Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/08/2022 às 09h00min - Atualizada em 14/08/2022 às 09h00min

Danilo Caymmi apresenta espetáculo cênico-musical em Uberlândia

Artista fará uma homenagem ao pai com a obra “Viva Caymmi”, neste domingo (14), no Teatro Municipal

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Danilo (à direita) trabalhou diretamente com o pai Dorival antes da década de 80 | Foto: Divulgação
O músico Danilo Caymmi desembarca em Uberlândia neste domingo (14), com o espetáculo “Viva Caymmi”. A apresentação acontecerá no Teatro Municipal, às 20h, e contará com participação especial do músico uberlandense Edson Denizard. Os ingressos estão à venda e podem ser adquiridos pelo site Mega Bilheteria.

Num formato cênico-musical, o espetáculo convida o público para um passeio pela vida, pelos bastidores e pela música de Dorival Caymmi, um dos grandes cantores e compositores da história da música brasileira. Como Caymmi nasceu em 1914 e morreu em 2008, quase um século de histórias são contadas, apresentando um panorama da música no século XX.

O espetáculo usa as ferramentas do teatro e do audiovisual, transcendendo as barreiras do show. Em cena, são dois violões, quatro violinos e dois violoncelos. Como dizia Tom Jobim, “Caymmi é um dos gênios da raça”. 

Em 2022, são 108 anos do nascimento de Dorival Caymmi e em permanente homenagem ao artista, seu filho Danilo Caymmi, em parceria com o diretor musical Flávio Mendes e o ator Nilson Raman, mantém em cartaz desde 2018 o espetáculo dramático-musical “Viva Caymmi”, uma celebração à sua vida e música. 

Muitas pessoas conhecem as músicas de Caymmi, pois são muitos e muitos sucessos, influenciando e sendo referência para várias gerações de artistas, mas as pessoas conhecem pouco as suas histórias. Como foi começar em Salvador, como foi chegar no Rio de Janeiro, as amizades e parcerias que criou durante sua vida. O marido, o pai, o amigo, o músico, o artista multifacetado, sua forma única de olhar a vida e as pessoas, sua permanente fonte de inspiração. 

O espetáculo tem sua base estruturada no storytelling, palavra em inglês que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar uma história, especialidade do ator Nilson Raman, que nos últimos 20 anos foi idealizador e Mestre de Cerimônias dos espetáculos da atriz Bibi Ferreira.

A direção musical é do músico Flávio Mendes, parceiro de muitos anos tanto de Danilo como de Nilson. Com Danilo são mais de 11 anos como arranjador e músico e com Raman, foi o maestro e diretor musical nos últimos 14 anos dos espetáculos de Bibi Ferreira. O espetáculo teve sua estreia em 2018, dentro da programação do Conservatório Pernambucano de Música, no tradicional Festival de Inverno de Garanhuns, em sua 28ª edição.

DANILO CAYMMI
Considerado o herdeiro direto do talento do pai, Danilo Caymmi está num grande momento de carreira. Começou a estudar flauta aos 15 anos e logo se firmou como músico e depois como compositor, mas por incentivo de Tom Jobim começou a cantar. Hoje se destaca como um dos grandes intérpretes do país.

Como músico, trabalhou muito com seu pai, Dorival Caymmi, e com muitos nomes da música brasileira, até entrar para a banda de Tom Jobim, a Banda Nova, em 1984, que viria a mudar sua vida.

Nesse período com Tom, além de flautista, foi um aprendiz do grande maestro estando sempre ao seu lado, acompanhando-o não só nos shows mundo afora, como na Finlândia, Suécia, Estados Unidos, Portugal, Rússia, Alemanha e Argentina, mas esteve presente em inúmeras gravações e arranjos, tornando-se o “band leader” e o “side man” de Tom. 

Começou cantando as músicas “A felicidade” e “Samba do avião”, recebendo críticas no mundo inteiro, o que estimulou ainda mais o seu trabalho solo. Como compositor, tem muitos sucessos, em parceria com o pai, solo ou com outros parceiros. Entre suas canções destacamos “Andança” e “Casaco marrom” que acabam de completar 50 anos de sucesso. Para a televisão compôs para novelas e minisséries como “O que é o amor”, tema de Vera Fischer em Riacho Doce.

Em 2014, ao lado dos irmãos Nana e Dori, receberam o Grammy Latino pelo CD “Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo”. Atualmente, está em turnê cartaz com dois espetáculos comemorativos: “Viva Caymmi”, em homenagem a vida e a música do seu pai, Dorival Caymmi, além de um espetáculo baseado na obra de Tom Jobim, referente ao seu último CD lançado “Danilo Caymmi canta Tom Jobim”.

SERVIÇO
O QUE: espetáculo “Viva Caymmi”
QUEM: Danilo Caymmi
QUANDO: domingo (14), às 20h
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (avenida Rondon Pacheco, 7070, Tibery)
INGRESSOS: a partir de R$ 50, disponíveis no site www.megabilheteria.com (com taxa de conveniência)

Ficha Técnica
Idealização e Direção artística: Nilson Raman
Texto: Nilson Raman e Flávio Mendes
Direção musical, Arranjos e violão: Flavio Mendes
Roteiro: Danilo Caymmi, Flavio Mendes e Nilson Raman
Solista: Danilo Caymmi
Mestre de Cerimônias: Nilson Raman
Realização: Raman Entretenimentos
Produção local: Carlos Guimarães Coelho e Maíra Pelizer – Uberlândia na Rota da Cultura
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90