Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/11/2019 às 11h41min - Atualizada em 18/11/2019 às 11h41min

Uberlândia recebe o 2º Seminário de Direitos Culturais até sexta (22)

Profissionais de várias cidades brasileira discutem o tema “Patrimônio, Cidadania e Culturalidades”.

DA REDAÇÃO
Humberto Cunha Filho, da Unifor, é o convidado da abertura na noite desta segunda (18) | Foto: Divulgação

Uberlândia sedia, até sexta-feira (22), o 2º Seminário de Direitos Culturais promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 13ª Subseção. O evento é voltado para profissionais e estudantes das áreas do direito, cultura e empreendedorismo que terão a oportunidade de debater sobre cultura e direito. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é parceira do projeto, viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic). Toda programação é gratuita.

Estão programadas palestras, mesas redondas, conferências, relatos de experiências, entre outras atividades que reunirão profissionais de vários estados do país, renomados e considerados referências nas áreas dos direitos culturais.

Com a temática “Patrimônio, Cidadania e Culturalidades”, a segunda edição do Seminário tem como objetivo fomentar a discussão, o compartilhamento de ideias e a promoção da difusão dos direitos culturais, além de incentivar o estudo, a pesquisa e a análise crítica acerca dos direitos culturais.

Segundo a presidente da Comissão de Cultura da OAB e proponente do Projeto no PMIC, Katia Bizinotto, “a aprovação do projeto no PMIC para a busca de patrocinadores foi fundamental para viabilizar a segunda edição desse evento tão importante e necessário para dar continuidade às discussões, debates, pesquisas que dizem respeito à área de interseção entre a cultura e o direito, iniciado em 2017 com a primeira edição”.
 
Katia Bizinotto é também coordenadora do evento ao lado de Alexandre Molina (UFU). A curadoria conta ainda com outros dois profissionais da cidade, o produtor cultural Rubem dos Reis e o arquiteto Ariel Lazzarin, integrante do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac) de Uberlândia.
 
As atividades acontecem em vários locais. A maior parte da programação acontecerá nos auditórios do Campus Santa Mônica da UFU e no auditório da OAB. Haverá também visitas técnicas a outros espaços como o Centro de Tecelagem e a Igreja do Divino Espírito Santo do Cerrado, monitoradas por arquitetos da cidade.

A Conferência Magna, na abertura do evento, acontece nesta segunda-feira (18) na UFU, e leva o tema: “Colaboração da comunidade na promoção e proteção do patrimônio cultural brasileiro”, conduzida pelo professor dos programas de mestrado, doutorado e graduação em Direito da Universidade Federal de Fortaleza (Unifor), Humberto Cunha Filho, que aproveita a oportunidade para lançar o livro "Teoria dos direitos culturais: fundamentos e finalidades”.

A apresentação dos trabalhos dos Comitês Temáticos (CTs), no dia 19, nos auditórios 5O C, D, E e F da UFU, também terá um peso significativo no Seminário. Será um espaço de troca, aberto à apresentação de trabalhos científicos e artísticos.
 
O evento também terá a participação do escritor e ambientalista, Ailton Krenak, conhecido como uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, e reconhecido internacionalmente. Eleparticipará da Mesa Redonda: Patrimônio Cultural e Cidadania, nesta terça (19), e lançará o livro: “Ideias para adiar o fim do mundo".
 
Na quinta-feira (20) acontece a entrega da comenda Luís Gama, na sede da OAB, a Adão Alcides Bernardes, em reconhecimento à aos relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade em prol da promoção da igualdade. Na ocasião, se apresenta o grupo Quinteto do Samba.
 
SERVIÇO
O quê: 2º Seminário de Direitos Culturais
Onde: Uberlândia-MG
Quando: 18 a 22 de novembro de 2019
Inscrições gratuitas, informações e programação:
https://bit.ly/32ZNPrs










 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90