Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/04/2021 às 12h51min - Atualizada em 27/04/2021 às 12h51min

Projeto oferece aulas de teatro gratuitas para crianças e adolescentes em Uberlândia

Iniciativa vai disponibilizar videoaulas e, assim que for liberado, reunir alunos presencialmente

NILSON BRAZ
Aulas de teatro serão adaptadas para o ambiente virtual I Foto: Divulgação
Ficar mais de um ano dentro de casa sem muitas opções de lazer e distração não é uma tarefa fácil, principalmente para as crianças. Mas não foi pensando só nisso que a Meire Ellen Pimentel, moradora do bairro Shopping Park, resolveu colocar os filhos na aula de teatro. Ela sempre buscou incentivar o lado artístico dos pequenos, mas nunca teve muita condição de pagar aulas particulares.

“Eu sempre tentei incentivar esse lado artístico nos meus meninos, mas é tudo muito caro. Então quando vejo uma possibilidade de proporcionar isso pra eles, eu tento colocar. Eles fazem música no Conservatório (Estadual) e quando vi que tinha essas aulas de teatro gratuitas, achei muito interessante. A criança, quando ela tem a cultura na vida dela, ela tem uma possibilidade maior de crescer”, comentou.

No início de 2020 ela ficou sabendo de um projeto que oferecia aulas de teatro gratuitas e resolveu inscrever os filhos, Mariah, de 12 anos, e Yan, de 10. Mas as aulas nem começaram. Com a chegada do coronavírus ao Brasil e o crescente números de casos na região, o projeto teve que dar uma pausa. Um ano depois, o projeto foi reestruturado e adaptado para continuar atendendo as crianças da cidade de uma forma segura.

Esse trabalho é uma iniciativa da Trupe de Truões, um grupo de teatro de Uberlândia que, em parceria com o Instituto Algar, realiza a Oficina de Teatro no Programa Transforma. Ao todo, serão oferecidas 350 vagas para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, matriculadas na rede pública de ensino e que moram em bairros nas proximidades das duas unidades do projeto - no Alvorada e no Jardim Holanda.

“A gente oferece essa oficina de teatro desde 2018, com aulas para crianças e jovens. Como tivemos que suspender essas atividades presenciais, a gente transformou essas aulas de teatro em outras atividades artísticas, como a veiculação e exibição de espetáculos online. Neste ano, com a nossa vontade de continuar com essa atividade que não fosse só com essas crianças assistindo a uma peça de teatro, a gente abraçou o desafio de tentar transformar essas atividades de alguma forma online. A ideia é fazer presencial também, mas só quando a gente tiver liberação, via decreto municipal, para que elas aconteçam”, explicou Amanda Barbosa, coordenadora de comunicação da Trupe.

Para Meire Ellen, o retorno das atividades ocorreu em um momento importante. Ela diz que além de ser uma distração, as aulas de teatro podem ajudar os filhos a compreender melhor os próprios sentimentos. “Nesse período de pandemia é muito bom ter essas coisas. Se tivesse tido antes, era muito melhor, porque como a gente fica muito fechado dentro de casa, é só internet que tem de opção. E internet tem mais conteúdo negativo do que positivo. Então ter essas aulas, essa interação, agrega muito na parte de expressar sentimentos, porque a criança fica muito tempo dentro de casa, fica angustiada, triste. Eu acho que essa parte teatral trabalha muito sentimentos e isso pode fazer muito bem”, finalizou a mãe das crianças.

A coordenadora de comunicação do projeto explicou ainda que foi necessário fazer um levantamento de qual seria a melhor maneira de continuar com as aulas de uma forma que fosse mais interativa e acessível. “A gente identificou que fazer uma videochamada, uma aula online ao vivo, não é muito interessante. Por isso a gente vai gravar o material em videoaulas, encaminhar para o aluno que vai fazer esse conteúdo e a gente vai estar sempre dialogando, semanalmente. Em alguns momentos específicos, se for o caso, teremos também as videochamadas, atividades onde vamos conversar a distância com esse aluno, e no momento que for liberado, a gente retoma as atividades presenciais”, disse Amanda Barbosa.

As aulas começaram a ser disponibilizadas para os alunos nesta segunda-feira (26), mas as inscrições ainda poderão ser feitas enquanto tiverem vagas disponíveis, sem um prazo específico. Para mais informações, os interessados precisam entrar em contato pelo telefone (34) 9 9172-0574. O contato pode ser feito por ligação ou mensagens de WhatsApp.
 
Trupe de Truões
 
Unidades com vagas disponíveis para os cursos gratuitos de teatro:
 
- Programa Transforma Unidade 1 –
CESAG – Clube Esportivo e Social Alexandrino Garcia
Rua Maria Augusta Morais, 4 – Alvorada
 
- Programa Transforma Unidade 2 –
IFVC – Instituto de Formação Vamos Crescer
Alameda José Salvador Silva, 105 – Jardim Holanda



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90