Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/01/2023 às 16h00min - Atualizada em 20/01/2023 às 16h00min

Colônia de férias: confira opções de atividades para a criançada, em Uberlândia

Empresas de recreação, shoppings e clubes investem em brincadeiras lúdicas, oficinas e teatro

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Praia Clube tem programação com atividades físicas, socialização e estímulo de hábitos saudáveis I Foto: DIVULGAÇÃO
A volta às aulas acontece nas próximas semanas, mas ainda dá tempo de a criançada se divertir na reta final das férias escolares. Em Uberlândia, empresas de recreação, clubes e shoppings oferecem uma série de brincadeiras e atividades lúdicas, incluindo também as já conhecidas colônias de férias, amplamente procuradas pelos pais nesta época do ano.
 
Um dos empreendimentos que oferecem o serviço de colônia de férias é a Big Fest Lazer e Recreação. De acordo com o proprietário da empresa, Guilherme Pinheiro, os meses de janeiro e julho costumam ser bastante movimentados pela alta demanda dos pais e responsáveis pelos pequenos, buscando diferentes alternativas à TV, celular e o videogame.
 
Em entrevista ao Diário, o Tio Gui, como é conhecido entre a criançada, disse que a Big Fest é especializada em colônias de férias em condomínios da cidade. Segundo ele, o serviço é um diferencial para os pais, já que eles não precisam se deslocar até um espaço físico para deixar os filhos. Tudo acontece no “quintal de casa” e pode reunir até mesmo convidados de moradores.
 
“A gente trabalha nos condomínios em janeiro e julho. Os pais procuram as colônias para que os filhos não fiquem presos dentro de casa. A nossa empresa é especialista em colônias de condomínios. A gente atende diversos condomínios de alto padrão, trazendo comodidade para os pais. Em uma semana, conseguimos atender três condomínios diferentes”, explicou.
 
Além das atividades promovidas por Tio Gui e pelos monitores, a empresa também conta com outras atrações que podem ser contratadas separadamente. Uma delas é a “Torta na Cara”, um jogo de perguntas e respostas que resulta em uma “tortada” na cara para quem errar a resposta. A empresa também oferece a “Festa das Cores”, a “Festa da Espuma” e o “Ski-Bumbum”, onde as crianças podem se jogar e deslizar em uma lona personalizada.
 
“Hoje, o principal motivo de fazer colônia de férias é para a gente estar próximo do nosso cliente. Fazemos festas de aniversário e eventos corporativos. A gente oferece um valor acessível para que a gente possa ganhar mais clientes e que eles possam fazer mais aniversários ao longo do ano”, detalhou Tio Gui.


 
Quem também tem apostado em atividades de lazer para crianças é Clélia Maria, dona do Hotelzinho da Tia Clélia. O espaço funciona como uma escola e um local de recreação, que nesta época do ano funciona como uma colônia de férias, podendo ser adquirida mensalmente, diariamente ou até mesmo por hora contratada.
 
Dentre as atividades propostas pelo hotel, estão brincadeiras de pula-corda, amarelinha e teatro. Clélia explica que o espaço tem um dia específico para deixar as crianças assistirem um filme, por exemplo, já que a maioria dos pais querem a criançada longe das telas por um tempo. O hotelzinho funciona das 6h às 19h em dias de semana.
 
“Eu abri o agendamento da colônia de férias em novembro, devido à alta demanda. Eu tento focar no diferencial da carga horária para algo que atenda melhor aos pais. Ele pode contratar o serviço mensal integralmente, quando a criança fica o dia todo, ou parcialmente, que são seis horas. Tem também a diária e a hora, caso o pai ou a mãe precisem realizar alguma atividade de curta duração”, argumentou Clélia Maria.
 
A uberlandense de 47 anos consegue atender cerca de 50 crianças, e disse que atenderia mais se o espaço fosse maior. Além da colônia, Clélia também atua com reforço escolar durante o ano letivo, o que acaba fidelizando uma parte dos clientes. Segundo ela, o faturamento durante janeiro e julho aumenta 40% em comparação com outros meses do ano.
 
“Eu já tenho esse fixo mensal devido ao reforço escolar. Eu não tinha essa visão antes da colônia. Uberlândia precisa muito de espaços assim, os pais não sabem o que fazer com as crianças durante as férias. O que a gente fez foi abrir o leque e oferecer esse serviço para eles” disse.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
CASA DE FESTAS
O negócio principal da Casa X é a realização de festas e buffet infantil. Apesar disso, a demanda pela colônia de férias resultou em uma oportunidade de abrir as portas para a criançada durante os meses de janeiro e julho, oferecendo brincadeiras e atividades lúdicas com a marca da rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel.
 
Graduada em direito, a uberlandense Veridiana Osório resolveu empreender na área de entretenimento. Neste mês, a Casa X realiza três dias de colônias de férias para os pequenos. Podem participar crianças a partir de quatro anos de idade, que terão ainda oficinas de slime, cupcake e interação com personagens do mundo infantil.


 
Segundo ela, as vagas foram esgotadas após três dias de divulgação. O espaço até poderia receber mais crianças, mas de acordo com Veridiana, o importante é oferecer segurança e qualidade para a criançada e tranquilizar os pais, que podem trabalhar enquanto os filhos se divertem ao longo do dia.
 
