Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/10/2019 às 08h00min - Atualizada em 30/10/2019 às 08h00min

Exposição "Cores do Congado" é exibida em Uberlândia

Professores artistas trabalham junto com alunos na mostra disponível no ITV Cultural

DA REDAÇÃO
Sérgio Rodrigues e Flaviane Malaquias entre obras que estão na mostra | Foto: Núbia Mota/Divulgação

Outubro já está quase no fim. O mês marcado pela grande festa do Congado em Uberlândia se despede, mas essa rica tradição, patrimônio cultural imaterial da cidade, inspira artistas em qualquer época do ano. A exposição "Cores do Congado", de Sérgio Rodrigues e Flaviane Malaquias, com a participação do artista Glayson Arcanjo, é um desses eventos.

Em cartaz no ITV Cultural até 20 de novembro, os desenhos, pinturas, colagens, fotografias e uma instalação com chapéus coloridos preenchem o espaço com cores fortes e toda a beleza que permeia esta história de luta e fé.

Algumas das obras são resultado do trabalho desenvolvido com alunos da Escola Estadual Professor Inácio Castilho e do Colégio Nacional. Rodrigues, curador da mostra, conta que a ideia surgiu da vontade de unir os trabalhos de artistas com as produções de alunos, com um olhar sobre as expressões culturais de Uberlândia.

Na instalação "Chapelaria do Congado", Rodrigues se baseou em sua pesquisa artística sobre a visualidade do carnaval, para estabelecer um paralelo com os adornos utilizados pelos congadeiros e junto com os alunos do colégio confeccionou os chapéus, decorados com pedrarias, tecidos, flores e fitas, em homenagem aos grupos de Congado da cidade.

ESTRELA GUIA
Já a artista Flaviane Malaquias, que também é professora de artes das redes Municipal e Estadual em Uberlândia, abordou a temática por uma outra perspectiva, já que muitos dos seus alunos do ensino médio são também integrantes do Terno Estrela Guia.
Dessa troca de experiências, surgiram pinturas feitas com recortes de papel e adesivo vinílico a partir das silhuetas de personagens do Congado fotografados em diferentes momentos da festa.

Outra discussão proposta com a temática da exposição é em relação à diversidade. Como os trabalhos foram desenvolvidos em dois contextos diferentes, em uma escola pública de periferia e outra particular, a intenção é que as artes de ambas dialoguem. Por isso, após a mostra na ITV Cultural, a intenção dos artistas é que as obras sejam expostas nas duas escolas.

SERVIÇO
O QUE
: exposição "Cores do Congado"
QUEM: Sérgio Rodrigues e Flaviane Malaquias - Participação Glayson Arcanjo
QUANDO: até 20 de novembro, visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 18h
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: livre
LOCAL: ITV Cultural (Av. Getúlio Vargas, 869, Centro)
INFORMAÇÕES: 3230-7600





 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90