Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/01/2022 às 18h31min - Atualizada em 03/01/2022 às 18h31min

Verdão inicia ano com reapresentação e treino

Time estreia no Mineiro contra o Athletic no Parque do Sabiá

SÍLVIO AZEVEDO
Os trabalhos de preparação para 2022 começaram ainda no início de dezembro de 2021 / Foto: DIVULGAÇÃO/UEC
Após as festas de final de ano, a equipe do Uberlândia Esporte Clube (UEC) se reapresentou no Centro de Treinamento Ninho do Periquito nesta segunda-feira (3) para recomeçar os trabalhos de preparação para a disputa do Campeonato Mineiro.

Faltando pouco mais de 20 dias para a estreia, o elenco está fechado e os trabalhos de condicionamento físico, técnico e tático seguem durante essa semana, com treinos diários de segunda a domingo. Serão três treinos em período integral e quatro somente pela manhã.

Em 2021, o time foi montado oficialmente somente depois do 1º de janeiro, já que houve mudança de diretoria. Os trabalhos de preparação para 2022 começaram ainda no início de dezembro, com a apresentação do time que participará do Estadual. A antecipação ajudou no desenvolvimento do trabalho da comissão técnica.

“A gente já tinha um padrão bom de pré-temporada, com 30 dias bem trabalhados, com três jogos-treinos e isso adiantou o processo. Agora é aprimorar a parte tática, que os atletas sustentem os 90 minutos. Para a estreia estão todos na sua melhor capacidade”, disse o diretor de futebol do clube, Altamir Júnior, o Juninho.

Em ano que haverá a Copa do Mundo, em novembro no Catar, o calendário do futebol brasileiro foi antecipado e, com isso, as federações estaduais tiveram que achatar a distância entre os jogos, com partidas acontecendo no meio e finais de semana. O resultado é pouco tempo para preparação e recuperação dos atletas.

“Depois que começar o campeonato não treina mais. Basicamente faz manutenção, descansa quem joga e treina quem não joga. E é o que estamos fazendo. Quanto mais próximo do ideal a gente conseguir, melhores os resultados. Por isso estamos trabalhando duro agora”, explicou Juninho.

Para conseguir manter o nível durante os jogos, foi contratado um grupo de atletas homogêneos, com estilos de jogo similares em cada uma das posições, gerando uma disputa saudável pela posição de titularidade, mas com peças de reposição que não deixam a qualidade cair.

“Você tem que fazer com que todos estejam motivados na tentativa de se tornar titulares. Com isso não se rotula quem é titular ou reserva, pois todos têm as mesmas condições. Por isso temos um grupo muito parelho e equilibrado”.

Desde a apresentação do elenco, o UEC já fez três jogos-treino. O último foi na última quinta-feira (30), quando venceu o Unaí Futebol Clube por 3 a 1, fora de casa, com gols de Mateus Mendes, Daniel Ribeiro e William Mineiro. Brendow descontou para os donos da casa.

“São jogos que servem de preparação. A gente não tira carga física, eles viajam com a perna inchada. Eles viajaram 300km para Sertãozinho, 400km para Leme e 450 para Unaí, isso nos dias dos jogos. Então não nos preocupamos somente com o rendimento, que foi muito bom, mas também com o físico, o técnico e o tático”.

O Uberlândia Esporte Clube estreia no Campeonato Mineiro contra o Athletic, de São João Del Rey, no dia 26 de janeiro no Parque do Sabiá. O horário da partida ainda não foi divulgado pela Federação Mineira de Futebol.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90