Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/03/2022 às 08h30min - Atualizada em 26/03/2022 às 08h30min

Pacientes do Caps apresentam espetáculo em Uberlândia

Evento acontecerá no dia 31 de março no Cineteatro Nininha Rocha e é aberto ao público

DA REDAÇÃO
Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental promove estímulo cultural a pacientes com transtornos mentais | Foto: DANILO HENRIQUES/SECRETARIA DE GOVERNO E COMUNICAÇÃO
Neste mês, o Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental de Uberlândia completa 14 anos. O projeto de inclusão social integra as atividades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) desde 2008, e para celebrar a data, o espaço apresentará o espetáculo “Talentosamente: 14 anos de Arte, Cultura e Saúde Mental”, no dia 31 de março.

O evento será aberto ao público e acontecerá das 14h às 18h, no Cineteatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura. O espetáculo será apresentado pelos pacientes, que por meio da dança, música e teatro e de performances de audiovisual, transmitirão a arte com um novo significado, além da exposição de suas lutas diárias.

A comemoração em forma de espetáculo é uma forma de adentrar no espaço cultural da cidade, como explica a gerente do Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental, Aline Schwartz. “Este espetáculo nasce da junção de todos os nossos processos criativos. Por meio das apresentações também queremos ampliar o reconhecimento artístico dos usuários da saúde mental na sociedade”.

ESPAÇO PARA A CRIATIVIDADE
Com o objetivo de construir um novo olhar para pessoas com transtornos mentais graves e proporcionar conhecimento, sociabilidade, inclusão e produção cultural, o espaço nasceu em março de 2008. Os trabalhos realizados contam com uma equipe multiprofissional, que vai além da clínica subjetiva, uma vez que estimula e cria o resgate de laços sociais e culturais, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do usuário do serviço.

No espaço, que funciona na rua Patrulheiro Osmar Tavares, 1.516, no bairro Santa Mônica, são ministradas oficinas, práticas corporais e expressivas de forma lúdico-operativa, como pintura, reciclagem, bordado, fuxico, leitura, passeios, relaxamento, caminhadas e outras, que permitem ao usuário ressignificar seu convívio com o mundo.

“O Centro de Convivência é um espaço de interação acessível e capaz de promover novas perspectivas e oportunidades através da arte. As atividades são realizadas diariamente e cada paciente pode escolher o que estiver de acordo com seu interesse ou condição físico-emocional. Para participar das atividades, os pacientes devem ser encaminhados pelas unidades de básicas de saúde da rede municipal, pelos Centros de Atenção Psicossocial ou também por profissionais da rede particular”, disse Aline.

SERVIÇO
O QUE: Espetáculo “Talentosamente: 14 anos de Arte, Cultura e Saúde”
QUANDO: 31 de março, das 14h às 18h
ONDE: Cineteatro Nininha Rocha (Centro Municipal de Cultura)
ENTRADA GRÁTIS


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90