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26/01/2023 às 17h45min - Atualizada em 26/01/2023 às 17h45min

O sonho de ser um Youtuber famoso: É possível alcançá-lo?

ESPECIAL PARA O DIÁRIO | RAÍSSA TORQUATO
Não há melhor momento do que agora para descobrir como criar seu canal do YouTube.
 
Por que “agora”?
 
Para começar, o YouTube é o segundo site mais visitado da web e, em uma época em que passamos até seis horas por dia consumindo vídeo, fica óbvio que quem está “famoso” por lá, está ganhando muito dinheiro. 
 
Se você quer criar um canal e se destacar no YouTube, vai saber agora como começar a construir seu império fazendo o que gosta, seja jogando
Free Fire, ensinando outras pessoas a fazerem reparos domésticos ou simplesmente fazendo unboxings de itens recebidos pelos Correios
de um jeito interessante, é possível sim se tornar milionário através da produção de conteúdos.
 
A seguir, detalharemos cada uma das principais táticas para promover um canal do YouTube e maximizar sua audiência. 
 
Se você está apenas começando ou deseja ver suas métricas aumentarem ainda mais, essas dicas certamente vão ajudar!

Dicas comprovadas para promover seu canal no YouTube

1. Escreva títulos atraentes e imperdíveis
O marketing do YouTube tem tudo a ver com apresentação.
 
Os títulos são decisivos quando se trata do desempenho do seu vídeo. Pergunte a si mesmo: você está apresentando seu conteúdo como “imperdível” ou “razoável”?
 
A chave para a criação de títulos matadores é atrair a atenção do seu público sem recorrer a manchetes clickbait. As pessoas desejam conteúdo que seja divertido e também querem saber sobre o que é o seu vídeo a partir da palavra “ir”.

2. Foco no Público
O tema dos conteúdos precisa estar completamente relacionado ao seu público alvo. 
 
Arriscar termos aleatórios é um dos maiores causadores de fracasso de canais, já que fica difícil criar engajamento e conexão com o público.
 
Um canal sobre automóveis e motocicletas, por exemplo, vai ter bons resultados se conseguir levar novidades aos seguidores e tirar dúvidas sobre problemas comuns de carros ou motos, pois as pessoas fazem muitas pesquisas antes de comprarem bens de alto valor.
 
Comprar uma
scooter elétrica, por exemplo, não é tão comum quanto comprar uma moto movida a gasolina. Há muito menos pessoas capazes de dar detalhes sobre o assunto.
 
Criar conteúdos originais, sobre assuntos que não são ainda tão comentados, em um canal de um tema compatível, certamente gerará muitos comentários, dúvidas, depoimentos e até mesmo criticas. Mas, não importa quais sejam as reações do seu público, o que importa é que ele reaja, pois isso ajuda o Youtube a melhorar a visibilidade do canal.

3. Otimize seus vídeos para visibilidade
Aqui estão algumas ideias para reflexão: os vídeos do YouTube aparecem em 70% dos 100 principais resultados de pesquisa do Google .
 
Veja por si mesmo. Qualquer consulta de produto ou "como fazer" no Google retornará algo do YouTube.
 
Os resultados do YouTube geralmente aparecem primeiro durante as pesquisas do Google, sinalizando o poder do SEO do YouTube.
 
Na verdade, os resultados da plataforma às vezes até aparecem antes de postagens em blogs ou sites tradicionais.
 
Dito isso, pense em seus vídeos do YouTube como qualquer outro conteúdo que precise ser otimizado em termos de palavras-chave, tags e assim por diante.
 
Há muito conteúdo espalhado pela internet que explica como fazer as principais configurações para ficar bem posicionado nas buscas. Se você acessar o site de uma boa
agência de marketing digital, certamente encontrará muita informação útil, baseada em experiências reais.
 
Aprender com quem já tem expertise no mercado faz com que você economize muito tempo que seria gasto errando.

4. Personalize sua logo e suas thumbs
Uma das táticas mais certeiras e eficazes para promover seu canal do YouTube é contar com uma
agência de marketing para criar sua logo e suas thumbs personalizadas. Mas se não for possível contar com ajuda profissional, busque, no próprio Youtube, alguns tutoriais e, certamente, você descobrirá uma forma de chamar atenção com os  títulos e miniaturas dos seus vídeos
 
Por padrão, o YouTube captura uma imagem qualquer do vídeo postado e a usa para a miniatura. Infelizmente, às vezes a imagem capturada será uma foto borrada de você ajustando a câmera ou uma transição.
 
Não é uma boa aparência, certo?
 
Criar você mesmo suas thumbnails não apenas torna seus vídeos mais atraentes à primeira vista, mas também sinaliza um certo senso de profissionalismo.

5. Experimente fazer uma Live
O vídeo ao vivo é uma das maiores tendências de mídia social e não vai deixar de ser tão cedo, mas não deixe de levar em conta que esse tipo de estratégia só funciona para quem tem uma boa conexão com a internet, bons equipamentos de vídeo e áudio e um bom script.
 
Com aplicativos como Facebook, TikTok e Instagram tornando mais fácil do que nunca transmitir vídeos ao vivo, mais e mais marcas estão aderindo a essa estratégia de marketing e quem quer faturar alto com parcerias, não pode ter medo de aparecer ao vivo.
 
Não se preocupe se seus streams não forem tão tranquilos quanto você gostaria. Parte da diversão (e do risco) de uma Live é que você nunca sabe o que vai acontecer. A natureza não polida e orgânica do vídeo ao vivo é exatamente o que o torna atraente. 

6. Insista e Avance
Independentemente de você estar só na etapa do sonho ou já ter começado um canal para chamar de seu, revalide todos os dias os seus pensamentos e dê, nem que seja, um passo.

Se você estiver disposto a estudar e ir aplicando o que aprender, estará cada dia mais perto de se tornar um youtuber de sucesso.


Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia
 

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