Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/02/2023 às 11h30min - Atualizada em 23/02/2023 às 11h30min

5 documentos digitais para facilitar sua vida

Praticidade: baixe estes aplicativos para carregar seus documentos no celular

PUBLIEDITORIAL
Foto: Freepik

Os documentos digitais chegaram para facilitar nossas vidas. Os avanços tecnológicos e a ampliação do acesso a internet dão sentido a essas mudanças, e todos os cidadãos saem ganhando.

Aliás, quem não se lembra daquelas carteiras recheadas de documentos de todo tipo e de toda sorte, de papel de recibos, notas de dinheiro e moedas das carteiras dos pais ou avós?

Se este é o caso também da sua carteira, está na hora de digitalizar o seu dinheiro e os seus documentos. Por isso, saiba aqui quais documentos já podem ser utilizados em sua forma digital com a mesma validade que o documento impresso.

Como funcionam os documentos digitais?

A digitalização de documentos no Brasil já é uma realidade. Tanto que alguns documentos não são mais emitidos em papel, e existem apenas no formato digital. Mas para acessá-los em seu celular é preciso instalar os aplicativos oficiais dos órgãos emissores. Assim, é garantida a autenticidade dos documentos com seu devido valor legal.

Ou seja, o usuário não pode simplesmente tirar uma foto do documento de papel com seu celular para apresentá-lo como um documento digital. Os aplicativos possuem senhas e certificados para proteger as informações do usuário e garantir que o documento é autêntico.

Mas atenção: é responsabilidade do usuário manter seu aparelho celular devidamente carregado para apresentar o documento quando solicitado.

Caso você queira se prevenir ou apenas possuir o documento impresso para sair de casa sem o seu celular, ainda é possível solicitar a versão impressa em algumas situações ou então imprimir o documento em casa.

Os documentos digitais impressos possuem um QR code para que as autoridades possam conferir sua autenticidade. Então, confira a seguir 5 documentos que já podem ser utilizados na versão digital:

Carteira de motorista (CNH)

Sem dúvida, a Carteira Nacional de Habilitação, também chamada de carteira de motorista, é um dos documentos mais utilizados pelos brasileiros. Isto porque a CNH possui tanto o registro do motorista junto ao DETRAN (Departamento de Trânsito) quanto os números de RG e CPF.

Os motoristas são obrigados por lei a portar o documento quando estão dirigindo um veículo. Assim sendo, muitos optam por levar apenas a CNH e deixar o RG em casa.

Para utilizar a versão digital, basta baixar no celular o aplicativo oficial da Carteira Digital de Trânsito, emitida pelo Governo Federal (Gov.Br). O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOs, tanto na Google Play Store quanto na Apple Store.

 Uma vez que você tenha o aplicativo em seu celular, basta validar o seu documento através do QR code que consta no verso.

O que fazer se sua CNH não possui o QR code?

Pode ser que você não tenha encontrado nenhum QR code na sua CNH. Isto quer dizer que seu documento foi emitido antes de maio de 2017, que foi quando os documentos passaram a ser digitalizados. Neste caso, será necessário solicitar uma segunda via da sua CNH, pois todos os documentos de habilitação emitidos agora possuem obrigatoriamente o QR code, independentemente de quando você tirou a sua primeira habilitação.

 Para novos motoristas que forem aprovados ou que passaram pelo processo de renovação obrigatória, será enviado um código pelo e-mail de contato para que autentiquem sua CNH na Carteira Digital de Trânsito mesmo sem possuir a versão impressa. Apesar do documento digital existir como alternativa, ainda será possível portar a CNH impressa da mesma maneira. Ou seja, não descarte seu documento impresso por ele ainda tem validade.

Carteira de trabalho (CTPS)

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento que registra todos os contratos de trabalho em regime CLT nos quais o empregado foi contratado. Lá estão informações importantes sobre contratação, férias, aumentos salariais, contribuições, registros profissionais e muito mais.

 E agora todas estas informações estão disponíveis em versão digital. Você pode acessá-las através do site Gov.br, ou então baixar o aplicativo “CTPS digital” em seu celular, seja ele Android ou iOs.

 Ali constam todos os registros de trabalho e direitos trabalhistas do empregado, mesmo aqueles anteriores à emissão da CTPS digital.

Atualmente, a CTPS só é emitida fisicamente em casos excepcionais, sendo preferível sempre a versão digital em primeiro lugar.

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

Os carros possuem documentos de registro - assim como seus motoristas. Desde 2020 o documento não é mais impresso no tradicional papel moeda e está disponível na versão digital para os proprietários de veículos.

Contudo, órgãos de justiça orientam o DETRAN para que volte a emitir o documento impresso. O argumento é em favor de pessoas menos favorecidas que não possuem capital financeiro ou intelectual para lidar com o documento em sua versão digital.

 O aplicativo usado para acessar a CRLV é o mesmo utilizado para acessar a CNH, a Carteira de Trânsito Digital.

Título de eleitor

De dois em dois anos, muitos brasileiros vivem a mesma novela: onde estará o título de eleitor? Este documento é pouco utilizado no dia a dia, e muitas vezes acaba esquecido em alguma pasta de documentos ou gaveta pela casa.

 Isto não é mais um problema se você possui o e-Titulo, como é chamado o Título de Eleitor em sua forma digital.

 No aplicativo do e-Título você tem acesso a diversas funcionalidades:
• Consulta de débitos junto ao TRE;

• Cadastro de mesários voluntários;
• Conferência de local de votação, com endereço e número da seção;
• Justificativa de ausência no caso de impossibilidade de comparecer em seu local de votação;
• Emissão de certificados eleitorais para diversos fins.
 
Você também pode apresentar o e-Título na hora de votar. Basta mostrar o celular com o aplicativo do e-Título aberto para o mesário responsável.

Carteirinha de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)

Agora todas as informações referentes ao seu histórico de saúde na rede pública podem ser acessadas em um único local: o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Você pode acessá-lo no site Gov.Br ou então através do aplicativo conecte Sus Cidadão. Lá é possível localizar prontuários, registros de atendimentos, carteira de vacinação, medicamentos, localizar o Posto de Saúde mais próximo da residência e atualizar dados cadastrais.

 Para utilizar o serviço, o usuário deve fazer o cadastro no Portal Saúde do Cidadão e possuir usuário e senha do site Gov.Br.

 Você já utiliza algum destes documentos digitais? Simplifique a sua vida e economize espaço nos seus bolsos. Basta o celular carregado para ter todos os documentos importantes em mãos. 


Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90