Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/11/2022 às 08h00min - Atualizada em 02/11/2022 às 08h00min

Dia de Finados: floriculturas de Uberlândia registram aumento de até 50% nas vendas

Feriado desta quarta-feira (2) impulsionou o movimento de clientes no setor de flores; cemitérios da cidade terão comércio ambulante

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Vendedores ambulantes vão disponibilizar flores e velas nas portas dos cemitérios Bom Pastor e São Pedro | Foto: Danilo Henriques

Comemorado nesta quarta-feira (2), o Dia de Finados impulsionou o movimento de clientes no setor de floriculturas, em Uberlândia. Empresários da cidade relatam que, nos últimos dias, as vendas dos produtos aumentaram em até 50%. 

Gerente do Garden Avenida, Osmar Cardoso revela que a aproximação do Dia de Finados resultou no crescimento da movimentação de clientes no fim da última semana. Segundo ele, a data que homenageia os falecidos sempre aumenta o número de vendas e o faturamento em seu estabelecimento. Em 2022, a expectativa é que o número seja ainda maior.

“Muita gente começou a comprar no fim de semana e o movimento segue constante. Todo ano sempre tem um aumento positivo nessa época. A procura por flores durante a pandemia caiu um pouco, mas agora a gente percebe que está voltando ao normal. Na comparação com o Dia de Finados de 2021, tivemos aumento de 50% em vendas”, disse.

Quem também percebeu elevação de vendas para o feriado foi a proprietária da Pétalas Floricultura, Ana Cariny Marques. Em conversa com o Diário, a empresária afirmou que antecipou a divulgação dos produtos devido à demanda dos clientes. Segundo ela, os itens mais vendidos são as coroas de flores e vasos de crisântemo.

Ana Cariny estima que neste ano, as vendas aumentaram entre 10% e 15% em relação à mesma época do ano passado. Com o crescimento do faturamento, a proprietária da floricultura resolveu não abrir a loja nesta quarta-feira.

“Sabemos que existem muitas vendas nas portas dos cemitérios durante o Dia de Finados. Decidimos fazer essa divulgação antecipada para não abrirmos durante o feriado. Quem deixa para a última hora, sabe que vai conseguir comprar flores nas entradas dos cemitérios. Felizmente, tivemos muitas pessoas que compraram os itens antecipadamente”, argumentou.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

FUNCIONAMENTO
A Prefeitura de Uberlândia divulgou, na última semana, a lista de selecionados para o Comércio e Prestação de Serviços em Áreas Públicas (Comap) nas áreas externas aos cemitérios Campo do Bom Pastor e São Pedro. Os vendedores ambulantes poderão vender itens como flores naturais e artificiais, velas, água e refrigerantes nas áreas externas dos cemitérios da área urbana.

No ano de 2020, os cemitérios receberam visitantes, que, devido à pandemia, foram orientados a manterem práticas preventivas contra a covid-19. Em 2021, 31 vendedores ambulantes credenciados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos comercializaram produtos nos cemitérios São Pedro e Bom Pastor. Em 2022, foram 54 vendedores interessados em comercializar nos locais.

De acordo com o Município, os cemitérios São Pedro e Bom Pastor vão funcionar das 7h às 17h30. O mesmo horário vale para os cemitérios dos distritos de Uberlândia, em Martinésia, Miraporanga e Tapuirama. 

Além disso, em alusão ao Dia de Finados, serão realizadas nesta quarta-feira quatro celebrações religiosas, tanto no cemitério São Pedro, quanto no campo do Bom Pastor. No primeiro, as missas acontecem às 7h30, 9h, 14h30 e 16h. Já no segundo, elas estão previstas para 7h30, 10h, 14h e 16h.

Desde a semana passada, os cemitérios São Pedro, Campo do Bom Pastor e dos distritos administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, receberam reforço nos serviços de manutenção com a realização de roçagens, limpezas, pinturas de meios-fios, além de marcações das áreas de box para comércio ambulante (no caso dos cemitérios urbanos).

“Desempenhamos, rotineiramente, ações de conservação da estrutura dos nossos cemitérios municipais, mas a chegada do Dia de Finados faz com que a quantidade de visitantes se amplie consideravelmente. Por isso, estamos reforçando os trabalhos para melhor receber as pessoas”, comentou a secretária da pasta, Larissa Espíndula.

REFORÇO NO TRANSPORTE
A Prefeitura de Uberlândia vai disponibilizar, nesta quarta-feira, duas linhas especiais de ônibus para atender o público durante o feriado de Finados. De acordo com o Município, a medida visa beneficiar a população que vai visitar os cemitérios municipais Bom Pastor e São Pedro.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) vai abrir a linha S906 (Terminal Planalto/Cemitério Bom Pastor), que fará 15 viagens com a primeira corrida saindo do terminal, às 7h05, com destino ao cemitério até o encerramento. As linhas T140 e T141 darão suporte ao veículo especial. 

Outra linha disponibilizada pela Settran será a S908, que fará 20 viagens com a primeira corrida saindo do Terminal Central às 7h05, com destino ao cemitério São Pedro, até o encerramento. As linhas A160, T105, T142 e T710 darão suporte ao veículo especial.

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90