Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/05/2022 às 09h00min - Atualizada em 19/05/2022 às 09h00min

Prática de atividades físicas no frio requer atenção com hidratação e aquecimento, aponta educador físico de Uberlândia

Cuidados extras também incluem uso de roupas adequadas para as baixas temperaturas

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Pista de corrida no Parque do Sabiá funciona todos os dias na cidade | Foto: Divulgação
Com a chegada das baixas temperaturas, a prática de exercícios físicos passa a exigir alguns cuidados extras. Entre os principais estão o uso de roupas adequadas, hidratação e aquecimento, especialmente no caso da caminhada e da corrida, duas das atividades mais praticadas no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Segundo o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, o aquecimento deve ser feito em qualquer época do ano, mas se torna ainda mais importante em dias frios. No Parque do Sabiá, por exemplo, ele pode ser feito na pista de corrida ou nos aparelhos das academias ao ar livre.

“O aquecimento é um exercício preparatório capaz de prevenir lesões e proporcionar inúmeros benefícios, como o aumento da mobilidade das articulações e o fortalecimento dos ligamentos e tendões”, explicou.

Medeiros também chamou a atenção para o uso de roupas adequadas durante a prática de atividades físicas ao ar livre. “Roupas que não aquecem o suficiente deixam as pessoas sujeitas a problemas como a hipotermia, porém é importante se lembrar que o corpo esquentará ao longo do exercício. Sendo assim, o indicado é iniciar a atividade com uma blusa que seja fácil de tirar, caso necessário”, disse.
 
Outro aspecto que merece atenção, segundo Robson Medeiros, é a hidratação. “Em dias mais frios, as pessoas tendem a consumir menos água, o que é um erro, já que o corpo também perde líquidos durante a prática de exercícios físicos. A orientação é que se hidrate antes, durante e depois das atividades físicas”, completou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

A pista de corrida e caminhada do Parque do Sabiá funciona de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h30 (com entrada permitida até as 19h30); aos sábados, das 5h às 21h (com entrada permitida até as 20h) e aos domingos, das 5h às 18h (com entrada permitida até as 17h).

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90