09/10/2019 às 07h51min - Atualizada em 09/10/2019 às 07h51min

Uberlândia sedia final do Brasileiro de Karatê

Cidade tem cerca de 100 lutadores; Rafael Santos é uma das esperanças de título

EDER SOARES
Campeonato segue até domingo (13) no Praia | Foto: Ascom/Praia Clube

Até domingo (13) mais de 3 mil atletas de todo o País estarão em disputas acirradas no complexo esportivo do Praia Clube para a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê. A maior competição nacional da modalidade terá também na disputa vários integrantes da Seleção Brasileira Sênior.  Ao todo, a competição contará com representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. Serão distribuídas 1,1 mil medalhas no Kata (simulação de luta) e Kumitê (luta).

O Brasil é o atual campeão sul-americano e pan-americano e esteve em três finais nos Jogos Pan-Americanos de Lima, com Valéria Kumizaki, campeã no Kumitê até 55 quilos, e prata com Douglas Brose, até 60, e Hernani Veríssimo, até 75 quilos. A competição no Praia é aberta ao público em geral. Os convidados devem entrar pela portaria da avenida Uiurapuru, no bairro Cidade Jardim.
São Paulo e Santa Catarina, que polarizaram as atenções nas últimas edições, na disputa pelo título geral do campeonato, ganham um tempero na atual edição. Minas Gerais, com 254 atletas, sendo quase 100 karatecas de Uberlândia, e Bahia, com 174, prometem equilibrar a competição. São Paulo, em virtude do número de praticantes da modalidade, terá 570 representantes. Para estarem na final de Uberlândia, os atletas precisaram passar por cinco etapas classificatórias (Brasília, Manaus, Recife, São Paulo e Porto Velho).

Segundo o diretor-técnico da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), William Cardoso, Uberlândia e o Praia Clube foram escolhidos pela tradição no esporte como também pela localização geográfica em Minas Gerais e pela rede hoteleira. Entre as novidades para a atual edição do campeonato está a disputa por clubes, na qual os atletas vão representar suas respectivas federações e os seus clubes. “Não houve alteração na quantidade de categorias, a diferença é que teremos o resultado geral por federação e por clubes/associações, a qual tem 415 inscritos”, disse Cardoso.

O evento deve movimentar a economia da cidade, especialmente os setores hoteleiros e de alimentação, com a presença de aproximadamente 7 mil turistas, entre atletas, dirigentes e convidados. O karatê estreará nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
 
DA CASA
Entre os cerca de 100 atletas de Uberlândia na disputa da final do Brasileiro está Rafael Alves dos Santos, que irá competir na categoria sub-21 kata, sênior e também por equipes. Ele é considerado por especialistas do esporte como um futuro potencial brasileiro para o próximo ciclo olímpico, em Paris 2024, além de outras principais competições mundiais.

Dentre as suas principais marcas na carreira está o vice-campeonato brasileiro do Kata Sênior, em 2018. Apesar de ainda não ter “medalhado” nesta temporada, Rafael garante que a meta é conquistar o título brasileiro atuando em casa. “Eu estou focado em dar a volta por cima e conseguir o lugar mais alto do pódio neste brasileiro, que é o maior campeonato de karatê do ano. Lutar em casa dá uma força extra. Pretendo fazer o melhor para que eu possa encerrar a temporada do Brasileiro com um grande resultado”, disse Rafael.

O uberlandense, que treina na academia Takey, do professor Rui Parente, pisa no tatame do Praia ainda hoje. Ele lutará também na sexta-feira (11) e no sábado (12).
 
MASSIFICAÇÃO
Com mais de 1 milhão de praticantes em todo o País, o karatê brasileiro, na avaliação de Luiz Carlos Cardoso, presidente da CBK, apresenta significativo crescimento técnico nos últimos anos, com resultados em Pan-Americanos, Mundiais e etapas da Premier League.

“O resultado do karatê do Brasil nos eventos internacionais é apenas consequência do trabalho da CBK em parceria com as federações fundamentado na massificação e nas oportunidades. É através de regulamentos pré-definidos que oportunizam todos a participarem de eventos, etapas classificatórias e finais do Brasileiro e de seletivas nacionais, fomentando o intercâmbio em todas as regiões e, consequentemente, o desenvolvimento técnico que resulta em melhores resultados internacionais”, disse.

 A base da Seleção Brasileira Sênior estará presente em Uberlândia. O grupo acaba de chegar da etapa da Premier League, em Moscou, na Rússia. Será uma oportunidade do público ver de perto atletas como Douglas Brose, bicampeão mundial; Valéria Kumizaki, vice-campeã mundial e bicampeã dos Jogos Pan-Americanos; Vinícius Figueira, vice-campeão mundial; e Jéssica Linhares, bronze no Open de Paris, França. “Todos os atletas da seleção principal confirmaram presença. Isso nos traz uma perspectiva de um dos campeonatos nacionais mais disputados da história”, destaca William. As lutas da categoria sênior serão transmitidas pelo canal Sportv, ao vivo, no sábado, às 15h.
 
MAIORES DELEGAÇÕES
São Paulo (570 caratecas)
Minas Gerais (254)
Santa Catarina (214)
Bahia (174)
 
SERVIÇO
Etapa Final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê
Quando: Até domingo (13)
Onde: Arena Praia e G2
Aberto ao público com entrada franca
O acesso dos visitantes será feito pelo Portão 14 (Av. Uirapuru - Cidade Jardim)





 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »