Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/04/2021 às 12h11min - Atualizada em 17/04/2021 às 12h11min

Luiz Humberto Carneiro morre aos 68 anos por complicações da Covid-19

O deputado estadual estava internado na cidade desde o dia 13 de fevereiro

DA REDAÇÃO
Foto: Karoline Barreto - CMBH

A assessoria de comunicação do deputado estadual Luiz Humberto Carneiro confirmou a morte do parlamentar na manhã deste sábado (17). O político estava internado em um hospital particular da cidade desde o dia 13 de fevereiro deste ano, depois de apresentar necessidade de cuidados médicos por causa da infecção pelo coronavírus. Dois dias depois ele foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva, onde permaneceu até hoje. Ainda segundo a assessoria do deputado, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos, consequência da Covid-19. 

Produtor rural natural de Uberlândia, Luiz Humberto iniciou a vida pública como presidente do Sindicato Rural da cidade entre os anos de 1990 e 1998. Foi nomeado secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento em 1991 e de Habitação em 1996. O político ingressou no Parlamento estadual em janeiro de 2003, como suplente e foi reeleito como deputado estadual de 2006 a 2018. Foi líder do governador Antonio Anastasia em 2011 e 2012, em 2014 foi, também, líder do governador Alberto Pinto Coelho e neste sexto mandato, foi líder do atual Governo na Assembleia Legislativa de Minas. Em 2005 o parlamentar foi o líder do PSDB na Assembleia por cinco anos. Além de líder do bloco Social-Democrata (PSDB, PTB, PMN e PR) entre 2007 e 2010.

Nas redes sociais, o governador Romeu Zema lamentou a morte do político. "É com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual Luiz Humberto Carneiro. Primeiro líder do meu governo, firmamos parceria produtiva e tive a oportunidade de conhecer um ser humano de gentileza ímpar. Foi referência de homem público ético e querido por todos", publicou o político.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, também lamentou a morte do deputado nas redes sociais e decretou luto oficial de três dias na cidade em homenagem de Luiz Humberto. Em nota, o presidente estadual do PSDB-MG, deputado federal Paulo Abi-Ackel, lamentou, em nome do partido, a morte de Luiz Humberto Carneiro. “Em meio à esta grave situação pela qual passamos todos nós, mineiros e brasileiros, de enormes dificuldades de controle dos danosos efeitos da pandemia, a perda de Luiz Humberto aprofunda ainda mais a sensação de que este é um período de nossa história do qual devemos tirar importantes lições. À família, aos amigos e correligionários, nossos sinceros votos de pêsames”, afirmou o deputado.

O deputado atuou, principalmente, nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. É autor de projetos que deram origem a leis que garantiam direitos a pessoas com deficiência e famílias de baixa renda. Luiz Humberto deixou duas filhas, Lavínia e Bárbara Carneiro, e a esposa Sara Teodoro Miranda.


DESPEDIDA

Haverá um velório para despedida do deputado Luiz Humberto Carneiro, para familiares e amigos mais próximos, das 15h às 17h deste sábado na Paz Universal (Av. Afonso Pena com a Rua Curitiba) e a seguir cortejo fúnebre até o Cemitério São Pedro, onde será sepultado em jazigo da família, com todas as precauções de distanciamento social devido a pandemia do coronavírus.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90