Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/03/2022 às 09h00min - Atualizada em 13/03/2022 às 09h00min

Piloto uberlandense lidera Campeonato Paulista de Automobilismo

De quatro corridas realizadas, Gustavo Acosta venceu duas e foi pódio em todas

IGOR MARTINS
Participante segue se preparando para as próximas etapas, que acontecem em abril | Foto: COMPETIKAR/DIVULGAÇÃO
Líder do Campeonato Paulista de Automobilismo, o piloto uberlandense Gustavo Acosta segue se preparando para as próximas etapas da competição, que acontecem em abril. De quatro fases realizadas, o participante ganhou duas, ficou em segundo lugar e na última corrida ficou na terceira colocação após problemas mecânicos no carro.

Representante da equipe Competikar, o piloto comentou sobre o campeonato organizado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e a preparação visando as duas corridas que acontecem em abril, nos autódromos de Interlagos e Velocitta. Segundo ele, mesmo com a liderança momentânea na competição, é importante manter o foco.

“Ficamos muito empolgados com as duas vitórias, estamos com o equipamento muito evoluído, mas não posso dar bobeira. O pessoal de São Paulo está correndo atrás. Estamos com a expectativa alta, empolgados com a liderança, mas seguimos testando equipamentos e fazendo melhorias no carro. Tenho treinado pesado questões físicas e de reflexo”, disse.

O participante da categoria Evolution, que usa carros de 1600cc, falou ainda sobre a emoção de pilotar em Interlagos, autódromo famoso mundialmente por receber grandes prêmios da maior categoria de automobilismo, a Fórmula 1.

“Era um sonho meu pilotar em Interlagos. Confesso que a primeira vez que pilotei eu fiquei emocionado. Quando estamos dentro do carro, não deixamos de pensar no que já aconteceu. É uma pista desafiadora, técnica e cheia de segredos. É um verdadeiro templo do automobilismo mundial, com uma estrutura muito bem montada. Quando a gente vai para lá, a gente precisa segurar a emoção. Quando você está no carro e olha para o lado, vê a arquibancada cheia, é difícil não pensar em Ayrton Senna ou Rubens Barrichello. Interlagos tem uma energia diferente”, falou Gustavo.

CRESCIMENTO
O piloto de Uberlândia falou ainda sobre a importância da competição para a cidade. Além de Gustavo Acosta, outros participantes do município também estão presentes no Campeonato Paulista de Automobilismo. “Uberlândia ficou muito tempo fora do cenário do automobilismo nacional. Estamos voltando forte. De quatro etapas realizadas, Uberlândia já ganhou três. Isso definitivamente coloca a cidade em evidência”, complementou.

Por fim, Acosta repercutiu uma das principais notícias envolvendo o Brasil no automobilismo recentemente. O piloto brasileiro Pietro Fittipaldi foi cotado para substituir Nikita Mazepin pela Haas, equipe da Fórmula 1. O russo teve o seu contrato rompido após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia.

No entanto, o brasileiro foi preterido por Kevin Magnussen e será o piloto reserva da equipe. Segundo Gustavo, o Brasil tem passado por uma safra grande de pilotos e acredita que o país terá muitas opções futuramente. Segundo ele, um piloto brasileiro na principal categoria de automobilismo do mundo ajudaria ainda mais na popularização do esporte no país.

“O Pietro é um piloto muito bom, acho que vai mostrar o trabalho dele. Com um piloto do Brasil na F1, o brasileiro volta a ter vontade de acordar no domingo de manhã e acompanhar uma corrida. Nós temos 15 pilotos na Fórmula 4 almejando a Fórmula 1, então acho que futuramente teremos muitos atletas de qualidade inseridos na categoria”, finalizou.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90