Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/09/2019 às 09h30min - Atualizada em 14/09/2019 às 09h30min

Rodada define equipes quem segue na disputa

Restam apenas três vagas entre os 12 times que se classificam para próxima fase

ÉDER SOARES
América depende apenas de uma vitória sobre o já eliminado Tabajara | Foto: Vilmar Silva
Com a eliminação do Girassol do Campeonato Amador, por comparecer a um dos jogos com número insuficiente de atletas, a Divisão Especial terá na manhã deste domingo (15), com jogos às 10h30, a última rodada da fase classificatória, quando serão definidas as três últimas vagas para a etapa seguinte. Já estão garantidos no G12 nove equipes: Dona Zulmira, Voluntários, Floresta, Santa Luzia, Minas Gerais, Fluminense, Tocantins, Aurora e Tibery.

Na próxima fase haverá três grupos de quatro equipes cada. Nessa última rodada, estão na briga por uma das três vagas as seguintes equipes: América, Rio Branco, Independente, Vitória, Vasco, Flamengo e Guarany. Em relação ao rebaixamento, Girassol, Araguaia e Atlanta entram em campo como futuros membros da Divisão de Acesso de 2020. A última vaga da degola ficará entre Vasco e Tabajara.

Equipe bastante irregular ao longo da competição, o América, décimo colocado com dez pontos, depende apenas de si para se garantir na próxima fase. Para isso, a equipe do técnico e presidente Adão Costa terá pela frente o já eliminado Tabajara, que ainda tenta escapar do rebaixamento. A partida será no campo do América, no Poliesportivo Santa Luzia.

Para o treinador americano, apesar de enfrentar uma das piores equipes da competição, a meta é entrar em campo como se fosse uma verdadeira final e vencer a partida. “Não podemos brincar, pois o futebol é muito traiçoeiro e prega peças na gente. Tivemos alguns exemplos, com a nossa própria equipe, e perdemos pontos que fizeram muita falta. Temos que entrar concentrados e cientes da responsabilidade que temos para não dar adeus à competição de forma precoce”, disse.

Segundo o atacante Henrique Cavalo, autor do gol do América na derrota por 2 a 1 para o Independente, na última rodada, é muito difícil enfrentar uma equipe que já não tem aspirações na competição e ainda precisa se livrar da queda para a segundona. “Às vezes, é melhor jogar contra um time que busca algo mais motivante no campeonato, do que um clube que tem essa tensão de não ser rebaixado. Acho que tudo está aberto, pois nós precisamos nos classificar e eles precisam sair do rebaixamento. Será um jogo tenso, difícil, mas que acreditamos ter forças suficientes para vencer”, afirmou.
 
LÍDER
O título simbólico da primeira fase ficará entre quatro equipes. Dona Zulmira e Voluntários, ambos com 20 pontos, são mais favoritos. Com 18 pontos, Floresta e Santa Luzia também têm chances. Além do título, quem terminar como líder seguirá com vantagens ao longo das próximas fases, até chegar à decisão. Dona Zulmira e Santa Luzia fazem um dos principais jogos da rodada, no Poliesportivo Dona Zulmira.
 
ÚLTIMA RODADA – 10h30 DOMINGO
Estádio Airton Borges
Vitória             x          Fluminense

Poliesportivo Dona Zulmira
Dona Zulmira  x          Santa Luzia

Poliesportivo Fluminense
Minas Gerais  x          Tocantins

Poliesportivo João Naves de Ávila
Rio Branco      x          Floresta

Poliesportivo Luizote de Freitas
Araguaia         x          Flamengo

Sabiazinho
Voluntários     x          Atlanta

Poliesportivo Santa Luzia
América          x          Tabajara

Poliesportivo São Jorge
Aurora            x          Tibery

Poliesportivo Segismundo Pereira
Vasco              x          Independente
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90