Mostra proporcionará ainda momentos de diálogo e reflexão | Foto: WILLIAM TENÓRIO
A 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta promovida pela Trupe de Truões, Cia. de teatro de Uberlândia, começa na próxima sexta-feira (19) e seguirá até o dia 27 de novembro, no canal de Youtube do grupo uberlandense, conforme programação disponível no site da Trupe. Ao todo, serão exibidos 29 filmes, sendo 12 curtas infantojuvenis e 15 filmes selecionados no edital, que foi lançado em outubro deste ano.
Criada em 2017 pela Trupe de Truões, a Mostra de Cinema Casa Aberta surgiu do desejo da troca de saberes entre as linguagens do audiovisual e do teatro como espaço de descoberta de novas possibilidades de criação artística. “Quando criamos a Mostra, nós queríamos propor uma ponte entre o teatro e o cinema para avaliarmos o que cada linguagem pode emprestar a outra para que sejam traçados outros percursos criativos. Somado a isso, tínhamos o desejo de gerar um espaço para difusão da produção audiovisual, que não chega às salas de cinema”, explicou o diretor da Mostra Ronan Vaz.
Agora em 2021, já na quarta edição do projeto, o tema escolhido foi “Cinema e Audiovisual: Interações e Hibridismos – Edição Emergencial”. “Emergencial porque, apesar de estarmos vivendo um cenário de incertezas e dores, sabemos que os artistas também se dispuseram a reinventar suas práticas e modos de criação, voltadas para a internet, para que fosse possível sobreviver sem deixar de fazer arte e ainda assim continuar inspirando e amenizando esse período tão difícil vivido por todos”, explica Ronan Vaz.
Segundo o diretor, mesmo online, a Mostra de Cinema Casa Aberta mantém sua proposta original de viabilizar o contato do público com diferentes obras audiovisuais. “O diferencial é que desta vez nem todas as obras compartilhadas foram criadas apenas na perspectiva do audiovisual/cinema. Veremos artistas diversos que, no diálogo com essa linguagem, estabeleceram outras formas de criação e compartilhamento que no momento ainda não pode ocorrer presencialmente”, comentou.
PROGRAMAÇÃO Ao todo serão 29 filmes exibidos, sendo que a Mostra Interações e Hibridismos é composta por 15 obras de diferentes linguagens artísticas selecionadas via edital e dois filmes convidados.
Além disso, a Mostra contará também com a parceria da Mostra Audiovisual de Cambuquira – Mosca, que pela primeira vez visita a Mostra de Cinema Casa Aberta e apresentará 12 filmes voltados para o público infantojuvenil, obras que tiveram destaque em suas últimas edições.
A Mostra proporcionará ainda momentos de diálogo e reflexão, por meio de um bate-papo com produtores audiovisuais, no primeiro dia do evento (19/11), às 20 horas. Também será realizada uma palestra, no dia 22/11, às 20 horas, com o tema: “Os desafios da produção audiovisual: Caminhos, atalhos e desvios”, ministrada pelo jornalista e documentarista Paulo Morais. Para encerrar, um show ao vivo com a artista Natânia Borges será transmitido.
“Todo esse conteúdo é apenas um ponto de partida para aguçarmos a nossa imaginação e pensamento crítico tão necessário no Brasil dos tempos atuais. Mesmo que virtualmente, nosso esforço centrou-se em mantermos a casa aberta para que os diálogos poéticos continuem construindo novas possibilidades de vida”, concluiu Ronan Vaz.
A programação completa do projeto pode ser vista no site da Trupe.