10/05/2022 às 14h15min - Atualizada em 10/05/2022 às 14h15min

Vídeo currículo: 5 dicas de como fazer o seu

Formato facilita identificação de atributos importantes como a criatividade e fluência verbal do futuro colaborador

ESPECIAL PARA O DIÁRIO | MAX PIRES
Foto: FreePik
Montar um currículo é sempre uma tarefa que exige atenção. É por meio dele que as empresas te conhecerão melhor e será através das informações colocadas nele que julgarão se você é apto ou não para determinado cargo. 

A palavra “currículo” vem do latim curriculum, que remete a tempo corrido e podemos dizer que a melhor tradução para curriculum vitae seja espaço de vida, ou seja, refere-se ao que se fez nesse período. 

Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar diversas dicas e formatos de currículos que facilitarão muito na hora de produzir o seu e atualmente currículos mais “divertidos” são mais comuns e vêm tomando o lugar daquele CV tradicional.

Para algumas profissões, um currículo criativo se torna essencial no objetivo de se destacar em meio aos concorrentes, por isso é muito importante estar atento ao que as empresas têm buscado e principalmente aos detalhes da vaga que você está procurando. 

O vídeo currículo faz parte dessa evolução pois nele, a apresentação sobre o seu “espaço de vida” é feita de forma dinâmica e facilita etapas. Além de evitar o deslocamento do candidato e alcançar profissionais de outras cidades, ajuda também os recrutadores a identificar atributos importantes como a criatividade e fluência verbal do futuro colaborador. Outro aspecto, é o zelo pela saúde e segurança de todos nesse período de pandemia e distanciamento social. 

Pensando em todos esses pontos, veja a seguir 5 dicas de como montar o seu currículo em vídeo e se destacar no departamento de recrutamento e seleção:

Local de gravação
Certifique-se de que o espaço onde vai gravar o seu vídeo seja bem iluminado e silencioso e opte por um fundo neutro e organizado, com poucos objetos de decoração para que toda a atenção do recrutador seja em você e no que você tem a dizer. 

Como se vestir 
Você estará transmitindo a sua marca pessoal no vídeo, atente-se ao cargo ao qual você está disputando, pesquise sobre a identidade da empresa e com base nisso escolha uma roupa mais formal ou mais despojada. De qualquer forma, evite peças amassadas, sujas ou com qualquer sinal de desleixo, pois os poucos minutos que você vai aparecer na tela devem ser aproveitados com a maior impecabilidade possível.

Equipamentos
Garanta que o material usado para gravar o seu vídeo entregue um enquadramento adequado, geralmente do busto para cima e olhando diretamente para a lente. Sua câmera ou celular deve estar sempre na horizontal e deve-se manter o equipamento em um local estável para que a imagem não fique tremida. 

Atente-se também à qualidade da imagem e som do vídeo e utilize recursos de corte e transição se precisar eliminar cenas desnecessárias do seu conteúdo, como respirações muito longas, barulhos, erros de fala, etc. O Invideo, editor online, oferece ferramentas específicas para esse modelo de vídeo, além de templates, legendas e adereços que podem melhorar o seu material audiovisual para entregar à empresa. Fica a dica;

Preste atenção no tempo
Um vídeo currículo deve ser curto e objetivo. Ele deve ir de 30 segundos a no máximo 3 minutos, portanto tente chamar a atenção logo no início. Devido a alta quantidade de currículos recebidos, um recrutador pode descartar o seu CV nos primeiros 30 segundos, caso não tenha despertado nenhum interesse ou combinação com a vaga.

O que falar?
Você pode começar se apresentando com os dados básicos, como nome, idade e local onde reside.  Em seguida fale o que você tem feito atualmente, como cursos ou trabalhos em andamento, diga também onde trabalhou, suas características profissionais, seus resultados conquistados e quais são seus projetos futuros. 

É importante dizer também por qual motivo você se identifica com a vaga oferecida. Evite também gírias e erros de português e faça um roteiro, mesmo que não seja lido no decorrer do vídeo. Ensaie algumas vezes antes de gravar até se sentir seguro, o treino ajudará a melhorar a sua apresentação. E lembre-se de ser você mesmo! Nada de respostas prontas ou tentar ser alguém que você não é, esses são dois erros graves e devem ser evitados.

Aproveite as dicas e boa sorte com a seleção!



Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »