Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/03/2022 às 08h30min - Atualizada em 20/03/2022 às 08h30min

Uberlândia recebe evento sobre a cultura indiana

Serão promovidas atividades gratuitas, como palestras, dança, show musical e feira

DA REDAÇÃO
A feira será um espaço de exposição e comercialização voltado para produtores locais | Foto: Pixabay
Uberlândia será palco, a partir do dia 30 de março, da 2ª edição do Sintonia Cultural: Conexão Uberlândia-Índia. Serão promovidas atividades gratuitas sobre a cultura indiana, como palestras, dança, meditação, show musical, teatro e feira. Entre os destaques, o aclamado monólogo “Gandhi, A Ética Inspiradora”, com o ator João Signorelli.

“Esse é um projeto pelo qual tenho muito carinho, pois celebra e difunde conhecimento sobre práticas que realmente mudam a nossa vida. Em torno de 30 pessoas participam diretamente dessa realização, incluindo convidados especiais, como a médica e terapeuta ayurveda Ananda Ruguê, o especialista em Psicologia, Fisiologia e Yoga Roberto Simões e o próprio João Signorelli”, contou a organizadora e instrutora de yoga Lidia Tostes.

O evento será dividido em momentos online e presencial. Na abertura do Sintonia Cultural, em 30 de março, Ananda Ruguê conduzirá uma live sobre o tema "A Cultura Indiana e os seus benefícios para a Mulher".

No segundo dia, o público acompanha a live com Rogério Simões, que também é pós-doutorado em Ciência da Religião e falará, direto de Santa Catarina (SC), sobre a chegada da filosofia do Yoga ao Brasil.

No dia 1º de abril, a programação acontece no Cine Teatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura. Os terapeutas ayurveda Marcos Vinícius Cunha e Zé Henrique Pareja apresentarão, no final da tarde, a palestra online sobre as plantas indianas no Brasil, com transmissão online simultânea.

À noite, haverá o show de mantras com o Grupo Alimento dos Deuses, a partir das 20h.

Para o último dia, o roteiro começa logo cedo com exercícios de respiração e meditação. À tarde, tem a oficina Dança Odissi, com a dançarina Carol Vaz, e atividade lúdica voltada para pais e filhos com o educador físico e terapeuta holístico Stenio Ramos.

FEIRA
Junto à programação, o público poderá conferir a Feira Indiana, na sexta (1º), das 17h às 21h30, e no sábado (2), das 16h às 22h, no Centro Municipal de Cultura.

A feira será um espaço de exposição e comercialização voltado para produtores locais. Alimentos orgânicos e artigos esotéricos, de artesanato e aromaterapia são alguns dos produtos disponibilizados, além de intervenções artísticas.

ESPETÁCULO
Para fechar a 2ª edição do Sintonia Cultural: Conexão Uberlândia-Índia, o Cine Teatro Nininha Rocha recebe, às 20h do dia 2 de abril, o monólogo "Gandhi, A Ética Inspiradora".

A peça é encenada há 15 anos pelo renomado ator João Signorelli, que estrelou produções como "Salve Jorge", "Surtadas na Yoga" e "Caminhos das Índias".

Na pele de Mahatma Gandhi (1869-1948), com roteiro de Miguel Filiage e Bene Catanante, Signorelli se volta para o momento em que o líder pacifista indiano inicia um jejum, como forma de chamar a atenção para a os pensamentos preconceituosos e sombrios que alimentam os povos.

O monólogo tem duração de 50 minutos e direção de Paulo Moretti. No domingo (4), a peça terá exibição extra para a comunidade carente do assentamento Monte Horebe, em Uberlândia, como contrapartida da aprovação pelo Pmic.

PROGRAMAÇÃO

·         30/03 (quarta), 10h, Palestra online
Tema: A cultura indiana e os seus benefícios para a mulher com Ananda Ruguê
Transmissão pelo instagram do Sintonia Cultural
 
·         31/03 (quinta), 20h, Palestra online
Tema: Como a filosofia do yoga chegou ao Brasil com Rogério Simões, de Santa Catarina
Transmissão pelo instagram do Sintonia Cultural
 
·      01/04 (sexta), 20h, Cine Teatro Nininha Rocha (Centro Municipal de Cultura)
17h às 21h30: Feira Indiana
18h: Palestra online - As plantas indianas no Brasil, com Marcos Vinícius Cunha e Zé Henrique Pareja
Transmissão pelo instagram do Sintonia Cultural
20h: Show de mantras - Grupo Alimento dos Deuses
Ingresso gratuito que deve ser retirado nas lojas parceiras do evento, e arrecadação de 1 quilo de alimento não perecível que deve ser levado no dia

·         02/04 (sábado), Centro Municipal de Cultura
10h: Técnicas de respiração e meditação
16h às 22h: Feira Indiana
15h: Oficina Dança Odissi Com Carol Vaz, no Cine Teatro Nininha Rocha;
17h: Vivência pais e filhos, com Stenio Roberto de Moura Ramos, no playground;
19h: Noite cultural indiana com a peça teatral “Gandhi, a ética inspiradora” com João Signorelli.

·         03/04 (domingo)
Sessão da peça Gandhi no assentamento Monte Horebe em Uberlândia para comunidade carente.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90