09/06/2021 às 17h24min - Atualizada em 09/06/2021 às 17h24min

Tudo o que sua empresa precisa para fazer uma pesquisa de mercado

CELSO MARTINS | ESPECIAL PARA O DIÁRIO
Divulgação
Cada empresa tem uma estratégia ou várias estratégias de Marketing definidas, ao longo da execução de cada campanha ou projeto essas metodologias e ações planejadas são analisadas e os resultados gerados por elas são avaliados.
 
Bem como nesse processo de análise se verificam quais técnicas podem ser mantidas e quais devem ser revisadas e modificadas para melhorar o desempenho do setor de vendas, que repercute nas demais áreas da empresas.
 
Nesse sentido, ao longo dos anos uma estratégia adotada com solidez no mercado empresarial tem se destacado: o uso de questionário online como uma forma de investigação do posicionamento do negócio no mercado. Descubra mais sobre essa ferramenta simples, funcional e efetiva.
 
Um ponto muito importante para ser considerado pelas empresas é o estudo de mercado, pois esta ferramenta de avaliação permite que os profissionais conheçam e identifiquem os seus consumidores e clientes em potencial.
 
Por outro lado, se uma companhia não conhece o perfil dos consumidores dos seus serviços e produtos é mais complicado medir o desempenho do seu negócio e saber se as mensagens e campanhas estão atingindo as pessoas corretas.
 

Ferramentas úteis para o estudo de mercado

O estudo de mercado pode ser realizado por qualquer tipo de empresa e independente do seu tamanho, inclusive um negócio pode ser medido utilizando ferramentas mais simples e com custos reduzidos e também as com custo zero.
 
A qualidade de uma pesquisa pode ser mantida com mecanismos de avaliação e diagnósticos simples, um questionário online pode ser muito eficiente para coletar dados e opiniões tanto de colaboradores quanto de clientes.
 
Algumas empresas escolhem fazer as pesquisas tanto online quanto offline, ou seja, as pesquisas de opinião que são feitas presencialmente nas vias públicas.
 
Escolher uma ferramenta cara nem sempre é sinônimo de bom resultado e facilidade no seu uso, pois um sistema complexo de envio de mensagens exige capacitação a longo prazo e requer um custo para a manutenção.
 
Em contrapartida, com um software simples, adaptável e fácil de utilizar, o profissional responsável pelo cumprimento da tarefa pode executá-la sem dificuldades, esforço e não precisará perder uma boa parte do tempo tentando compreendê-la.
 

Criação de questionários online grátis

Para criar um questionário e quiz online uma pessoa só precisará seguir uns poucos passos e configurar as perguntas a serem utilizadas, sendo as mais comuns de serem encontradas:
Sim ou Não, Múltipla Escolha, Comparação de imagem e muitas mais.
 
Posteriormente, o profissional pode seguir personalizando e configurando as perguntas, utilizar modelos prontos e modificar o layout do questionário para que se adapte ao propósito da sua empresa ou marca.
 
Ao concluir o processo de personalização do questionário, ele poderá ser exportado a outros canais de comunicação como o site da empresa, ademais de poder adicionar os questionários as campanhas de e-mail marketing e também existe a chance de compartilhá-los nas redes sociais.
 
Em suma, com a utilização dos questionários online é possível analisar os resultados e também compartilhá-los internamente.


Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »