Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/09/2019 às 08h00min - Atualizada em 14/09/2019 às 08h00min

Uma história sobre exílio e liberdade

Espetáculo "Flores arrancadas à névoa" é exibido no Teatro da Escola Livre do Grupontapé em duas sessões

DA REDAÇÃO
Maria de Maria e Vilma Campos em “Flores arrancadas à névoa” | Foto: Thaneresse Lima/Divulgação

O espetáculo “Flores Arrancadas à Névoa” do grupo Flores de Teatro é a próxima atração de sábado (14) e domingo (15) do Circuito Independente de Teatro de Uberlândia (Citu), no palco da Escola Livre do Grupontapé.

A peça é baseada no texto homônimo de Arístides Vargas, um exilado que partiu de Mendonza na Argentina, em 1975, para fugir do golpe militar. Pela sua experiência, o dramaturgo tem como tema mais amplo o conceito de pátria, e a permanente e problematizadora reflexão sobre identidade e transterritorialidade.

Com essa bagagem, nesse espetáculo, Vargas apresenta, por meio da trajetória de duas mulheres, Raquel e Aída, o caminhar sem tréguas de quem é obrigado a se exilar, a partir e atravessar fronteiras e alfândegas, deixando pedaços de si no duro trajeto.

Um encontro ocasional em uma estação de trem une essas duas vidas, que têm agora apenas suas memórias e a perpétua ação de caminhar que as direciona para longe de sua terra, de sua cultura, de si mesmas, encontrando apenas a eterna sensação de não pertencimento e de não reconhecimento, do se sentir estranh(o/a) /estrangeir(o/a) onde quer que se passe a viver.

A trilha sonora é executada pela figura mascarada e típica da cultura-latino-americana, que integra a cena de forma pontual. A direção é de Arístides Vargas com encenação de Maria de Maria e Vilma Campos.

O GRUPO
O Grupo Flores de Teatro surgiu no interior da UFU com a realização da montagem “Flores arrancadas à névoa”. A trupe tem origem nos interesses e na aproximação dos trabalhos de pesquisa sobre teatro latino-americano e máscaras, realizadas pelas professoras Ana Carneiro e Vilma Leite.

SERVIÇO
O QUÊ: - Citu – espetáculo “Flores arrancadas à névoa”
QUEM: Flores de Teatro
QUANDO: sábado (14) e domingo (15), às 19h
LOCAL: Teatro da Escola Livre do Grupontapé
INGRESSOS: Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Têm acesso à meia-entrada estudantes, idosos, professores, artistas e quem apresentar o panfleto de divulgação.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 60 minutos
INFORMAÇÕES: 3213-1325.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90