Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/02/2021 às 19h04min - Atualizada em 16/02/2021 às 19h04min

Grupontapé lança nova temporada de videopeça no domingo (21)

Grupo uberlandense estreia ‘Questão de Hábito em tempo de isolamento’, que ficará em cartaz por uma semana

DA REDAÇÃO
Obra será exibida no canal do YouTube do grupo uberlandense I Foto: Divulgação
Após o sucesso da videopeça “Questão de Hábito em tempo de isolamento”, o Grupontapé de Teatro lançará, no dia 21 de fevereiro, a sequência do enredo de “Questão de Hábito”, espetáculo mais apresentado pelo grupo uberlandense ao longo dos seus 26 anos de estrada.

A produção é resultado da reinvenção do Grupontapé, que mesmo devido à pandemia da Covid-19, não deixou de fomentar o teatro e a cultura em Uberlândia. A nova obra ficará em cartaz até o dia 28, com apresentações no canal do YouTube do grupo, sempre às 20h. Depois, a peça será retirada do ar.

A atual temporada é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da seleção no edital de fomento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia, e prevê oito exibições gratuitas da videopeça.
 
INOVAÇÃO
 
A companhia teatral, que é uma das pioneiras em Minas Gerais, decidiu se jogar na internet para dar continuidade aos trabalhos, com o objetivo de democratizar cada vez mais o teatro, colaborando para o entretenimento da população dentro de casa, reforçando o isolamento social.

“Como vivemos momentos de escassez, nós nos adequamos com uma produção enxuta e totalmente caseira. Usamos equipamentos alternativos como celulares, câmeras dos atores e programas abertos de edição operados pela equipe, sem contratações de profissionais da área de vídeo”, contou o produtor Rubem dos Reis.

Para a atriz e cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto, a videopeça foi uma experiência totalmente inovadora. “Já fizemos teatro, cinema, mas criar esse material foi algo totalmente diferente. A nossa videopeça era um formato que não existia, e isso nos emociona, porque o Grupontapé sempre teve que roçar o mato e abrir caminhos. Com essa produção esperamos ajudar na conscientização desse período que estamos passando e também chegar mais perto do público, com questões concretas do cotidiano de um trabalhador e uma trabalhadora, em tempo de isolamento. Arte pra mim só tem sentido se eu puder servir”, ressaltou Kátia.
 
QUESTÃO DE HÁBITO
 
Desde 1995, os personagens João, Rita, Sara Lia e Joca percorreram cerca de centenas de cidades onde se apresentaram para um público superior a 1 milhão de pessoas propondo uma reflexão sobre o comportamento humano. A peça “Questão de Hábito” nasceu praticamente com o Grupontapé para, por meio da técnica de teatro aplicado, unir as artes cênicas e a educação.

O espetáculo conta a história de pessoas que enfrentam problemas comuns nas relações pessoais e profissionais. Na peça, os maus hábitos demonstram o descuido misturado com alienação e a baixa autoestima. “A peça é uma comédia com momentos de caráter didático”, afirmou Katia Lou, autora do texto e que também deu vida à personagem Sara Lia.

A expertise acumulada de transformar temas relacionados ao comportamento humano em apresentações teatrais, que acontecem em qualquer espaço, aliada à situação de isolamento que vivemos hoje, inspirou a autora na criação do texto atual. “Foi mais uma proposta de experiência audiovisual, só que sem os recursos que tivemos à disposição, quando filmamos nossos dois filmes que foram Asas ao redor de mim e Bravo”, explicou Katia Lou.

“Nós nos adaptamos mais uma vez e assim como, lá no início, o lançamento da peça Questão de Hábito, grande responsável pela existência e manutenção do grupo até aqui, veio para resolver um problema que tínhamos naquela época que era a falta de um repertório adequado para o público daquele momento. Eu creio que com ‘Questão de hábito em tempo de isolamento’ encontramos uma solução adequada ao atual momento, pois com esse formato de videopeça, conseguiremos driblar as circunstâncias e chegar ao nosso público", destacou a autora.

Katia Lou acredita ainda que, ao mesmo tempo, o Grupontapé começa a estabelecer uma interação mais profunda com o ambiente virtual, que fará cada vez mais parte do cotidiano das pessoas daqui para a frente.  “E nós como grupo de teatro, se quisermos continuar conectados com nosso público, devemos estar preparados para estes novos tempos com suas novas formas de comunicação”, concluiu Lou.
 
SERVIÇO

O QUE: “Questão de hábito em tempo de isolamento”
QUEM: Grupontapé de Teatro
QUANDO: de 21 a 28 de fevereiro, sempre às 20h
ONDE: Canal do Grupontapé no YouTube

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90