Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/07/2022 às 09h30min - Atualizada em 23/07/2022 às 09h30min

Uberlândia recebe exposição “Em volta do tempo”, de Renata Egreja

Exibição acontece na Casa da Cultura até 18 de agosto, com entrada gratuita

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Artista se formou em Artes Visuais em São Paulo e fez mestrado em Paris | Foto: Arquivo Pessoal
Começou na última quinta-feira (14) em Uberlândia a exposição “Em volta do tempo”, da conceituada artista Renata Egreja. A exibição traz uma seleção de pinturas que podem ser conferidas gratuitamente na Galeria de Arte Geraldo Queiroz da Casa da Cultura, no bairro Fundinho. A obra pode ser visitada até 18 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

De acordo com Renata Egreja, a mostra traz a própria trajetória no universo da arte, com a criação de ambientes radiantes em uma pintura de ação que pode transformar positivamente a vitalidade do espaço.

“A exposição remonta minha trajetória na pintura em diversas fases onde é possível observar a predileção pelas cores vigorosas e a gestualidade que resultam em uma pintura alegre e cheia de energia”, pontuou Renata.

Os visitantes poderão notar, também, traços marcantes como transparências, contrastes e sobreposição de cores. “Tudo isso é para criar composições que fazem alusão ao mundo vegetal, com forte inspiração botânica. Nas minhas composições, pode-se perceber a utilização de um repertório ornamental para criar pinturas que dialogam com a linguagem barroca e que fazem alusão a imagética carnavalesca e ao universo do bordado tão presentes no imaginário brasileiro”, complementou a pintora.

A ARTISTA
Renata Egreja nasceu na cidade de São Paulo em 1984. A pintura sempre fez parte da sua vida e o ingresso na faculdade de Artes Visuais da Fundação Armando Alvarez Penteado (FAAP) em 2005 foi a porta de entrada para sua inserção no circuito das artes.

Em 2008, a artista se mudou para Paris, onde finalizou a graduação e o mestrado na Ecole des Beaus Arts (ENSBA). Em 2010 retornou ao Brasil, abriu seu atelier na Vila Ipojuca, em São Paulo. A arte de Egreja foi exposta em diversas galerias de arte e instituições públicas como Museu de arte de Ribeirão Preto (MARP), Instituto Tomie Ohtake, MACS Sorocaba, dentre outros. Sua obra está presente em diversas coleções destacando-se a do Palácio do Itamaraty e do Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP).

SERVIÇO
O QUE: Exposição “Em volta do tempo”
QUEM: Renata Egreja
QUANDO: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, até o dia 18 de agosto
ONDE: Casa da Cultura (Praça Cel. Carneiro, 89, bairro Fundinho)
ENTRADA GRATUITA


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90