Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/08/2021 às 11h00min - Atualizada em 13/08/2021 às 11h00min

Micro e pequenas empresas são responsáveis por 75% das vagas de emprego geradas em Uberlândia

Mesmo com a pandemia, 5.420 vagas foram criadas em 2021 na cidade

GABRIELE LEÃO
No total, o município mineiro segue com saldo positivo de 1.356 empregos | Agência Brasil
Os pequenos negócios apresentaram um saldo de 5.420 empregos, com carteira assinada, desde o início do ano, em Uberlândia. O valor corresponde a 75% das vagas de emprego geradas na cidade. As demissões, segundo informações do Sebrae Minas, chegaram a 4.064. No total, o município mineiro segue com saldo positivo de 1.356.

O consultor do Sebrae, Elder Lima contou que a pandemia incentivou os pequenos negócios a buscarem orientações, principalmente nesse momento de retomada da economia. “No Sebrae, oferecemos orientações para o empresário local, como, montar estratégias e estimular a transformação digital. Cerca de 600 pessoas fazem os atendimentos no Sebrae ao mês”, comentou.

Elder Lima disse ainda que aumentou muito os atendimentos desde o início da pandemia, pois muitas empresas ficaram perdidas e precisaram repensar os modelos de negócios, principalmente, para reformular a forma de atender e vender. “Esse momento atual tem exigido muita criatividade e inovação para passar por esse período sem grandes perdas”, explicou.

A pandemia foi um fator de aceleração para os negócios de Thiago Camargo, diretor comercial e sócio fundador da Altius Tecnologias. A empresa atua com serviços de telecomunicações e otimização de tempo, e desde 2019, início da empresa, aumentou a cartela de clientes em 60%.

“O home office e também a importância de manter uma gestão de tempo e qualidade fez com que os serviços de telecomunicações se tornassem essenciais. Minha equipe, atualmente, conta com três pessoas que atendem cerca de 200 empresas na região do Triângulo Mineiro, e até o final do ano, a expectativa é dobrar o quadro de funcionários, principalmente nas outras regiões, onde temos percebido o aumento da demanda”, comentou o diretor.

Dentre as soluções estão os serviços de telefonia e internet, ferramentas de gestão de processos, gestão de atendimentos, controle financeiro, telecomunicação, fidelização de clientes e muito mais. “A empresa agora investe em cartões personalizados, onde o cliente, através dessa solução, pode reduzir seus custos, eliminar a inadimplência garantindo seus recebimentos, aumentar as vendas e fidelizar seus clientes com um cartão personalizado que divulgará a marca”, contou.

NO BRASIL
No país, os pequenos negócios são responsáveis por 2.094.812 empregos com carteira assinada, o que significa 71,8% das vagas criadas no país. Número quase três vezes superior ao das médias e grandes que contrataram, entre julho de 2020 e julho de 2021, 717.029 trabalhadores, segundo levantamento do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Somente em junho de 2021, as micro e pequenas empresas apresentaram 871.197 admissões contra 654.801 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 216.396 empregos gerados. Esse montante equivale a 70% do total de empregos no território nacional.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90