Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/08/2021 às 18h03min - Atualizada em 27/08/2021 às 19h10min

Prefeitura de Uberlândia ainda não tem planejamento para iniciar aplicação da terceira dose

Governo de Minas confirmou que pretende começar a imunização com a dose de reforço em setembro

DA REDAÇÃO
Membro do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Marcelo Simão, frisou sobre a importância da dose de reforço | Foto: PMU/Divulgação

O Governo de Minas Gerais confirmou, nesta quinta-feira (26), que começará a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. Neste primeiro momento, a dose de reforço será destinada à população idosa e pessoas com baixa imunidade. Mesmo com a deliberação do estado, a Prefeitura de Uberlândia ainda não tem um planejamento e expectativa para a aplicação da terceira dose na cidade e aguarda diretrizes do Ministério da Saúde (MS).

 

A expectativa é de que a terceira dose comece a ser fornecida para os municípios do estado nos mês de setembro para o início imediato da aplicação. Contudo, essa nova fase da campanha de vacinação dependerá do envio de doses por parte do MS.
 

“Em reunião realizada com o Ministro da Saúde no dia 25 de agosto, ficou estabelecida a vacinação de reforço em todo o país. Em Minas, daremos início, no próximo mês, a aplicação das doses de reforço nos idosos, acima de 80 anos, e pessoas imunossuprimidas. E, depois, vamos avançando para as idades e grupos vacinados a mais tempo”, disse o secretário de Estado de Saúde,  o médico Fábio Baccheretti, em coletiva realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

 

Com relação à estratégia vacinal para o reforço, o secretário ressaltou que serão utilizadas três plataformas diferentes, sendo uma da Coronavac, uma da Pfizer e uma da AstraZeneca e Janssen. "Ou seja, quem completou o esquema vacinal com a CoronaVac, receberá a 3ª dose da Pfizer, Astrazeneca ou Jansen”, explicou.

 

O Diário de Uberlândia procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para saber se já existe um planejamento do Município para começar a aplicação da terceira dose. Como resposta, a Secretaria informou que irá aguardar as orientações e operacionalização do Ministério da Saúde. “Assim que houver esse repasse de diretrizes, iremos iniciar”.

 

REFORÇO VACINAL

Em entrevista ao Diário de Uberlândia, na última semana, o infectologista e membro do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Marcelo Simão frisou sobre a importância da dose de reforço, principalmente, para idosos e profissionais de saúde que receberam imunização da Coronavac que tem validade de seis meses.
 

Na ocasião, o representante do Comitê disse que os idosos voltaram a aparecer nas UTIs. O infectologista afirmou ainda que teme um outro pico da doença, caso a terceira dose não seja aplicada até o fim deste ano. 

“A Prefeitura fez um levantamento e detectamos que entre 89 mil idosos vacinados com as duas doses tivemos 179 óbitos confirmados, cerca de  0,2%. Muitos deles com comorbidades e 93% com doenças graves e idade avançada. Ao todo, 90% foram vacinados com Coronavac 90% e 10% com AstraZeneca. Nós somos a favor, urgentemente, da terceira dose. Os profissionais da saúde e idosos, acima de 70 anos, devem ser contemplados com a terceira dose e precisa ser feito ainda neste ano, pois se não, podemos ter outro pico da doença até dezembro”, disse.

 

Por fim, o infectologista disse também que o Município iria fazer a solicitação de mais de 130 mil doses das vacinas para contemplar o público com a dose de reforço. 

VEJA TAMBÉM:

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90