“Nós temos brincadeiras para deixar as crianças movimentarem. A Casa X é um parque, tem vários brinquedos. Entramos com shows, em questões lúdicas com o objetivo de trazer a criança para o mundo real. A intenção é misturar bastante atividades para que agrade todos os gostos. Temos uma equipe de recreação muito bem treinada”, contou a proprietária.
 
PRAIA CLUBE
O Praia Clube anunciou atividades para as crianças associadas à instituição durante as férias. A programação é exclusiva para sócios e conta com duas programações. A primeira foi encerrada nesta sexta (20), mas a segunda etapa acontece entre 23 e 27 de janeiro, sempre das 13h às 17h30. Dentre as atrações, estão brincadeiras orientadas, atividades de piscina e parquinho, caça ao tesouro, torta na cara, festa das cores e outros brinquedos.
 
Para a Diretora Social do Praia Clube, Claudia Pacheco, a colônia de férias visa uma série de benefícios para a criançada, incluindo a prática de atividades físicas, socialização, estímulos de hábitos saudáveis, o brincar livre e outros. Além disso, é uma alternativa para os pais que têm que trabalhar e precisam deixar os filhos em companhia durante o dia.
 
“As colônias são perfeitas para o desenvolvimento e socialização das crianças. Elas são uma ótima razão para o filho se envolver em muitas brincadeiras e jogos em grupo. A criança aprende coisas novas, pratica atividades físicas e usa a energia durante quase todo o dia. É um bom momento para correr, pular, agachar, tudo isso com segurança”, explicou.
 
Quem acabou escolhendo o clube como colônia de férias foi a gerente financeira e administrativa Patrícia Coelho Andrade Soares. Ela tem um filho de sete anos de idade, e conta que este já é o segundo ano que ele vai usufruir das atividades oferecidas pela instituição.
Em conversa com o Diário, ela disse que não consegue conciliar as férias juntamente com as do filho, e por isso costuma levar o pequeno para o Praia Clube, com o objetivo de fazer novos amigos e aproveitar as férias com brincadeiras e diversão.
 
“Ele chega bastante tranquilo e relaxado e contando várias histórias e a quantidade de amigos que conheceu. Como não ficamos com ele, após eu deixar ele na colônia eu vou para o trabalho segura, e sei que meu filho se diverte muito com toda a segurança possível e com pessoas que gostam de estar com ele”, disse.
 
SHOPPINGS
Os dois principais shoppings da cidade também anunciaram atrações no período de férias. O Uberlândia Shopping tem uma roda-gigante de 26 metros de altura, além de um espaço de carrinho bate-bate no estacionamento. Os pais também podem deixar a criançada no espaço “Tiny”, que oferece recreação e brincadeiras em uma loja repleta de atrações com monitores especializados, com casinhas, piscina de bolinhas e videogames.
 
Já o Center Shopping oferece a “Go Kids”, um espaço gratuito e lúdico que proporciona às crianças momentos de diversão e interação. Por lá, é possível participar de atividades educativas com materiais pedagógicos e brincadeiras lúdicas, incluindo o jogo da velha, cama de gato e jogo da memória.
 
Outra atração que pode chamar a atenção da criançada é o “MK+Academy”, uma escola de desenvolvimento de jogos. A instituição localizada no shopping oferece educação digital com professores que atuam no mercado há anos. Além disso, os fanáticos por games podem aproveitar as férias para jogar online.
 
Durante as férias, o Center Shopping oferece um dia de diversão no Hot Park, em Caldas Novas (GO). Para garantir o convite, basta guardar as notas fiscais de compras em estabelecimentos de diversão e gastronomia. Para isso, é preciso juntar R$ 500 e trocar por um ingresso para passar o dia no famoso parque aquático. São válidas as notas fiscais de 16 a 31 de janeiro.
 
GRATUITO
A cidade também tem alternativas para quem não tem condições de arcar com uma colônia de férias para o filho no momento. Dentre as opções gratuitas oferecidas na cidade, um dos mais tradicionais devem ser o Parque do Sabiá. O espaço conta com aquário, pedalinho, pista de skate, piscina, campos e quadras para a prática de esportes, trenzinho e uma área verde para fazer piqueniques.
 
Dentro do parque, estão ainda o Mundo das Crianças, que oferece uma série de brinquedos para a criançada. O Zoológico Municipal, também localizado no Parque do Sabiá, contém mais de 200 espécies de animais, como aves, répteis, mamíferos, entre outros. O local tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h.
 
O Parque Municipal Victório Siquieroli também é gratuito e é conhecido como um local turístico e de lazer em Uberlândia, com muito contato com a natureza. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 8h às 18h. Em dias de feriado, é preciso verificar o horário de abertura e funcionamento.
 
Para um passeio mais cultural, os pais podem levar os filhos para conhecer um pouco mais sobre a história de Uberlândia. Para isso, o Museu Municipal é um passeio obrigatório na cidade. A edificação faz parte da origem do município e abriga o projeto “Nossas Raízes”. O espaço fica aberto das 8h às 17h30 de segunda a sexta e tem entrada gratuita.
 
Outra opção é o Museu do Índio, que abre uma nova exposição nesta sexta-feira (20). O espaço tem como missão colecionar, proteger, interpretar e difundir bens culturais indígenas, buscando o diálogo com a comunidade. Ele foi criado em 1987 e está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU). O acervo é composto por aproximadamente 2,5 mil objetos de cerâmica, plumária, armas e artefatos mágicos e lúdicos.



VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90