Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/12/2022 às 08h30min - Atualizada em 24/12/2022 às 08h30min

Livro “Alviverde Centenário” conta a história do Uberlândia Esporte Clube

Obra foi desenvolvida por alunos de jornalismo da UFU; material pode ser acessado gratuitamente

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Produção fala sobre as principais vitórias do clube e curiosidades da equipe | Foto: Divulgação
Celebrado em 2022, o centenário do Uberlândia Esporte Clube (UEC) virou um livro escrito por alunos de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A obra fala sobre as principais vitórias da história do time e conta outras curiosidades, como o motivo de o mascote do Verdão ser um periquito e sobre os hábitos dos torcedores no estádio.

O livro foi lançado no dia 15 de dezembro e pode ser conferido gratuitamente através de um PDF disponibilizado no site da Comunica UFU. Através da produção, os autores do livro esperam contribuir com a população uberlandense sobre o principal time de futebol da cidade.


“Quando um time faz 100 anos, é muito mais que futebol. Isso afeta a cidade, os torcedores, o amor dos torcedores e também movimenta dinheiro na cidade. É um material que os torcedores podem buscar e precisar daqui a uns 20 ou 50 anos”, afirmou João Marcelo Pozatti, estudante da UFU e um dos idealizadores do trabalho.

Pozatti acredita que um dos melhores momentos que o time deve comemorar é o centenário. Conhecido como “Verdão”, “Periquito” ou “Furacão Vede da Mogiana”, o Uberlândia Esporte Clube foi fundado no dia 1º de novembro de 1922. Entre glórias e decepções, uma coisa é certa: o time tem muita história para ser contada.

O livro, intitulado “Alviverde Centenário”, é resultado de um trabalho do curso de jornalismo desenvolvido na disciplina Mercado Editorial, ministrada pelo professor João Damasio da Silva Neto. Ele orientou os alunos a narrarem as histórias sobre pessoas e lugares que fazem parte do cotidiano do clube.

“O 'Alviverde Centenário' é um livro-reportagem que resgata e comemora os marcos históricos do Uberlândia Esporte Clube, mas vai além deles. Diante de uma história que não tem ainda propriamente um acervo constituído, esse trabalho, rigoroso em apuração e sensível em narrativa, acaba por contribuir para a constituição dessa memória”, explicou o professor.

O estudante Rafael Silva tem a tradição de acompanhar os jogos do Verdão com sua família. “Tenho memórias durante a minha infância de ir ao estádio com meu pai e assistir ao UEC jogar. É emocionante que o livro tenha registrado histórias sobre os jogadores e torcedores. É um trabalho muito importante para Uberlândia”, argumentou.

Fazem parte do projeto de "Alviverde Centenário" 13 estudantes de Jornalismo da UFU: João Marcelo Pozatti, Leonardo Jardim, Matheus Mazon, Andrei Gobbo, Bruna Garcia, Laura Justino, Julia Alvarenga, Luísa Cardoso, Matheus Dias, Eduardo Simões, Monique Mavillyn, Ório Euzébio e Vitor Bueno.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90