Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/03/2020 às 08h34min - Atualizada em 19/03/2020 às 08h34min

Correios adotam medidas contra o novo coronavírus

Empresa pública passa a trabalhar com contingente reduzido

DA REDAÇÃO

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos adotou medidas para minimizar os impactos da pandemia global do novo coronavírus. A decisão, segundo os Correios, tem o objetivo de manter a saúde de seus empregados e continuar prestando os serviços à população.

Nas rotinas de atendimento e operações, os Correios informaram que continuarão funcionando com contingente reduzindo. Os serviços, incluindo o SEDEX e PAC continuarão sendo postados e entregues regularmente. As orientações sobre a Covid-19 também estão sendo divulgadas em todas as unidades de atendimento e nas redes sociais da empresa.

A fim de evitar aglomerações, a estatal lembra aos clientes sobre a disponibilidade dos canais eletrônicos de atendimento, como o aplicativo Correios, que contempla o serviço de pré-postagem e rastreamento, além da Central de Atendimento disponível no site da empresa. Ainda em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, os Correios comunicaram a suspensão do 49º Concurso Internacional de Redação de Cartas.

MEDIDAS INTERNAS
A empresa pública implementou um plano de ação com medidas internas preventivas nas unidades de todo o Brasil. Foram divulgadas orientações sobre cuidados básicos de higiene que reduzem os riscos de contágio pelo coronavírus. Os Correios também providenciaram a aquisição emergencial de insumos que auxiliam na prevenção, como o álcool em gel, papel toalha e sabonete líquida. As dependências da estatal ainda foram devidamente higienizadas.

Além disso, foi autorizado o home office por 15 dias a empregados que estiveram em viagem ao exterior ou que tiveram convívio com pessoas infectadas. Gestantes, lactantes e grupos de risco foram autorizadas a trabalhar remotamente por 30 dias. Os Correios permitiram ainda que os empregados que possuam filhos em idade escolar ou inferior, e que necessitem da assistência de um dos pais, também executarem suas atribuições remotamente, enquanto vigorar a suspensão de atividades escolares.

Com o objetivo de evitar aglomerações nos ambientes de uso comum e em horários de pico de transporte público, a empresa também orientou que o efetivo administrativo seja dividido em turnos, estabelecendo horários alternativos para entrada, saída e intervalo para refeição dos empregados. Nos locais onde o acesso à empresa é feito por meio de catraca com liberação por digital, a entrada dos empregados ocorrerá apenas com o crachá de identificação.

Também foram suspensas a participação em eventos, treinamentos presenciais e de viagens a serviço ao exterior, sendo autorizadas àquelas estritamente necessárias, devendo ser utilizado, preferencialmente, o recurso de videoconferência. Foi criado ainda um canal para a comunicação direta dos empregados com a Presidência da Empresa. 












 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90