Jack Allek (Rafael Lemos), um dos Arte-Educadores das oficinas. 

Após a criação das ilustrações, os materiais são encaminhados para um profissional responsável pela criação de storyboard e animação das imagens, por meio das técnicas de desenho animado e stopmotion fotográfico.

APRESENTAÇÃO
Ao todo, serão criados 12 videoclipes. Todo o material será publicado no YouTube para acesso gratuito de toda população e exibido em mostras de vídeos gratuitas em espaços culturais, sociais e escolas públicas da cidade. A aluna Rebeka não vê a hora de ter seu trabalho publicado. “Espero que a gente se apresente nos lugares com nossos desenhos, porque acho que vai ser divertido”. 

Aline Miguel ressaltou ainda a importância desse trabalho, caracterizado por seu potencial transformador nas vidas daqueles que têm a oportunidade de acesso aos processos de vivência artística na educação.

“As oficinas, além de desenvolver as habilidades e técnicas das crianças, têm um peso social muito importante. Incluir a criança em um projeto artístico coletivo faz com que ela se sinta valorizada e envolvida na sociedade, contribuindo para a aumentar a autoestima dos pequenos, despertando o melhor deles. Estamos muito felizes com o resultado desse projeto”, concluiu.

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