Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/11/2021 às 09h30min - Atualizada em 17/11/2021 às 09h30min

4ª Mostra de Cinema Casa Aberta começa na sexta (19)

Projeto da Trupe de Truões exibirá 29 filmes que abordam diversos temas

DA REDAÇÃO
Mostra proporcionará ainda momentos de diálogo e reflexão | Foto: WILLIAM TENÓRIO
A 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta promovida pela Trupe de Truões, Cia. de teatro de Uberlândia, começa na próxima sexta-feira (19) e seguirá até o dia 27 de novembro, no canal de Youtube do grupo uberlandense, conforme programação disponível no site da Trupe. Ao todo, serão exibidos 29 filmes, sendo 12 curtas infantojuvenis e 15 filmes selecionados no edital, que foi lançado em outubro deste ano.
 
Criada em 2017 pela Trupe de Truões, a Mostra de Cinema Casa Aberta surgiu do desejo da troca de saberes entre as linguagens do audiovisual e do teatro como espaço de descoberta de novas possibilidades de criação artística.  “Quando criamos a Mostra, nós queríamos propor uma ponte entre o teatro e o cinema para avaliarmos o que cada linguagem pode emprestar a outra para que sejam traçados outros percursos criativos. Somado a isso, tínhamos o desejo de gerar um espaço para difusão da produção audiovisual, que não chega às salas de cinema”, explicou o diretor da Mostra Ronan Vaz.
 
Agora em 2021, já na quarta edição do projeto, o tema escolhido foi “Cinema e Audiovisual: Interações e Hibridismos – Edição Emergencial”. “Emergencial porque, apesar de estarmos vivendo um cenário de incertezas e dores, sabemos que os artistas também se dispuseram a reinventar suas práticas e modos de criação, voltadas para a internet, para que fosse possível sobreviver sem deixar de fazer arte e ainda assim continuar inspirando e amenizando esse período tão difícil vivido por todos”, explica Ronan Vaz.
 
Segundo o diretor, mesmo online, a Mostra de Cinema Casa Aberta mantém sua proposta original de viabilizar o contato do público com diferentes obras audiovisuais. “O diferencial é que desta vez nem todas as obras compartilhadas foram criadas apenas na perspectiva do audiovisual/cinema. Veremos artistas diversos que, no diálogo com essa linguagem, estabeleceram outras formas de criação e compartilhamento que no momento ainda não pode ocorrer presencialmente”, comentou.
 
PROGRAMAÇÃO
Ao todo serão 29 filmes exibidos, sendo que a Mostra Interações e Hibridismos é composta por 15 obras de diferentes linguagens artísticas selecionadas via edital e dois filmes convidados.
 
Além disso, a Mostra contará também com a parceria da Mostra Audiovisual de Cambuquira – Mosca, que pela primeira vez visita a Mostra de Cinema Casa Aberta e apresentará 12 filmes voltados para o público infantojuvenil, obras que tiveram destaque em suas últimas edições.
 
A Mostra proporcionará ainda momentos de diálogo e reflexão, por meio de um bate-papo com produtores audiovisuais, no primeiro dia do evento (19/11), às 20 horas. Também será realizada uma palestra, no dia 22/11, às 20 horas, com o tema: “Os desafios da produção audiovisual: Caminhos, atalhos e desvios”, ministrada pelo jornalista e documentarista Paulo Morais. Para encerrar, um show ao vivo com a artista Natânia Borges será transmitido.
 
“Todo esse conteúdo é apenas um ponto de partida para aguçarmos a nossa imaginação e pensamento crítico tão necessário no Brasil dos tempos atuais. Mesmo que virtualmente, nosso esforço centrou-se em mantermos a casa aberta para que os diálogos poéticos continuem construindo novas possibilidades de vida”, concluiu Ronan Vaz.
 
A programação completa do projeto pode ser vista no site da Trupe.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90