Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/08/2022 às 08h30min - Atualizada em 11/08/2022 às 08h30min

Uberlândia recebe mais uma edição da série “Violão Nosso de Cada Dia”

Evento agendado para a próxima sexta-feira (12) receberá show de Vanessa Moreno

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Vanessa Moreno é intérprete, compositora e vencedora do prêmio Profissionais da Música | Foto: Lorena Dini
Na sexta-feira (12), Uberlândia recebe mais uma edição da série “Violão Nosso de Cada Dia”. Quem se apresenta no Teatro Municipal dessa vez é a musicista e compositora Vanessa Moreno, vencedora do prêmio Profissionais da Música em 2017 e 2018. Os ingressos estão à venda com valores a partir de R$ 15, no site Mega Bilheteria.

A produtora da série, Lorraine Albina, destaca que “o violão de Vanessa é mais que a base harmônica que segura a melodia da música”. Segundo ela, a música da artista é um acompanhamento que dialoga com melodia e letra, que tem algo a dizer e que é a cereja do bolo que dá sentido à música.

O evento cultural é apoiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic), e reúne uma série de concertos e atividades formativas com foco no violão em suas mais variadas formações instrumentais e de repertórios. O principal objetivo da iniciativa é a formação do público uberlandense para conhecer as facetas do instrumento e o aprimoramento musical dos estudantes da linguagem artística da cidade.

Iniciada em 2010, o Violão Nosso de Cada Dia foi uma iniciativa do violonista Paulo Vinicius, quando pisaram nos palcos Zoran Dukic, Duo Siqueira Lima e Pablo Marquez. A partir de 2015, Lorraine retomou o trabalho via Pmic. Desde então, passaram pelos palcos do evento nomes como Badi Assad, João Camarero, Marco Pereira, Cainã Cavalcante, Zé Paulo Becker e Elodie Bouny.

A ARTISTA
Vanessa Moreno é intérprete, compositora e vencedora do Prêmio Profissionais da Música em 2017 e 2018 na categoria “Cantora”. Em 2021, voltou a vencer o Prêmio como Cantora e também Autora. Natural de São Bernardo do Campo em São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 15 anos por intermédio do violão. A partir de então, vem construindo sua trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiências em diferentes vertentes musicais.

A cantora tem dois discos lançados com o contrabaixista Fi Maróstica, “Vem Ver (2013) e Cores Vivas - Canções de Gilberto Gil (2016)", um CD solo “Em Movimento” (2017), em 2019 lançou “Chão de Flutuar” e 2021 “Yatra-Tá”, em duo com o pianista paraibano Salomão Soares. Vanessa ainda integrou durante quatro anos o trabalho "Saraivada" de Chico Saraiva (Prêmio Visa 2009) ao lado do percussionista Ari Colares. Participou de diversas gravações e shows com artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Fabiana Cozza, Maria Gadu e Chico Pinheiro.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


Durante a pandemia, Vanessa passou a fazer vídeos em duo com artistas e apresentações virtuais extraindo sons de objetos cotidianos, destacando-se e ganhando alcance nas redes sociais. Com o isolamento social, a cantora se reaproximou do instrumento que a levou para a música, o violão, retomando seus processos composicionais e pesquisas de voz e percussão vocal. Dessa reaproximação resultou um álbum lançado em 2021, intitulado "Sentido".

SERVIÇO
O QUE: série “Violão Nosso de Cada Dia”
QUEM: Vanessa Moreno
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (avenida Rondon Pacheco, 7070, Tibery)
QUANDO: sexta-feira (12), às 20h
INGRESSOS: a partir de R$ 15, no site (com taxa de conveniência)

FICHA TÉCNICA
Músico: Vanessa Moreno
Design gráfico: Luana de Oliveira
Fotógrafa: Jisa Dantas
Iluminadora: Ligia Chaim
Técnico de som: Felipe Maciel (Porão Estúdio)
Produção executiva, gestão cultural e direção artística: Lorraine Albina
Apoio: Terra Brasillis, Libertas - Venda & Bar, IARTE – UFU
Incentivo: Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PMIC

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90