Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/06/2022 às 08h30min - Atualizada em 16/06/2022 às 08h30min

Falsa Cia de Uberlândia encena clássico de Nelson Rodrigues

“Vestido de Noiva” teve a primeira montagem em 1943 e revolucionou o teatro brasileiro

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Peça será exibida em quatro sessões no Espaço Grupontapé de Teatro | Foto: RAFAEL MICHALICHEM
Voltando aos palcos presenciais, a Falsa Cia de Teatro de Uberlândia apresenta, de 16 a 19 de junho, uma das grandes obras de Nelson Rodrigues. Prestes a completar 80 anos de sua primeira montagem (1943), “Vestido de Noiva” ainda arrebata corações e mentes, e chega aos palcos da cidade em quatro sessões no Espaço Grupontapé de Teatro.

A leitura do texto se tornou um divisor de águas não só para o jornalista e dramaturgo carioca, mas para o teatro brasileiro. Na época, Nelson Rodrigues começava a deixar de lado o jornalismo para se dedicar mais à dramaturgia com uma história desenvolvida em três atos, abordando três planos: realidade, memória e alucinação.

Para o diretor do espetáculo viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), Rafael Michalichem, em termos de trama, Nelson não deixa nada a desejar em relação a grandes outras obras. O que a Falsa Cia quer é trazer a viagem para o presente, numa tentativa de encontrar com esses acontecimentos em diálogo com o nosso momento.

“A anacronia e desmaterialização da realidade pelos planos da memória e da alucinação são a parte mais complexa para mim e, acredito, para qualquer pessoa que se aventure nesse texto. Como que se pode dar ritmo e concretude para um abrir e fechar constante de parênteses, um labirinto cheio de surpresas, prazeres e desprazeres? Constituir uma imagem rapidamente e logo ver ela ir embora. Isso é o mais desafiador, do meu ponto de vista'', explicou.

Segundo o diretor, o público pode esperar o melhor da companhia teatral uberlandense. “O processo se pretendia presencial desde o começo, mas num formato que era distinto, na rua, então já estávamos com isso em mente. Mas a aproximação com a concretização desse encontro nos deixa animados para isso, sentir de novo a energia correndo entre a cena e o público, e nos vermos frente a frente com quem vamos trocar é um desejo e um prazer”, disse o diretor.

SINOPSE
“Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, apresenta Alaíde, uma mulher que após ser atropelada, começa a viver uma jornada interna que a coloca em contato com diferentes momentos de sua vida. Ela está presa entre a vida e a morte, entre a moralidade e a perversão, entre o privado e o público, entre o casamento e a liberdade. Irônico como isso parece dialogar com o nosso tempo.

Na vertiginosa e urbana viagem de Alaíde por dentro de suas percepções, o público conhecerá Lúcia, Pedro e Madame Clessi, que vão, quem sabe, ajudar a protagonista a encontrar uma saída desse labirinto psíquico em que se encontra. Quando encontramos com os limites da vida, às vezes viramos notícia.

SOBRE A FALSA CIA
Fundada em 2018, a Falsa Cia de Teatro vive um novo começo. Metade de sua existência foi em um cenário de pandemia, que castigou a todas as artes, todo o mundo, e deixou feridas que demorarão cicatrizar. Por isso, a arte teatral se torna mais urgente e necessária.

SERVIÇO
O QUE: Espetáculo teatral “Vestido de Noiva”
QUEM: Falsa Cia
QUANDO: 16, 17 18 e 19 de junho, sempre às 19h
ONDE: Espaço Grupontapé de Teatro (rua Tupaciguara, 471, bairro Aparecida)
INGRESSOS: R$ 10 meia-entrada e R$ 20 inteira (www.sympla.com.br)
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

FICHA TÉCNICA
Elenco: Claudia Miranda, Juliana Nazar, Panmela Tadeu, Thiago Di Guerra
Texto: Nelson Rodrigues
Direção, Figurino, Sonoplastia, Fotografia e Design Gráfico: Rafael Michalichem
Preparação Corporal: Panmela Tadeu
Iluminação: Camila Tiago
Cenografia e Visualidades: Camila Tiago e Rafael Michalichem
Máscaras: Thaísea Mazza
Captação De Vídeo: Yuji Kodato
Técnico de Luz: Adriel Parreira
Assessoria de Imprensa: Adreana Oliveira
Produção Executiva: Falsa Cia e Karina Silva
Gestão Falsa Cia: e Camila Amuy
Patrocínio: PMIC


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90