Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/03/2022 às 07h22min - Atualizada em 15/03/2022 às 07h22min

Companhia UAI Q Dança lança novo espetáculo

Projeto "Sementes" será disponibilizado no dia 19 de março de forma online

DA REDAÇÃO
“Semente” é uma viagem a partir de questionamentos específicos sobre a fertilidade feminina | Foto: MALU TEODORO
A companhia de Uberlândia UAI Q Dança lançará, no próximo sábado (19), o novo espetáculo “Semente”. Neste projeto, em formato de videodança, a instituição uberlandense reforça o DNA questionador, honesto e belo que permeia suas criações. Além da exibição online, haverá outras apresentações em espaços diferentes da cidade, seguidas por uma conversa com as criadoras. 

Concebido, dirigido e roteirizado por sua fundadora, Fernanda Bevilaqua, assim, como a arte, essa performance estrelada por Luciane Segatto e Panmela Tadeu traz mais perguntas do que respostas. “Essa é uma criação que parte de inquietações pessoais de cada artista que se lançou ao trabalho. Para nós é interessante que essas perguntas se multipliquem a partir da visão dos espectadores. Quando damos muitas respostas, deixamos de aproveitar os caminhos da obra e fechamos muitas vezes na superficialidade dela”, explicou Fernanda.

O vídeo do espetáculo será lançado às 18h no canal de Youtube do UAI Q Dança.                                                      (https://www.youtube.com/channel/UC2yHEC5zh5B4uxmCmTT38Ug) 
A primeira exibição com roda de conversa confirmada, via plataforma zoom, será com a ONG SOS Mulher e Família, de Uberlândia, no dia 26 de março, das 10 às 11h30. “Fazemos questão de estar em roda com as mulheres que compõem essa ONG que chega há 25 anos de história em nossa cidade”, afirmou Fernanda.

SINOPSE
“Semente” é uma viagem ao início da vida, à criação e concepção de um ser a partir de questionamentos específicos sobre a fertilidade feminina, é isso que dispara as provocações levantadas pelas artistas. A temática foi o que moveu o desejo das artistas intérpretes e pesquisadoras para essa nova investida criativa. 

A performance traz questões sobre desejos, criação, nascimento e como a mulher tem lidado com ideias apreendidas da cultura que a colocam numa condição associada quase sempre a um solo fértil e competente para receber sementes e dar frutos. Questões complexas que envolvem a origem da vida de um ser humano, no caso nascida e carimbada no cartório com o sexo feminino. 
O grupo começa essa nova fase, em um momento em que começamos a respirar diante de tudo que a pandemia deixou, contemplando um público de homens, mulheres, casais transgêneros, binários ou não e, no viés da dança e das imagens com perguntas-chave sobre o tripé em que será sustentado a criação inicial: casa, fertilidade e criação.

SERVIÇO
O QUE: “Semente” - espetáculo de vídeodança
QUEM: Cia UAI Q Dança
DATA DE EXIBIÇÃO: 19 de março
HORÁRIO: 18h
ONDE ASSISTIR: Canal UAI Q Dança no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC2yHEC5zh5B4uxmCmTT38Ug) 
EXIBIÇÃO COM RODA DE CONVERSA COM A S.O.S MULHER E FAMÍLIA
DATA: 26 de março
HORÁRIO: 10h às 11h30
LINK: será disponibilizado no dia no instagram @sementeuaiqdanca

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90