Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/10/2022 às 14h28min - Atualizada em 18/10/2022 às 14h28min

UFU celebra Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com série de atividades

Até 27 de outubro, bibliotecas da instituição recebem capacitações, debates e exposições de pinturas modernistas

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
UFU anunciou retomada do projeto BookCrossing nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas | Foto: Milton Santos
As bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebem, até 27 de outubro, uma série de atividades durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Dentre as atrações previstas nos campi da cidade, estão contação de histórias, capacitação em pesquisa científica, sarau poético, ensino de técnicas de manuseio e conservação de livros, cine-debate e exposição de pinturas modernistas.

Instituída em todo o território nacional, a semana do livro é comemorada pelo Sistema de Bibliotecas da UFU, organizada pela Comissão de Cultura e Diversidade e pela Comissão de Competência em Informação. No ano de 2022, o tema central é a “Semana da Arte Moderna 1922-2022”.

Dentre as inúmeras atividades culturais e acadêmico-científicas, fazem alusão, especificamente à Semana de Arte Moderna, a exposição de pinturas modernistas, que acontece até dia 21, na Biblioteca Santa Mônica, e até 27 de outubro, na Biblioteca Umuarama, em Uberlândia. Além disso, há ainda a exposição das obras do Sistema de Bibliotecas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, que vai até 21 no campus Santa Mônica.

Destacam-se, também, na programação presencial das comemorações, a 32ª Edição do Sarau “Sons Poéticos”, a contação de histórias na Biblioteca da Escola de Educação Básica (Eseba) e a Feirinha de Arte e Cultura nesta quarta (19), de 8h às 18h, na Biblioteca Umuarama.

As comemorações também incluem a Reativação do projeto BookCrossing, uma iniciativa mundial definida como a prática de deixar um livro em local público para ser encontrado e lido por outra pessoa que, por sua vez, deverá fazer o mesmo. O projeto será reativado em todas as Bibliotecas UFU nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

No formato remoto, acontece no dia 21, das 14h às 15h30, a palestra: "Boas práticas editoriais aplicadas ao gerenciamento de publicações periódicas de acesso aberto" e, de 24 a 27, nos horários de 9h, 14h e 19h, acontece o 3º Programa de Competência em Informação, que contempla capacitações para auxiliar estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados, em todas as etapas de desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica e científica.

Para conhecer os locais e horários das atividades, basta acessar a programação na página do Sistema de Bibliotecas da UFU, no site https://bibliotecas.ufu.br/.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90