Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/07/2022 às 14h31min - Atualizada em 06/07/2022 às 14h31min

1º Encontro de Trompetes acontece nesta semana em Uberlândia

Evento é gratuito e acontece até sexta (8), no Conservatório Cora Pavan Capparelli

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Moisés Araújo comandará prática em conjunto durante as atividades | Foto: Divulgação
Uberlândia recebe, até o dia 8 de julho, o primeiro Encontro de Trompetes. O evento acontece no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli e promove gratuitamente recitais, apresentações musicais, palestras, master class, atividades de prática em conjunto, workshop e aquecimentos destinados a trompetistas e outros instrumentistas.

O encontro terá a participação de renomados trompetistas como Paulinho Viveiro (SP), Altair Martins (RJ), Moisés Araújo (DF) e Elder Thomas (MG), além de apresentações com a Banda Sinfônica do Conservatório, Banda Municipal de Uberlândia, Orquestra Popular do Cerrado e apresentações com as turmas de prática de conjunto do festival. 

O I Encontro de Trompetes de Uberlândia tem o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e conta com o apoio do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli e da Oficina do Sopro e BomSom. 

PROFESSORES
Altair Martins (RJ): Altair Martins participou de aproximadamente 2000 gravações para empresas como Sony Music, Emi-Odeon, Warner e Universal com nomes como Cauby Peixoto, Leila Pinheiro, Carlos Lira, Wanda Sá, Ed Mota, Chico Buarque, Joana, Gilberto Gil, Fagner, Rita Lee, Erasmo Carlos, Martinho da Vila, MPB4 & Quarteto em Cy, Elba Ramalho, Banda Eva, Alexandre Pires, Ângela Maria, Agnaldo Timóteo, Cidade Negra, Caetano Veloso, e muitos outros.

Paulinho Viveiro (SP): Paulinho possui intensa atuação como professor, palestrante e concertista nos principais festivais de música do Brasil, América Latina e Europa. Participou de concertos com Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Acadêmica de São Paulo, Orquestra de Câmara Paulista e Sinfonietta Fortíssima.

Moisés Araújo (DF): Moisés é músico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, foi professor do CIVEBRA nos anos de 2007, 2021 e 2022. Participou do Festival SESC de música de Pelotas em 2012 e 2013, do Gramado in Concert 2015 e 2016, da ABT (Associação Brasileira de Trompetistas) ministrando aulas em Curitiba no ano de 2011 e Porto Alegre em 2015. Ao longo de sua carreira dividiu o palco com Só Pra Contrariar, Alexandre Pires, Bruno & Marrone, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Natiruts.

Elder Thomaz (MG): Elder tem atuado como músico, arranjador e compositor em diversos grupos musicais entre os quais podemos citar FAMES Jazz Band, Orquestra Pop&Jazz do IFES, Banda Sinfônica da Fames, Orquestra Sinfônica da Fames, Orquestra Camerata Sesi, Orquestra Popular do Cerrado e UberBrass Quinteto. Atua também como pesquisador na área de pedagogia da performance, música de câmara e música popular, ministrando aulas, oficinas e workshops. Na cidade de Uberlândia participou das últimas edições do Festival Timbre Instrumental e do Projeto In Cantus como músico e regente/coordenador da Orquestra Popular do Cerrado. Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal de Uberlândia, onde ministra disciplinas relacionadas ao trompete, regente/coordenador da Orquestra Popular do Cerrado - OPC e membro do quinteto de metais UberBrass.

PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (6)
15h30 – Prática de conjunto: Música Brasileira com o professor Moisés Araújo
19h – Apresentação da prática de Música Brasileira
19h30 – Apresentação da Orquestra Popular do Cerrado (OPC)

Quinta-feira (7)
8h – Apresentação da Banda Municipal de Uberlândia
8h30 – Aquecimento com o professor Paulo Viveiro
9h30 – Master Class: Improvisação no Jazz com o professor Altair Martins
13h30 – Oficina de Lead Trumpet: O papel do primeiro trompete na liderança de uma Big Band com o professor Altair Martins
15h30 – Prática de Conjunto: Repertório erudito com o professor Paulo Viveiro
19h – Apresentação do Quarteto do Triângulo
19h30 – Recital de Trompete e Piano com Paulo Viveiro e Grazielle Almeida

Sexta-feira (8)
8h – Apresentação da Banda Municipal de Uberlândia
8h30 – Aquecimento com o professor Altair Martins
9h30 – Prática de Conjunto: Repertório Big Band com o professor Altair Martins
13h30 – Prática de Conjunto: Repertório popular com o professor Altair Martins
15h30 – Palestra sobre manutenção preventiva para instrumentos de sopro
19h – Apresentação da prática de conjunto do repertório erudito com o professor Paulo Viveiro
19h30 – Show de encerramento com Altair Martins, Quarteto do Triângulo e convidados


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90