Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/02/2020 às 11h31min - Atualizada em 27/02/2020 às 13h46min

Jovem com suspeita de coronavírus em Uberlândia está estável, aponta boletim

HC-UFU confirmou que paciente se trata de uma jovem de 28 anos; Hospital Santa Clara confirma outros dois casos na cidade

CAROLINE ALEIXO E ALANNA GUERRA
Jovem foi transferida para o HC depois de ter procurado UAI apresentando sintomas gripais | Foto: Arquivo Diário de Uberlândia

Um boletim médico divulgado pelo Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) informou que a paciente de 28 anos, internada nesta quarta-feira (26) como o primeiro caso suspeito do novo coronavírus na cidade, está estável. O Diário de Uberlândia procurou os hospitais particulares da cidade após notícias de outros suspostos casos suspeitos circularem nas redes sociais, mas a maioria descartou novas notificações. 

O hospital confirmou que a jovem deu entrada na unidade durante a tarde, previamente saudável, e com histórico de viagem a Itália entre os dias 13 e 21 de fevereiro. Ela desembarcou no aeroporto de Uberlândia na última sexta-feira (21).

Ainda conforme o boletim, a paciente apresentava sinais e sintomas compatíveis com a suspeita de coronavírus como febre, tosse seca, dor de garganta e falta de ar leve. A jovem já foi submetida a exames e os materiais coletados enviados para Belo Horizonte para análise laboratorial.

“A paciente segue em suporte clínico e em plano de contingência de coronavírus. Encontra-se estável, com sinais vitais dentro do limite da normalidade, respira em ar ambiente sem necessidade de oxigênio suplementar, função renal e diurese preservadas e sem febre há 24 horas”, informou o hospital.

A jovem procurou atendimento primeiramente na UAI Luizote de Freitas e, em seguida, foi encaminhada para o hospital universitário, que é referência no estado de Minas para atender casos suspeitos do vírus. Desde então, a paciente está isolada em uma área cirúrgica para acompanhamento e aguardando o resultado do teste para descartar ou não a existência do vírus.

CASOS SUSPEITOS
Desde que foi divulgado o primeiro caso suspeito na cidade, ao final da tarde desta quarta, várias mensagens começaram a ser compartilhadas pelas redes sociais. A redação do Diário chegou a receber a informação de que pelo menos outros dois casos estariam em investigação após entrada dos pacientes na rede hospitalar privada, sendo que um desses supostos pacientes também teria viajado para a Itália e desembarcado nos últimos dias em Uberlândia apresentando sintomas semelhantes.

A produção do jornal ligou para todos os hospitais particulares para averiguar a situação. O Hospital Santa Clara confirmou que está com dois pacientes internados em isolamento com suspeita de coronavírus. 
O Madrecor, UMC e Santa Genoveva informaram que não receberam nenhum caso suspeito até o fim da manhã de hoje. O Hospital Triângulo não atendeu as ligações e ninguém responsável pela administração Santa Marta foi localizado para responder à demanda.

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) informou que só irá se manifestar sobre os casos suspeitos na região após divulgação de boletim epidemiológico atualizado, que geralmente é publicado ao final da tarde, pelo Estado.

A Vigilância Epidemiológica municipal também foi procurada para falar se houve notificação de outros casos suspeitos e o Diário foi informado que uma reunião sobre o assunto ocorreu nesta manhã, sendo que novas informações sobre o assunto serão divulgadas coletiva de imprensa durante a tarde.



 




 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90