Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/10/2022 às 08h30min - Atualizada em 22/10/2022 às 08h30min

Nova edição do “Violão Nosso de Cada Dia” acontece neste domingo (23) em Uberlândia

Alessandro Penezzi e Trio Característico irão se apresentar no evento; ingressos estão à venda

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Trio Característico é um grupo uberlandense com trabalhos dedicados ao Choro | Foto: Divulgação
Neste domingo (23), Uberlândia recebe mais uma edição da série “Violão Nosso de Cada Dia”. Dessa vez, o violonista Alessandro Penezzi e Trio Característico se apresentam no Palco de Arte da Uai Q’Dança, a partir de 18h30. Os ingressos estão à venda e podem ser adquiridos no site Sympla.

Apesar de alguns músicos já se conhecerem por trabalhos anteriores, o show que será apresentado está sendo montado especificamente para esta apresentação. Penezzi conta que é uma grande satisfação participar do projeto e vir à cidade de Uberlândia é sempre motivo de celebração.

“Participando de diferentes projetos, já estive em Uberlândia algumas vezes, e pude confirmar a efervescência cultural da cidade e o carinho com que trata a música instrumental brasileira, além de ser celeiro de músicos fabulosos como é o caso do Trio Característico. Me sinto muito feliz e honrado pelo convite. Tenho certeza que realizaremos um show inesquecível”, disse.

A produtora da série, Lorraine Albina, diz que a participação de Alessandro Penezzi e o Trio Característico é para fechar a temporada de 2022 da série. “É a inspiração que precisamos para relembrar o que é ser brasileiro”, afirmou.

O evento é apoiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic). Os ingressos podem ser adquiridos no site Sympla até 23 de outubro pelo valor de R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira).

VIOLÃO NOSSO DE CADA DIA
O Violão Nosso de Cada Dia, desenvolvido via Pmic, em Uberlândia, é uma série de concertos e atividades formativas com foco no violão em suas mais variadas formações instrumentais e de repertórios. Seu principal objetivo é a formação do público uberlandense para conhecer as facetas do instrumento e o aprimoramento musical dos estudantes da linguagem artística da cidade.

Iniciada em 2010, a série foi uma iniciativa do violonista Paulo Vinicius, quando pisaram nos palcos Zoran Dukic, Duo Siqueira Lima e Pablo Marquez. A partir de 2015, a produtora cultural e musicista Lorraine Albina retomou o trabalho.

Desde então, passaram pelos palcos do Violão Nosso de Cada Dia nomes como Badi Assad, João Camarero, Marco Pereira e Toninho Ferragutti, Elodie Bouny, Cainã Cavalcante e Zé Paulo Becker, Guinga e Mônica Salmaso, dentre outros. Em 2019, a série foi finalista do Prêmio Profissionais da Música na categoria “Festival de Música Instrumental”.

ALESSANDRO PENEZZI
Natural de Piracicaba (SP), Alessandro Penezzi é um dos grandes representantes da escola do Violão Brasileiro. Seus concertos já foram vistos em vários países como os Estados Unidos, Rússia, Japão, Gabão, Angola, Itália, Alemanha, Dinamarca, Kosovo, Macedônia, Bélgica, Holanda, Argentina, Uruguai, Colômbia, Marrocos e Portugal.

Formado em Música Popular pela Unicamp, Penezzi vem ministrando cursos, oficinas e seminários em diversos festivais de música no Brasil e no exterior. Já atuou e gravou ao lado de artistas consagrados Dominguinhos, Renato Borghetti, Hermeto Pascoal, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Zimbo Trio, Arismar do Espírito Santo, Beth Carvalho, Sílvio Caldas, Billy Blanco, Alaíde Costa, D. Ivone Lara, além de orquestras como Jazz Sinfônica de São Paulo e Sinfônica de Londres.

Multi-instrumentista e compositor fecundo, suas obras já foram gravadas por artistas como Yamandú Costa, Danilo Brito, Jane Lenoir, entre outros. Em 2015, assinou a trilha sonora do cartoon brasileiro, SOS Fada Manu, encomendado pelo canal Gloob.

Dentre indicações a prêmios recebidos, destacamos o de Melhor CD Instrumental e Melhor solista, pelo álbum “Quebranto”, lançado em parceria com Yamandú Costa em 2017, pelo selo Biscoito Fino.

TRIO CARACTERÍSTICO
O Trio Característico é um grupo uberlandense composto pelos músicos Gabriel Rimoldi, nas flautas; Wellington Gama, no cavaquinho, bandolim e violinha; e Bruno Thayer no violoncelo. Nessa formação ousada, o Trio desenvolve um trabalho dedicado à pesquisa e performance do Choro e gêneros correlatos.

O grupo propõe releituras de obras consagradas do repertório brasileiro e, através de arranjos originais, buscam criar possíveis convergências entre estilos e sonoridades, tradição e inovação, através de um repertório que vai desde compositores do início do séc. XX, tais como Ernesto Nazareth, Garoto, Alice Leal, Pixinguinha e Radamés Gnattali, até os mais contemporâneos como Altamiro Carrilho, Alessandro Penezzi e Egberto Gismonti.


Fundado em 2019, o grupo já se apresentou no Festival Uberlândia tem Choro, Festival Choro da Casa (Ribeirão Preto), Festival de Culturas Populares e na Série Nuances Brasileiras.

SERVIÇO
O QUE: Violão Nosso de Cada Dia
QUEM: Alessandro Penezzi e Trio Característico
ONDE: Palco de Arte da Uai Q’Dança (rua Coronel Manoel Alves, 22, Fundinho)
QUANDO: 23 de outubro, às 18h30
INGRESSOS: disponíveis no site www.sympla.com.br



• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90