Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/03/2021 às 08h00min - Atualizada em 13/03/2021 às 08h00min

Matriarcas do carnaval de Uberlândia recebem homenagem

Documentário produzido relata história de cinco mulheres referências de escolas de samba da cidade

DA REDAÇÃO

Para todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia preparou diversas atividades e homenagens especiais para celebrar o Mês Internacional da Mulher. Para celebrar todas as mulheres que contribuem reforçando a cultura afro-brasileira na cidade, a Diretoria Racial lançou o documentário “Matriarcas do Carnaval de Rua de Uberlândia”. O material está disponível no “Cultura em Casa”, no Portal da Prefeitura.

O curta-metragem é um relato repleto de história e cultura contado por cinco mulheres das escolas de samba do município. Por meio de depoimentos feitos pelas matriarcas Mary Ivone, da Tabajaras Sociedade Recreativa; Eleuza Maria, da E.S Unidos do Chatão; Rosana Passo, do Garotos do Samba; Andreia Bonifácio, da G.R.E.S Garras de Águia, e Cássia Regina, da G.R Acadêmicos do Samba, é possível relembrar momentos históricos e culturais do carnaval de rua em Uberlândia.

“As matriarcas contribuíram e fortaleceram, por meio dos seus trabalhos, a narrativa do carnaval de rua de Uberlândia. Realizamos esta homenagem para dar notoriedade aos feitos realizados pelas mulheres negras dentro deste espaço”, enfatizou a Diretora de Igualdade Racial, Pollyana Fabrini.

Além do depoimento que cada uma das cinco mulheres contou no material produzido, elas citam, de forma objetiva, traçando uma linha do tempo, por meio de suas vivências e raízes culturais, a história do carnaval de rua de Uberlândia, que é considerado tradição cultural no município desde a década de 40.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90