Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/09/2020 às 12h35min - Atualizada em 23/09/2020 às 12h35min

Novas espécies de mamíferos e répteis são levadas ao zoológico do Parque do Sabiá

Animais não apresentam condições de serem integrados ao habitat natural; local permanece fechado para visitação devido à pandemia

DA REDAÇÃO
A partir de agora, oito espécies de mamíferos e répteis vão integrar o plantel | Foto: Divulgação
O Zoológico Municipal de Uberlândia, no Parque do Sabiá, recebeu oito novos animais encaminhados pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF). A partir de agora, oito espécies de mamíferos e répteis vão integrar o plantel, que já conta com mais de 150 animais de 41 espécies. Atualmente, o espaço permanece fechado ao público devido à pandemia do novo coronavírus, mas todo o trabalho e zelo aos animais ocorre diariamente. 

Entre os répteis, chegaram um casal de jacarés-tinga adultos, uma tartaruga macho adulto da fauna norte-americana e uma jiboia fêmea adulta. A ala dos mamíferos ganhou um veado-catingueiro fêmea, que passou a conviver com um macho da mesma espécie. 

Também chegaram um gato do mato pequeno jovem, um tamanduá-mirim resgatado ainda filhote e um cachorro-do-mato fêmea adulta diagnosticada com catarata bilateral e que recebe acompanhamento veterinário especial.

T
amanduá-mirim resgatado ainda filhote | Foto: Divulgação

CUIDADOS
Todos os animais recebidos pelo zoológico são resgatados e doados por órgãos competentes, após análise de suas condições clínicas e biológicas. No caso de confirmação da impossibilidade de reintegração ao habitat, eles são acolhidos. 

Segundo a Prefeitura, o cuidado diário é feito por uma equipe especializada de servidores, que inclui um médico veterinário especializado em clínica médica e cirúrgica de animais selvagens, uma bióloga e uma médica veterinária na coordenação dos núcleos técnicos de fauna e flora, nove colaboradores experientes no manejo de animais selvagens e 11 profissionais de serviços gerais.

Na rotina do local, os animais passam por uma técnica conhecida como enriquecimento ambiental, na qual especialistas criam estímulos para simular um ambiente natural e aprimorar sua saúde física e mental. A boa alimentação também é outra prioridade, sendo elaborada com hortifrutigranjeiro, carnes e rações de primeira qualidade. Esse conjunto de fatores contribui para o prolongamento em até 50% do tempo médio de vida dos animais.

Todos os animais recebidos pelo zoológico são resgatados e doados por órgãos competentes | Foto: Divulgação

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90